Drenagem linfática e edema



Com a grande procura atual para os procediementos de drenagem linfática, é importante à todos os interessados um conhecimento básico do sistema linfático base deste procedimento.

Podemos dizer que o sistema linfático é uma via alternativa na qual os líquidos fluem dos espaços intersticiais para a circulação sanguínea. A relação entre os sistemas sanguíneos e linfático está bem descrita, já que a artéria fornece sangue para uma região do corpo, distribuindo-o através da rede de capilares, que promovem a difusão de oxigênio, nutrientes, hormônios, princípios ativos, elementos nucleados de defesa (glóbulos brancos), anticorpos.

A passagem de fluidos dos capilares arteriais para os tecidos é maior que a reentrada dos mesmos aos capilares venosos. Há um equilíbrio que deve ser sempre mantido no sistema linfático relacionado aos fluidos nos tecidos. Quando este equilíbrio não está presente, ocorre o edema, que nada mais é do que uma quantidade excessiva de líquidos no espaço extra vascular de uma ou mais regiões.

 

 

Centro de Estetica Rio de Janeiro, RJ
Rua Raimundo Correa, 60 Sobreloja 201
Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
(21)3936-1505


Autor: Anne Oliveira


Artigos Relacionados


Objetivos Da Drenagem Linfática

Como Ter Excelentes Resultados Com A Drenagem Linfática

Drenagem Linfatica: Indicações E Contra Indicações

Manobras De Drenagem Linfatica

A Importância Do Pré E Pós-operatório Na Cirurgia Plástica

A Importância De Cuidar Bem Do Corpo

O Homem Do Século Xxi