Dieta com óleo de coco – alerta importante



É incrível e até assustador como o poder da mídia consegue influenciar as pessoas. Notícias e outras novidades são lançadas na rede, passam a ser aceitas como verdades absolutas e as pessoas nem procuram saber se tem base científica.  Basta alguém na TV dizer, por exemplo, que a pimenta malagueta tem poderes nunca antes descobertos que no dia seguinte ou não é mais encontrada para venda ou são cobrados preços abusivos por ela.

 

Nos últimos meses, a bola da vez tem sido o óleo de coco, que tem sido indicado na Internet e outros meios de comunicação como a mais recente descoberta científica para ser coadjuvante de dietas e grande aliado no combate ao colesterol, garantindo que a gordura abdominal desaparece.  Lamento informar que a “descoberta”, apesar de ser muito atrativa para quem quer perder peso, não passa de um grande, enorme boato, para não dizer dos mais perigosos!

O óleo de coco, de acordo com a endocrinologista e presidente do departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Rosana Radominski, além de trazer diversos riscos à saúde, NÃO emagrece.

Leia o que diz a Dra. Rosana: “Não existe comprovação científica de que o óleo de coco emagreça ou promova esses benefícios prometidos. Muito pelo contrário, ele nada mais é do que gordura saturada, que aumenta muito os níveis de colesterol ruim no organismo, provoca aumento do nível de triglicerídeos, sobrepeso e pode trazer problemas cardiovasculares e sobrecarga hepática a quem ingerir em altas quantidades”.

Basta fazer uma rápida busca no Google par encontrar inúmeras páginas da Internet que indicam a dose diária de 4 (quatro) colheres desse óleo diariamente com o objetivo de obter resultados no emagrecimento e diminuição da gordura abdominal.  Esse fato tem preocupado os médicos, pois essas orientações infundadas “induzem as pessoas a se automedicar perigosamente. Ao tomar a quantidade indicada, estará ingerindo um índice absurdo de calorias, que somente podem ser queimadas praticando mais de 6 horas de exercícios”. O óleo de coco em excesso pode prejudicar, por exemplo, pessoas que sofrem com problemas no fígado. Quem tem cirrose, doença que prejudica o funcionamento do fígado, e tiver uma sobrecarga de ácido graxo presente nesse óleo pode agravar ainda mais a situação. 

A indicação médica do óleo de coco prevê apenas casos muito específicos e isso não inclui a obesidade. Como sua composição inclui uma gordura de absorção rápida, é recomendado em alguns casos de doenças,  como determinadas dislipidemias ou doenças intestinais de má absorção.  No dia a dia, o óleo de coco poderia apenas substituir outros óleos usados na preparação de alimentos e mesmo dessa forma ainda não é indicado, pois é rico em mau colesterol.   “O azeite é mais saboroso e os óleos vegetais, como o de milho, fazem menos mal à saúde”, orienta Rosana.

 

Sobre os fartos depoimentos de anônimos ou pessoas famosas, a endocrinologista é taxativa e profissional: “Quem acha que viu resultados e emagreceu por conta do óleo de coco se engana. Essa pessoa deve ter mudado sua alimentação e feito atividades físicas, como manda uma boa dieta, e agora acredita que o milagre foi do óleo de coco, mas não é verdade”.

 

Conclusão:

 

Meu amado leitor, não se pode acreditar em tudo o que se lê ou ouve.  Não sei se você consome ou já consumiu o óleo de coco, mas seja qual for seu caso, hoje tem conhecimento da verdade – o óleo de coco é pura ilusão, faz mais mal do que bem à nossa saúde e NUNCA vai ajudar ninguém a emagrecer.

 

Como todos já sabemos, a processo de eliminar peso extra passa pela interação dos fatores dieta equilibrada, exercícios e suplementos alimentares que comprovadamente podem auxiliar na aceleração do metabolismo e mais facilmente permitir o alcance dos objetivos.  Não esqueça, antes de acreditar em qualquer “sugestão” procure sempre orientação de profissionais comprometidos com a verdade.

 

 

Referências:

 

  • Endocrino.Org,  30 de março de 2012- Site R7- Dra. Rosana Radominski fala sobre óleo de coco é "pura ilusão" perder peso e pode aumenta o colesterol 
  • Portal R7 Notícias

 

 

Henrique Carlos Carolino

http://consultordefitness.blogspot.com.br/

 


Autor: Henrique Carlos Carolino


Artigos Relacionados


Pra Que Serve O óleo De Coco?

Medicamentos Para Perder Peso

Óleo De Coco Emagrece? Verdade Ou Mito?

Bolo Integral Com Aveia E Farinha De Côco

Óleo De Argan Para Cabelos

Óleos Para Emagrecer

Dicas Para Emagrecer