Gravidez na adolescência e fatores de risco entre filhos de mulheres nas faixas etárias de 10 a 14 anos e 15 a 19 anos em Juiz de Fora, MG



Resenha

 

Leonardo de Souza Frossard

 

 

COSTA, T.J.N.M e HEILBORN, M.L. Gravidez na Adolescência e Fatores de Risco entre Filhos de Mulheres nas Faixas Etárias de 10 a 14 anos e 15 a 19 anos em Juiz de Fora, MG. Revista Brasileira de Enfermagem.

 

 

O Artigo Gravidez na Adolescência e Fatores de Risco entre Filhos de Mulheres nas Faixas Etárias de 10 e 14 e 15 a 19 anos em Juiz de Fora, sistematiza a diferenciação relevante existente entre este dois segmentos de idade na adolescência para uma analise mais ampla do fenômeno ‘gravidez na adolescência’. Partindo do banco de dados dos Sistemas de Informação sobre os Nascidos Vivos (SINASC) e Mortalidade Infantil (SIM), os autores constroem três indicadores epidemiológicos: coeficiente de mortalidade Perinatal, índice de baixo peso ao nascer e índice de prematuridade em filhos de mulheres residentes em Juiz de Fora (MG) entre os anos de 1996 e 2003. Em ambos os coeficientes, segundo o artigo, os achados do estudo revelam a necessidade de um demarcador ‘na gravidez na adolescência’, considerando o maior risco desses indicadores identificado nas crianças de mães na faixa de 10 a 14 anos, quando comparando com o de mulheres entre 15 e 19 anos.

Evidencia-se que o coeficiente de mortalidade perinatal no intervalo de 8 anos em Juiz de Fora na faixa etária de 10 a 14 anos foi de 51,9 por mil adolescentes, 15 a 19 anos de 23,9 por mil e 20 anos e mais de 20,9 por mil. No mesmo período a incidência de Baixo Peso ao Nascer foi de 17,8% dos nascidos vivos na faixa dos 10 a 14 anos, 12, 9% na faixa de 15 a 19 anos e 10,7% de 20 anos e mais. Quanto à prematuridade de bebês cujas mães contavam com 10 a 14 anos foi de 14,6% de prematuros, enquanto que os de 15 a 19 anos a proporção foi de 8,4% e as de 20 e mais 7,1% nasceram prematuros.

O presente estudo ressalta por fim nas faixas etárias de 10 e 14 anos uma menos adesão as consultas pré-natal, o que assinala que alem das condições físicas destas gestantes esbarra-se também com as condições sociais evidenciadas pela baixa procura aos serviços médicos e que por sua vez este grupo etário não é focado pelas políticas publicas condizentes com os direitos sexuais e reprodutivos o que agravaria essa faixa etária de adolescentes.

 

 

 

 


Autor:


Artigos Relacionados


Slaids: Gravidez Na Adolescência

Fatores Que Influenciam A Ocorrência De Partos De Alto Risco Em Adolescentes Atendidas Em Um Hospital Público De Feira De Santana-ba

Apresentação Seminário Tema: Gravidez Na Adolescência

Gravidez Na AdolescÊncia: Impacto Social

Gestação Na Adolescência

Gravidez Na Adolescência

A InterferÊncia Dos Conflitos Naturais Da AdolescÊncia No Processo De Aprendizagem