A Obesidade Infantil Bate À Porta. Cuidado!



A OBESIDADE INFANTIL BATE À PORTA. CUIDADO!

A obesidade infantil aumentou cinco vezes nos últimos 20 anos, no Brasil. Em associação à mesma, vieram a diabetes, os problemas cardiovasculares e o aumento dos níveis de colesterol e triglicérides. O Vice-Presidente da Sociedade de Pediatria de São A obesidade: “Enfermidade crônica que é acompanhada de múltiplas complicações. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura, em uma magnitude tal que compromete a saúde”, explica o Consenso Latino Americano em Obesidade.
As complicações mais comuns: diabete mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, alterações osteomusculares e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma e dos índices de mortalidade.
Pode-se ainda descrever a obesidade como sendo o resultado do desequilíbrio em calorias, entre a ingestão e o gasto, ou seja, por meio de uma alimentação desbalanceada, o organismo recebe calorias a mais do que ele realmente necessita, para realizar todas as atividades do dia.
O consumo excessivo de calorias está interligado a diversos fatores. São eles: genéticos, psicossociais, cultural-nutricionais, metabólicos, endócrinos e familiares.

PROCURA-SE SAÚDE, NÃO MAIS A ESTÉTICA

Segundo o Consenso Latino Americano em Obesidade, é uma tendência que os membros de uma mesma família possuam os índices de massa corporal (IMC) similares. Desta forma podemos concluir que tanto a herança genética quanto o próprio ambiente familiar são grandes contribuintes para o desenvolvimento da obesidade.
A obesidade infantil não é mais um problema estético que incomoda pelas brincadeiras e pelos apelidos dados pelos colegas. O excesso de peso pode desencadear várias doenças.
Entre os adolescentes que sofrem de problemas de obesidade, oito em cada dez, continuam obesos na fase adulta.

6 BOAS INICIATIVAS ...

1. Crie um ambiente familiar feliz e harmonioso para os momentos das refeições.
2. Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras.
3. Respeite os horários das refeições e não descuide nos intervalos.
4. Evite: guloseimas, doces, frituras, refrigerantes e alimentos gordurosos em geral.
5. Faça atividade física, na escola ou na academia, com orientação de um profissional.
6. Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia.
Quanto mais cedo a obesidade for tratada, melhor! Tenha sempre em mente que o que vale é estar bem consigo mesmo. Estar feliz com o corpo que se tem está mais ligado ao equilíbrio emocional do que a própria estética. Seja feliz, sendo saudável.

Izaara Alvarenga
Nutricionista

Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


SÍndrome MetabÓlica

PrevalÊncia De Sobrepeso E Obesidade Em Estudantes Na Faixa EtÁria De 11 À 15 Anos De Duas Escolas Da Cidade De Betim - Mg, Com Perfis SocioeconÔmicos Diferentes.

S.o.s Obesidade Infantil

Obesidade Na Adolescência

Obesidade E A Prática De Exercícios Físicos Adequados

HipertensÃo, O Caminho É: Estilo De Vida E AlimentaÇÃo

Circunferência Abdominal E Relação C/q X Síndrome Metabólica