O laboratório e o ensino de química: Importância como recurso pedagógico
COSMA NAYARA ROSENDO DE MIRANDA
DAMIANA NAYANNE ROSENDO DE MIRANDA
FRANCISCO DAS CHAGAS PAIVA DA COSTA
RESUMO: A Química é uma área da ciência vista como uma disciplina que apresenta bastante dificuldade de aprendizagem do ponto de vista dos discentes. É, portanto, uma disciplina que não desperta o interesse das pessoas pela falta de compreensão devido à complexidade dos assuntos nela abordados. Desse modo, torna-se necessário uma alternativa que venha a contribuir com a situação atual no contexto educacional. Em função disso, esse trabalho tem por objetivo destacar a influência do uso do laboratório como recurso pedagógico no ensino da Química. Tomou-se por base a opinião dos discentes, essa problemática, para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário misto de cunho qualitativo que abordou vários aspectos relativos a concepção dos sujeitos pesquisados sobre a relação do estudo da Química e a prática laboratorial. A pesquisa foi aplicada tanto a alunos do ensino médio quanto alunos do nível superior. Em linhas gerais, os alunos têm a percepção da contribuição do uso do laboratório na melhoria de seus conhecimentos e ressaltaram, ainda, a carência de aulas práticas, o que prejudica a compreensão destes. Evidenciou-se,portanto, a importância do trabalho laboratorial no ensino da Química de modo na melhor compreensão e entendimentos dos conhecimentos dos alunos na disciplina de Química.
Palavras-Chaves: Laboratório de Química. Ensino. Química.