Franquia de escola de idiomas – quer abrir uma? conheça os termos de franchising



O Franchising é um sistema de negócios que permitiu que inúmeros empreendedores desenvolvessem várias das marcas mais famosas que temos hoje. É, assim, uma maneira de repetir o sucesso de um negócio já experimentado. As franquias de escola de idiomas foram, no Brasil, as primeiras a introduzir esse modelo, nos anos 60. Graças a elas, uma imensa gama de negócios surgiu e cresceu em diversas áreas. Desde então, o franchising evoluiu demasiadamente, principalmente com a criação da Associação Brasileira de Franchising, na década de 80 e da Lei da Franquia, na década seguinte.

No entanto, o franchising passou por algumas etapas até chegar ao formato de hoje. Na primeira geração de franquias, o franqueador não dava exclusividade ao franqueado, ou seja, os mesmos produtos podiam ser encontrados em outras empresas não franqueadas. Essa exclusividade só foi implementada na segunda geração. A partir da terceira geração, além dos produtos e uso da marca, o franqueado também recebe knowhow, assessoria e acompanhamento. Hoje, vivemos a quarta geração, ou Learning Network, traduzido como Rede de Aprendizado Contínuo, na qual os franqueados participam ativamente das decisões estratégicas.

Conheça alguns termos que deverá compreender para conduzir uma franquia de escola de idiomas:

Existem vários termos que são utilizados especificamente no sistema de franchising e, caso haja o interesse de adquirir uma franquia de escola de idiomas, é necessário estar familiarizado com eles. Alguns dos primordiais estão neste artigo. Os mais básicos são: Franchise, a palavra original para franquia, em inglês. Consiste em um acordo legal que permite que uma empresa com marca registrada dê direito a um empresário independente para operar o modelo de negócio em troca de algumas taxas; Franchisor, ou franqueador; e Franchisee, ou Franqueado.

Dentre as taxas, as mais importantes são: a Taxa de Franquia, que é paga pelo franqueado em troca do conceito do negócio, pelo uso da marca, suporte e demais serviços oferecidos pelo franqueador; a Taxa de royalty, que é contínua, ou seja, paga periodicamente ao franqueador, podendo ser uma porcentagem do faturamento bruto ou fixada anualmente; e o Fundo de Propaganda, cobrado pelo franqueador para desenvolvimento de campanhas.

Por fim, também é fundamental conhecer a Circular de Oferta de Franquia (COF), que obrigatoriamente deve ser entregue pelo franqueador ao possível franqueado descrevendo todas as características do negócio para avaliação do mesmo. Você provavelmente precisará pesquisar mais ou contar com a ajuda de um especialista, mas, conhecendo esses conceitos, já terá uma primeira noção para entender o sistema de franchising, seu funcionamento e vantagens. Se você se interessa por uma franquia de escola de idiomas, aproveite o momento, que é bastante propício para elas.

 


Autor: Park Idiomas Franchising


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