Empilhadeira: Como surgiu até os dias de hoje



Um mercado praticamente voltado para a indústria com diversos tipos e modelos de empilhadeiras para diversas situações, esses equipamentos são utilizado para transportar cargas dentro de uma empresa ou portos. Normalmente essas mercadorias são transportadas sobre pallets. As empilhadeiras mais comuns são de gás liquefeito (GLP) utilizadas em galpões fechados e grandes centros de distribuição de produtos e mercadorias, a capacidade de carga desse modelo e de 1.000kg a 16.000kg, podendo erguer de 2 metros de altura a até mais de 14 metros.

A empilhadeira moderna, essa que conhecemos hoje foi desenvolvida em 1920 por várias companhias, incluindo empresas fabricantes como Clark e Yale & Towne Manufacturing, desde então se tornou um equipamento quase obrigatório em muitas empresas para transporte e armazenagem de produtos e equipamento de peso.

As primeiras empilhadeiras que nem esse nome tinha, foi desenvolvida para embarcar a bagagem dos passageiros no trem, isso no ano de 1906 na estrada de ferro de Pensilvânia, funcionando com baterias de caminhões. Essa tecnologia foi desenvolvida por causa da escassez de mão de obra na época causada pela guerra. A expansão e desenvolvimento desses equipamentos continuaram ao decorrer da década de 20 e 30, antes da guerra utilizavam desses meios para se beneficiarem para fazer transporte de armas, e equipamentos de guerra pesados, e após tempos de guerra os mesmo foram se tornando mais eficientes para o armazenamento e estocagem de produtos em armazéns.

Armazéns necessitam de empilhadeiras com maiores facilidades para manobrar e se locomover em corredores estreitos e apertados, e que possam alcançar maiores alturas. Começou assim a surgir novos modelos de empilhadeiras para preencher essa necessidade das indústrias, leia mais sobre empilhadeiras e modelos. A Toyota em 1956 lançou sua primeira empilhadeira mais próxima com a que temos hoje no Japão, a mesma foi comercializada nos EUA apenas em 1967.

Sem duvidas são excelentes equipamento e quase essências para diversas indústrias, automatizar e ganhar tempo na carga e descarga de caminhões e outros pode significar no fim do mês um ganho expressivo para a empresa ao fazer uso desse tipo de veículo, para empresas que estão iniciando existem outras opções como a locação de empilhadeiras, onde ela se vê isenta da manutenção e estoque de peças para a mesma.

Algumas instituições já oferecem cursos para operador de empilhadeiras como e o caso do SENAI, sem dúvidas uma profissão  que pode ser muito valorizada dependendo da empresa que for empregar, nesse tipo de curso se aprende desde conceitos básico para utilizar o veículo como nomes técnicos de peças, pneus adequados e etc.


Autor:


Artigos Relacionados


O Correto Uso Dos Equipamentos De Movimentação Industrial.

Pallets E Seus Diversos Modelos

A Produção Em Série E A Esteira Industrial

Nr 11 Aplicada Em Ponte Rolante, Talha E Pórtico

Introdução Ao Torno Vertical

Pallets - Diferenças Entre Vários Modelos

Nr 11 Aplicada Em Ponte Rolante, Talha E PÓrtico