O vaticano nas mãos da família bórgia.



 O Vaticano nas mãos da família Bórgia.

Quem foi à família Bórgia, da qual resultou o pior dos Papas, Alexandre VI.  A família vivia em Valência entre as montanhas, destacou no combate contra os mouros na Espanha, isso se refere uma genealogia mais distante.  

 Eles eram aventureiros e oportunistas, desejam atingir grande espaço político, tanto na Igreja como na política das Cidades Estados.  Foi exatamente o que conseguiu, elegendo dois papas, sendo o último o pior de todos os papas na história da Igreja.

Alexandre  VI, Verdadeiro demônio, sua santidade assustava o próprio inferno, como o espírito de Deus  poderia deixar um homem de sua qualificação chegar ao mais alto comando de uma casa que de certo modo seria a residência divina.  

Mas quem fez com que a família ascendesse ao mais alto poder eclesiástico, foi Afonso Borgia, seu sucesso aconteceu devido o seu papel  desenvolvido a solução do grande cisma da Igreja no ocidente.

 No qual papa rivais,  quando  o papa Clemêncio VIII, cedeu  e reconheceu  Martinho V, como o verdadeiro papa de Roma,  Avignon, na França, o outro papado.

A Igreja católica tinha dois papados, uma parte do clero seguia o comando de Avignon, a outra ao Vaticano. Afonso Bórgia teve papel preponderante na unificação, transformando o Vaticano na única sede do comando da Igreja.

O papa Martinho em agradecimento nomeou Afonso Borgia Bispo de Valência logo em seguida no ano 1444 como cardeal, com idade avançada.

 Em 1445, o papa Nicolau V morre. Era o momento de escolher seu sucessor então o cardeal frágil com 77 anos de idade, não seria jamais escolhido para ser o novo pontífice.

Mas quando os cardeais se reuniram para escolher o novo papa, Borgia não era se quer considerado, estava muito doente, vivia de cama e esperava pela morte.

 Mas existia um conflito entre duas famílias poderosas,  Colonna e Orsini, respectivamente.   Na eleição aconteceu um empate, o conflito não poderia ser solucionado de  imediato, então os cardeais resolveram  eleger um velho próximo a morte, a escolha coube a Afonso Borgia.

Ele era muito idoso e certamente morreria logo e poderia ter uma nova eleição, era exatamente esse o propósito dos cardeais.

Entretanto, isso fora uma grande ilusão, ficou apenas três anos como papa, e fez uma grande estrago as estruturas da Igreja,  Calisto III, nome dado ao senhor Borgia como papa.

Ele estabeleceu um forte laço da Igreja católica com a sua  família, preparou o campo para ascensão  do seu sobrinho, o pior de todos os papas na história do Vaticano, Rodrigo Borgia, que comprou seu trono de papa, estabelecendo como o infame  papa  Alexandre VI.

Rodrigo Borgia, feito cardeal ainda jovem, sem completar  trinta anos, foi transformado pelo papa em vice chancelar da Igreja em 1457, cargo muito importante abaixo apenas do papa, isso possibilitou a família acumular uma grande fortuna.

Outro parente seu, irmão de Rodrigo, Pedro Luis Borgia, nomeado comandante das forças armadas do papa. Ele foi também governador das doze principais cidades do grande império do Vaticano.

Rodrigo Bórgia teve que esperar mais de 30 anos, para conseguir eleger se a papa, durante todo esse tempo acumulou fortuna, para poder comprar a própria cadeira de Pedro.

 Já tinha mais de 60 anos, antes quando era jovem, recebeu severa advertência do papa Pio II, sucessor do seu tio no poder. Viveu uma vida libertina ligada a todos os tipos de prostituição.

Para ter ideia, ele teve oito filhos, com várias prostitutas, ainda como papa continuou levando o mesmo tipo de vida amorosa, os cardeais que elegeram sabiam muito bem da sua vida moral, mas ele pagou aos mesmos uma boa soma de dinheiro para ser eleito papa esse procedimento sempre fora comum em um longo período da história do Vaticano.

Para Alexandre VI o papado, sempre foi um grande negócio, que deveria ser explorado em benefício próprio, a vida deveria ser aproveitada ao máximo, buscando sempre as benesses do sexo, teve centenas de mulheres, adorava em particular o envolvimento com prostitutas, algumas frequentavam a sua própria casa.

Ele criou uma grande dinastia com ramificações da política em diversas regiões da Europa, quando o conclave dos cardeais reuniu para eleger o substituto do papa Inocêncio  VIII.

 Políticos  das  diversas regiões das Cidades Estados na Europa, cada Cidade Estado tinha  seu candidato e estava disposto a pagar para que fosse eleito  o seu candidato a  papa, pois tinha interesses econômicos em jogo. A eleição de um papa sempre movimentava verdadeiras fortunas.

O rei Fernando de Nápoles ofereceu muito dinheiro, para os cardeais para elegerem um papa que atendessem os interesses da sua Cidade Estado, do mesmo modo a Cidade de Milão.

 Quanto a Rodrigo Borgia, ele tinha tanto dinheiro, que sozinho poderia oferecer mais riqueza aos cardeais que todos os príncipes juntos, exatamente o que fez ninguém chegava a papa naquela época, sem envolver grandes gastos a compra da corrupção.

 Os cardeais aproveitavam exatamente desse motivo para receber mais poder e riqueza.  Muitos papas eram eleitos velhos, com o objetivo de eleger rapidamente outro papa, dessa forma continuava as negociatas dentro do Vaticano.

Os adversários de Rodrigo eram os cardeais Ascanio Sforza de Milão e o Giuliani Della Rovere, o rei da França estava financiando a compra de votos para Giuliani, do mesmo modo, a República de Gênova.

  A eleição estava empatada, Borgia era o terceiro não muito distante, então ele resolveu comprar os votos do grupo de Sforza, foi exatamente o que aconteceu depois o Vaticano vem com essa coisa de espírito santo.

Ofereceu a Sforza o cargo de vice chancelar, um dos melhores palácios e vários feudos, quantidades de terras indescritíveis, sem falar que envolveu muito dinheiro.

 Dessa forma foi eleito a papa, em 11 de agosto de 1492, Rodrigo Bórgia era o novo papa, apareceu na sacada do primeiro andar para dizer ao público eu sou novo vigário de Cristo, o homem mais importante do mundo.

Após a eleição de Rodrigo Bórgia, comentou o cardeal de Florença, Giovanni di Lorenzo de Médici, futuro papa Leão X, todos nós estamos nas mãos do mais selvagem lobo que o mundo já conheceu.

O senhor papa fez as piores coisas que o mundo pode conhecer na história do Vaticano,  deu os principais cargos a seus filhos, não seguia sequer as leis estabelecidas pelo Vaticano.

 Nomeou  o seu filho Cezar Borgia com dezessete anos para ser cardeal, os demais ocuparam altos postos, seu governo continuou sendo gerido por corrupção até ao ultimo dia do seu  papado.   

Edjar Dias de Vasconcelos.

 

 

 

ja.


Autor: Edjar Dias De Vasconcelos


Artigos Relacionados


Um Papa Ruim Prova Que Cristo Não Assiste A Igreja Católica?

Os Maus Papas Da HistÓria Da Igreja

Pedofilia, Crime Que Escandaliza O Mundo E Abala O Vaticano

Autoridade Sem Limites

João Paulo Ii: Mensageiro Da Paz

Jesus

O Catolicismo E O Bordel Do Papa João Xii