Discutindo soluções para o cenário educacional de São Mateus do Maranhão



 DISCUTINDO SOLUÇÕES PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO

 

ALTINA COSTA MAGALHÃES.

EM 30/06/1012

 

Observando-se a realidade da maioria das escolas de nossa cidade que já conta com meio século de existência e ainda  hoje continua tão provinciana quanto antes,  percebe-se  em todos os setores da sociedade e no modo e vida do povo de encarar os fatos,que os mesmos deixam tudo à mercê dos governantes, estes por sua vez nada fazem para que o  tão sonhado progresso aconteça e enquanto não acontece  a situação das escolas  não é satisfatória no tocante a utilização das mídias virtuais  e outros instrumentos tecnológicos tão essenciais para que se produza educação de qualidade. Os educadores só estão acostumados a lidar com as mídias impressas,  nesse caso o processo ensino aprendizagem torna-se frágil, difuso, longe do ideal para um país que se diz em desenvolvimento.

 Educandos e educadores, no entanto vivem essa  realidade científico-tecnológica que o mundo atravessa, além m uros da escola, pois dentro da escola onde seria o local ideal para inserção das mídias na vida dos alunos está longe de acontecer, pois as mesmas não  apresentam um ambiente escolar favorável para  que as mídias sejam inseridas. Faz-se urgente a inserção das mídias virtuais para que aliadas às impressas provoquem no aluno e no professor um despertar para essa nova ordem social.

Até bem pouco tempo os professores eram preparados para desenvolver atividades educativas em sala de aula somente com materiais impressos e a educação era satisfatória, hoje, no entanto por conta do processo da globalização o mundo tornou-se a sociedade da informação e da comunicação e a escola não pode, nem deve ficar alheia a essa revolução tecnológica.

 As tics estão aí para serem inseridas no âmbito escolar e cabe aos gestores educacionais municipais  proporcionarem aos educadores uma preparação eficiente de uso desses novos instrumentos que a cada dia estão entrando em nossas vidas com uma velocidade assustadora, pois  a cada dia são criados novos aparelhos, que vem para facilitar o acesso das pessoas às informações em tempo real.

A porta de entrada dessas ferramentas na sociedade deveria ser a escola, onde crianças e jovens estão se preparando no presente para que no futuro sintam-se parte integrante dessa sociedade, pois se a escola nada fizer, o aluno entrará e sairá da mesmo tão despreparado como quando entrou.

Quanto à questão das escolas de São Mateus do Maranhão estarem ou não preparadas para o uso das mídias  recorrendo a processos contemporâneos digitais, como as ferramentas de edição de imagem e texto, hipertexto, e outras inúmeras ferramentas disponibilizadas no computador com sinal de internet,  é lícito afirmar que a maioria das escolas públicas de nossa cidade  não estão preparadas para o uso efetivo dessas ferramentas, pois muitas  escolas ainda não possuem todos esses equipamentos que possibilitam um trabalho dessa natureza e além do mais sabe-se que  muitos professores ainda não sabem lidar com esses sofisticados equipamentos e faz-se então necessário que todos os professores conheçam as especificidades e a operação de cada um e isso só será possível através de estudos sobre o uso eficiente e adequado dos equipamentos bem como a correta utilização dos mesmos em sala de aula.

 Aos gestores, cabe a iniciativa para realização de projetos, para proporcionar aos educadores uma forma de trabalho no sentido que a integração das mídias seja inserida nas escolas pelas mãos dos educadores que preparados, estimulados sintam-se na responsabilidade de encaminhar os alunos para uma vida social transformada e transformadora. Entretanto as experiências dizem que ainda há uma grande responsabilidade por parte do executivo municipal e seu respectivo estafe que forma a secretaria de educação municipal e que estes em conjunto haveria de pensar  que a capacitação docente e a devida criação dos laboratórios de informática com quantidade de computadores e outros equipamento tecnológicos capazes de atender a demanda de cada escola.

 Pode se ainda afirmar que deveria  também ser uma preocupação da secretaria de educação municipal em estimular o professor a aceitar esse desafio de aprender a utilizar tais ferramentas como  se ele próprio se percebesse como seu instrumento principal de trabalho, porque aí sim ele tomaria a atitude de com ajuda do poder público buscar para si formas de aprender a aprender a manusear as tecnologias da comunicação e da informação e, sobretudo de ensinar o aluno a aprender a aprender integrando as mídias  impressas e virtuais na construção de seus conhecimentos.


Autor: Altina Costa Magalhães


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