Óleo de coco emagrece? Verdade ou mito?



Estudos realizados pela Universidade de Columbia nos Estados Unidos realizaram um estudo com óleo de coco. O estudo consistia na adição do óleo de coco virgem a bolinhos consumidos por voluntários. Os voluntários foram divididos em dois grupos, um grupo que consumia bolinhos com óleo e outro grupo que consumia bolinhos sem óleo. Os pesquisadores obtiveram o seguinte resultado: o grupo que ingeriu os bolinhos com óleo emagreceu além do esperado. Na região do abdômen, a perda de centímetros foi sete vezes maior, quando comparada ao grupo que não incluiu o óleo de coco na rotina alimentar[i].

 Bem, em primeiro lugar vamos saber quais nutrientes encontramos no coco, são eles: cálcio, ferro, sódio, proteína e baixa quantidade de gordura. 

A gordura encontrada no coco é de cadeia média, portanto é rapidamente absorvida e metabolizada. Não se oxida e por isso não produz risco para doenças cardiovasculares, pelo contrário, ela tem efeito protetor.

A teoria é que, por ser tão rapidamente absorvida e metabolizada ela estimule o organismo a utilizar como fonte de energia a gordura acumulada como fonte de energia nas atividades físicas e com isso ajude no processo de emagrecimento.

No coco e no seu óleo, são encontrados o ácido láurico, ácido graxo de cadeia média, que, no corpo humano se transforma em monolaurina  que  também é encontrado no leite materno. Possui ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários microorganismos maléficos ao ser humando, como Cândida albicans, Citomegalovirus, Clamídia, Estreptococos, Giárdia, Helicobacter pylori, Herpes, entre outras[ii].

No coco, além do ácido láurico,  contém ácido cáprico, que se converte no organismo em monocaprina, um composto também com propriedades antimicrobianas e antiviral[iii].

A vantagem da farinha de coco é que ela é rica em fibras e auxilia na função intestinal, pode vir a substituir a farinha de trigo para pessoas intolerantes a glúten e a lactose. Por conter fibras solúveis e insolúveis pode ser útil em vários aspectos[iv]:

  •  Auxilia no Diabetes, pois diminui o índice glicêmico devido a quantidade de fibras dietéticas presente no produto;
  •  Reduz de o colesterol total, principalmente o “mau” colesterol, o LDL;
  • Reduz triglicerídeo;
  • Auxilia na perda de peso devido à quantidade de fibras, pois promovem maior sensação de saciedade;

Segundo a nutricionista Adriana Castro, para quem deseja emagrecer a ingestão deve ser de até quatro colheres de sopa por dia. “Essa quantidade diminui o apetite e favorece a perda de peso, já que eleva o gasto energético do organismo. Para quem segue faz dieta de restrição de gorduras deve começar com uma dose de meia colher de sopa ao dia e aumentar o consumo gradualmente”, pondera. Ela reforça que o óleo de coco não é um medicamento e, sim, um alimento complementar. Sendo assim, é preciso consumi-lo todos os dias para perceber os benefícios[v].

Importante ressaltar que a farinha de coco TCM não é armazenada em forma de gordura e por isso, ajuda na queima de gordura corporal, principalmente no exercício e é rica em minerais, como ferro e cálcio que não são perdidos no processo de maceração do coco. No entanto, o cálcio atrapalha a absorção do ferro, então não podemos dizer que esse tipo de alimento é benéfico para pessoas com anemia ou pessoas com descalcificação óssea[vi].

Um alerta indispensável precisa ser dado aos os consumidores, é que os benefícios estão no óleo de coco virgem. O óleo de coco é dividido em duas categorias: refinado e virgem. A versão refinada é obtida a partir do coco seco (sem umidade), chamado de copra, e não mantém suas propriedades benéficas.

Alguns profissionais preferem indicar o óleo de coco líquido meia hora antes do almoço e jantar (principais refeições) por considerarem que a colher de sopa comporta uma quantidade superior de óleo que as cápsulas (recomenda-se 1 colher de sopa antes das principais refeições) se o objetivo for unicamente obter mais saciedade e comer menos. Obviamente haverá perda de peso.

Se o objetivo for, além de perder peso, também perder medidas, obrigando o organismo a mobilizar a gordura acumulada é preciso fazer exercícios. Nesse caso, a nutricionista Fernanda Granja, recomenda uma colher de sopa de óleo de coco meia hora antes e meia hora depois da atividade física. Mas não diz se deve manter o uso antes das refeições o que leva a crer que nesse caso só se usa para a atividade física, já que a recomendação é de 2 colheres de sopa por dia[vii].

Apesar da simpatia dos profissionais ser pelo óleo de coco líquido há pessoas que afirmam bons resultados com as cápsulas. As empresas que fabricam as cápsulas defendem sua eficácia, que são mais apropriadas para pessoas que tem dias corridos e que desejam praticidade. Em geral são vendidos em frascos de 60 cápsulas de 1g cada. A recomendação é de duas cápsulas meia hora antes de cada refeição, totalizando no máximo 6 cápsulas por dia.


[i] DEMORO, Renata. Óleo de coco emagrece – os especialistas respondem –Alimentação -  Saúde – GNT. 27/08/2011. Acesso em 26 de Jul. 2012. .

[ii] GRANJA, Fernanda.  Acelere seu metabolismo com coco. Dra. Fernanda Granja Nutricionista Funcional. 28 Fev. 2011. Acesso em 26 de Jul. 2012. .

[iii] Idem ant.

[iv] Idem ant.

[v]DEMORO, Renata. Óleo de coco emagrece – os especialistas respondem –Alimentação -  Saúde – GNT. 27/08/2011. Acesso em 26 de Jul. 2012. .  

[vi] GRANJA, Fernanda.  Acelere seu metabolismo com coco. Dra. Fernanda Granja Nutricionista Funcional. 28 Fev. 2011. Acesso em 26 de Jul. 2012. .

[vii] Idem ant.

Download do artigo
Autor: Valéria Araújo Cavalcante


Artigos Relacionados


Dieta Do óleo De Coco

Bolo Integral Com Aveia E Farinha De Côco

Medicamentos Para Perder Peso

Dieta Com óleo De Coco – Alerta Importante

Método De Produção De Sabão à Base De Cinzas E Óleo De Coco

Uma Sobremesa Saudável E Gostosa

Samba De Coco IrmÃs Lopes