Como envolver uma escola pública em um projeto?



COMO ENVOLVER UMA ESCOLA PÚBLICAEM UM PROJETO?

 

Somos uma escola pública situada no interior de Mato Grosso do Sul que tem como aspecto importante a união e a valorização da escola como um todo. Somos gratos a Deus por nos dar a oportunidade de mostrar nosso trabalho e sempre que somos convidados de edições de projetos para concorrer a prêmios buscamos participar.  Reunimos a comunidade e lançamos o desafio para participar desses projetos. O presente relato diz respeito a participação de nossa escola no prêmio gestão escolar, o qual empolgou a comunidade com discussões ficou claro que esse também seria o momento de avaliar e ver com o foi o nosso trabalho em 2011.

Acreditamos na Gestão Escolar Democrática, pois o diretor, além de ser eleito, constantemente busca se aperfeiçoar no que diz respeito ao quesito gestão, recentemente concluiu sua especialização na Escola de Gestores do Ministério da Educação – MEC, também a coordenadora Ivanete concluiu essa especialização e esses estudos trazem um novo foco na forma de gestão democrática.

            Julgamos que somente com o envolvimento de toda a comunidade escolar, que adota medidas corajosas e acredita que na participação de todos na vida, fazendo com que todos tenham vez e voz; por isso resolvemos participar do Prêmio Gestão Escolar, mas com a participação de toda a comunidade escolar, sempre fazendo um trabalho voltado para a reflexão e na busca de solução dos problemas.

            Foram traçadas as formas de como seriam feitas as reuniões e já iniciamos a distribuição de tarefas com todos os seguimentos, elegemos a coordenação geral dos trabalhos ficou a carga da coordenadora Ivanete Aparecida Marquez de Mendonça, também a presidente do Conselho Escolar Marilisa Aparecida Garutti e a presidente da APM Maria José Ferreira dos Santos participaram especialmente da discussão das cinco dimensões, também foi importante a participação dos alunos que fazem parte do Conselho Escolar Bruno Gustavo Baleeiro de Souza Durante e Rafael Santos da Silva e também participou Irene França Belém Olinda que representou os pais do Conselho Escolar. Na segunda reunião foram respondidos os indicadores de cada uma das cinco discussões, sempre tendo o objetivo de ouvir o coletivo, ou seja, professores, alunos, pais e funcionários deixaram de lado as aparências e elencando os níveis de atendimentos, sempre procuram discutir os problemas relacionados à escola. Foram calorosos os debates, mas a reflexão existiu, pois se chegou ao entendimento de como era o nosso “antes” (de certa forma impotente) e os espinhos encontrados no decorrer de um processo de mudança e transformação do cotidiano escolar que vêem de alguns anos e que em dois mil e onze começamos a colher frutos. Essas discussões levam ao crescimento e a perceber que a qualidade do ensino só ocorre quando todos participam. Percebemos que por meio de reuniões e discussões, nos aproximamos mais da comunidade escolar que aceita os desafios e apóia as iniciativas de participação como o PGE,sendo esse um forma de enfrentamento dos problemas existentes, tendo a consciência que isso faz com que a gestão na escola se torne mais democrática, descentralizada, autônoma, eficiente, competente e principalmente cidadã.

            Nas reuniões foi possível ouvir depoimentos de alunos, pais, professores e funcionários administrativos, como um aluno afirmando que tem orgulho em estudar em nossa escola, outro afirmando que aqui aprendeu a conviver com amor e igualdade; outro dizendo sentir grande orgulho da escola porque nela estuda desde os seis anos de idade e outro dizendo que se sente muito bem nesta escola, eu a amo, são colocações que nos fazem ter satisfação, orgulho e uma emoção inigualável, pois para muitos a escola é algo grandioso em suas vidas e isso demonstra que vale muito acreditar na educação e em uma escola democrática. Temos absoluta certeza que essa é a forma de se avançar com a gestão democrática em uma escola pública que apesar das dificuldades consegue avançar em seus objetivos, metas, procedimentos e resultados que fazem com que exista a qualidade no ensino.

            Também o segmento dos professores fez questão de colocar que para a escola ter maior destaque é preciso ter mais dedicação profissional dos envolvidos, obter mais disciplina dos alunos, ter menos trocas de professores, ter mais capacitação e mais reuniões pedagógicas, se delegar mais funções e ter metas mais definida. Frases dos professores ditas nas reuniões: “Fui tão bem acolhida aqui que parece que trabalho há anos nessa escola”; “Aqui é minha segunda casa”; “Aqui formamos uma família de verdade”; “Somos um grande grupo que sempre quer melhorar” e “Aqui é minha segunda família, não há heróis e nem gigantes, mas amigos que choram muitos juntos e onde há muita gente feliz e de bem com a vida”.

Como exposto acima foram vários professores que participaram das reuniões e auxiliaram na elaboração do presente dossiê. Ocorrendo o envolvimento do todo e a escola como um todo torce para que sejamos bem sucedidos nessa tarefa; ressaltando que o diretor foi peça importante, pois estimulou os envolvidos;  a coordenadora pedagógica Ivanete, que coordenou os trabalhos também foi peça essencial na execução dos trabalhos; a presidente do Conselho Escolar e os membros representantes de seus seguimentos no Conselho, como pais, professores, alunos e administrativos também se empenharam muito na execução das tarefas e nas reuniões.

Portanto, nesse pequeno memorial descritivo, devemos destacar que mesmo nem sempre é fácil chegar ao consenso do grupo, mas conseguimos contemplar a discussão de todas as dimensões, pois com a divisão em grupos o trabalho rendeu e foi importante para se colocar os problemas, mas no final de nosso trabalho, traçamos um plano de melhoria que com a ajuda de todos os envolvidos buscamos a solução dos problemas.

 

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Autor: Ciro Toaldo


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