A metodologia no ensino da matemática



A estatística enquanto ramo da matemática aplicada, pode ser trabalhada de forma interdisciplinar usando recursos da modelagem matemática e da etnomatemática, com o auxílio de materiais manipulativos, e em alguns casos o professor pode se utilizar do lúdico como promotor e facilitador do processo ensino-aprendizagem.
Uma outra metodologia que pode ser utilizada é a literatura, uma vez que o desempenho das crianças é melhor na área de leitura do que em matemática, pode-se utilizar da mesma como recurso pedagógico para introduzir noções a respeito do ensino de estatística, pois “a literatura pode ser usada como um estímulo para ouvir, ler, pensar e escrever sobre matemática e estatística.”(RAYMUNDO;SIMONELLI,2012,p.28),outra alternativa seria trabalhar com a altura das crianças, e representar esses dados em blocos de encaixe como sugere Selva(Apud RAYMUNDO;SIMONELLI,2012,p.30), logicamente para esta atividade ser desenvolvida, é necessário que o professor já tenha trabalhado com unidades de medida, além disso podemos observar que com relação à matemática, o ensino da estatística envolve problemas de lógica que “são problemas sem dados numéricos que exigem raciocínio dedutivo e cuja resolução depende da organização dos dados numa tabela ou num diagrama.”(BURGO,2012,p.40), em relação ao ensino de frações por exemplo, o professor pode trabalhar com a divisão de uma pizza, e por analogia mostrar um gráfico de setores, que é muito semelhante a uma pizza divida em algumas partes, logicamente essa atividade deve ser trabalhada com as crianças maiores, que já tenham domínio de quantidades discretas e contínuas.
Em síntese, podemos considerar que as atividades acima elencadas, ajudam a criança a resolver problemas aditivos; refletir sobre conceitos relacionados ao sistema cartesiano, tais como: unidades de medida, medidas proporcionais, e linhas de base; construir e interpretar gráficos de barras ou setores.
REFERÊNCIAS
BURGO, Ozilia Geraldini. Metodologia da Matemática. Maringá,2012.
RAYMUNDO, Pedro José; SIMONELLI, Sandra Maria. Estatística Aplicada á Educação Básica. Maringá,2012.


Autor: Daivid Roger Correa


Artigos Relacionados


O Cálculo Da Inflação Na Educação Matemática

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

A ImportÂncia Do LÚdico No Ensino Da MatemÁtica

Ambientes Virtuais E O Ensino Da Matematica: Uma Ressignificação Do Processo Ensino-aprendizagem Para As Crianças Dos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental I

A Importância Da Matemática Para A Formação Das Pessoas

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

Xadrez No Ensino Da MatemÁtica: Uma ExperiÊncia De Ensino