O uso de simuladores de hidrostática como resgate cognitivo na série inicial do ensino médio



Rafael Menezes da Silva*

RU: 366449 

RESUMO

As dificuldades cognitivas entre o aprender e apreender, se tornam atenues quando não se tem uma ponte que faça a transição entre essas duas competências. De modo, que muitos discentes tendem a encarar a Física Clássica como assunto abstrato e sem utilidade, logo o desinteresse move-os a não se dedicar ao estudo da Física como ela merece. Percebe-se o fato de que ajudá-los a buscar meios de aplicar o que aprendem não depende somente de um mediador, mas também de algum instrumento facilitador entre o professor e aluno.

Este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios do uso de simuladores de Hidroestática, analisando seu impacto sobre a compreensão e aplicação. Além disto, também tem como intuito mostrar como o uso de simuladores pode fazer um resgate das habilidades cognitivas na disciplina de Física.  Verificando que através das atividades lúdicas com simuladores, os alunos serão avaliados na sua habilidade de extrair o abstrato para o conhecimento científico-prático, bem como sua capacidade de criação no que tange ao desenvolvimento de fórmulas e suas aplicações.

Palavras chaves: Simuladores de Física, Hidroestática, capacidade de abstração de conceitos, aplicação.

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Autor: Rafael Menezes Da Silva


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