Tabuada



A aritmética é a ramificação da matemática que lida com números e com as operações estabelecidas entre eles. É o ramo mais antigo e mais elementar da matemática, usado por todos e a todo momento, seja em cálculos científicos ou contas do dia a dia.

As operações aritméticas tradicionais são a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão. A aritmética serve de base para toda as outras operações mais avançadas, tais como porcentagem, raiz quadrada, exponenciais e logaritmos. A aritmética abrange o estudo de algoritimos manuais para a realização de operações com os números naturais, inteiros, racionais e reais. Tais operações, no entanto, podem ser realizadas com o uso de calculadoras, computadores e tabuadas.

Uma tabuada é uma tabela matemática usada para definir uma operação de um sistema algébrico. Livros mais antigos referem-se à tabuada como tabuada de Pitágoras.

A tabuada de multiplicação era tradicionalmente ensinada como parte essencial da aritmética, na medida em que estabelece as bases para as operações mais complexas. Aprendida na escola, no ensino fundamental, a tabuada é usada para se memorizar o produto de um número entre 1 e 10 por sucessivos números entre 1 e 10.

Saber a tabuada de cor, nas escolas de décadas passadas, era ponto de honra para alunos e professores. Poucas pessoas colocavam em dúvida a necessidade de ter que decorar. Atualmente vem sendo questionado toda forma de mecanização e memorização. No conjunto de críticas ao ensino tradicional, uma foi voltada ao uso da tabuada. Muitas escolas já aboliram a memorização e o professor que obrigar seu aluno a decorar a tabuada será visto como “antiquado”. O desejo de aprendizagem com compeensão passa a ser colocado em prática tanto no campo das ciências humanas quanto no campo das ciências exatas.

Quanto ao uso da tabuada, foi proposto novos jeitos da mesma ser ensinada. Os argumentos de quem era contra a memorização, era basicamente: “não se deve obrigar o aluno a decorar a tabuada; deve-se, isto sim, criar condições para que ele a compreenda”. Dentre as novas formas, a tabuada cantada é um artifício válido. De forma lúdica, o aluno compreende de que maneira ele pode usar uma ferramenta da matemática a seu favor.


Autor:


Artigos Relacionados


Fazer Contas: Utilizar Ou Não A Calculadora

A ImportÂncia Dos Nove Fora Nos CritÉrios De Divisibilidade Por 3, 6 E 9.

Dicas Calculadora Google #02 Expressões Aritméticas

O Espírito Da Matéria

Como Trabalhar Jogos Envolvendo As Quatro OperaÇÕes

Transtorno Da AritmÉtica Ou MatemÁtica/ Acalculia

ReflexÕes Discursivas Acerca Discalculia