Iniciação precoce ao esporte



O esporte vem ocupando um espaço cada vez maior na vida das pessoas especialmente das crianças e dos jovens, quantas dessas crianças gostariam de reproduzir os gols, e as jogadas fascinantes como as do Leonel Messi e Neymar considerados estrelas do futebol nos dias de hoje.

Essa identificação com seus ídolos faz com que crianças e jovens busquem cada vez mais cedo e precoce uma determinada modalidade esportiva, com a esperança de obter sucesso e status. Atualmente com a realização da Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas que serão realizadas em nosso país, a valorização da competitividade, a influência realizada pelos meios de comunicação, a pressão exercida pelos pais e treinadores, faz com que haja um numero crescente de crianças e jovens em busca da prática esportiva cada vez mais precoce.

Ao mesmo tempo em que verifica essa participação crescente infantil, a sociedade e a mídia exaltam a competição, a busca da vitória a qualquer preço, a conquista de títulos, impõem pressão com inúmeras informações técnicas-táticas em tempo não adequado a sua capacidade cognitiva e motora. Para Paes (1997), “Obrigar a criança a ser campeã é a mesma coisa que obrigar a criança a trabalhar em uma fabrica e exigir-lhe um alto rendimento”. A prática esportiva é uma atividade de aprendizagem e experimentação e não uma fabrica de produzir ou formar campeões.

O professor/treinador tem o importante papel na formação dos alicerces que sustentarão a criança em sociedade, o ensino de uma modalidade esportiva deve ir ao encontro das necessidades educacionais infantil, desde que o professor/treinador torne-se um educador consciente das oportunidades e limitações que permitirão o desenvolvimento apropriado dessas crianças e jovens.

¹ Texto elaborado para o componente curricular Dimensões Psicossociais do Esporte. 1º Semestre 2012.

² Acadêmico do Curso de Educação Física da Unijuí, Ijuí, RS.

Para Santana (2005) “A iniciação esportiva é o período no qual a criança começa a aprender de forma específica, a prática de um ou vários esportes”. Em situações normais o desenvolvimento físico humano é um processo harmonioso, envolvendo as áreas motoras, psíquicas e sociais, onde se deve educar a criança e o jovem de forma integral, proporcionando através de uma modalidade esportiva orientada e fundamentada em um contexto social, e junto à integração entre todos os participantes.

Essa prática esportiva deve ser caracterizada como uma atividade de aprendizagem e experimentação para as crianças, e não com treinamento desportivo para adultos, e que possa contribuir para sua formação intelectual, suas habilidades motoras, e seu desenvolvimento físico e social.

Entendo que a iniciação esportiva nesta faixa etária é importante para o desenvolvimento da criança, mas sou contra os métodos utilizados por alguns professores/treinadores e pais, que pressionam e cobram resultados dos alunos e filhos como se as mesmas fossem atletas de alto rendimento. Lembrando que estamos trabalhando com crianças onde o seu condicionamento físico esta em pleno desenvolvimento, e suas emoções de prazer, angústias e realizações se mistura com a experimentação e a prática de uma modalidade esportiva.

Devemos ensinar esportes para crianças e jovens para que, estes possam construir autonomia, adquirir segurança, integrar-se socialmente, a criança deve ter uma prática orientada, adequada e compatível com a idade, e que possa incorporar uma cultura de lazer com o esporte, e utiliza lá na vida, que estabeleça uma vivência e experiência consigo mesma e com os outros.

REFERÊNCIAS: 

PAES, Roberto Rodrigues; Aprendizagem e competição precoce: O caso do basquetebol. Campinas, SP: Editora da UNICAMPI, 1997. 

SANTANA, Wilton Carlos de; Uma proposta de subsídios pedagógicos para o futsal na infância. Artigo publicado na Revista Unopar Cientifíca, Londrina, PR; v.2, n. 1, p. 69-85. 1998. 

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Autor: Juliano Oliveira Da Silva


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