O marketing no ponto de venda uma aplicação na farmácia dutra



UNIASSELVI
Universidade Leonardo Da Vinci
Manuel Sergio Alves Dutra

O Marketing no Ponto de Venda uma aplicação na Farmácia Dutra

Está é uma análise que discorre sobre o marketing no ponto de venda, que é o local de escoamento e, por consequência, de vendas, da maior parte dos produtos que são disponibilizados aos consumidores finais. Em relação ao  "cenário", que se refere ao lugar de exposição do produto, deve ter características de estimular o consumidor em potencial. Esse cenário torna-se relevante quando grande parte da compra de produtos é decidida no momento de sua realização, ou seja, no ponto de venda, com base no impulso momentâneo do consumidor. Ao sentir-se presente, o consumidor acaba que por interagir com o produto e o ponto de venda, assim adquirindo o produto.
O autosserviço é uma forma de ponto de venda, onde o próprio cliente se serve, deixando o consumidor livre para escolher, esse disseminado com o advento dos supermercados, mas, nos dias atuais, é utilizado por vários formatos de varejo de produtos e serviços, como é o caso, por exemplo, do autoatendimento na Farmácia Dutra.
A Farmácia Dutra é uma empresa localizada em Porto Alegre - RS, com produtos (perfumarias) em exposição, autosserviço, que são as perfumarias e medicamentos que são fornecidos pelos atendentes.
3 Princípios que fundamentam o uso das técnicas de marketing
- Percepção visual; A percepção é um conceito-chave para as suas práticas e a percepção visual alicerça os esforços que o marketing tem para um melhor posicionamento das marcas.
Na Farmácia Dutra, o cliente necessita passar pelos produtos que estão em exposição, autosserviço, para poder ser atendido no balcão, forçando assim a percepção visual dos produtos para marca, preço, embalagem, ingredientes, etc., os clientes antes mesmo de fazerem seus pedidos no balcão, percebem os produtos expostos.
- Compra por Impulso; Os processos que envolvem compras planejadas e compras por impulso, passam por algum tipo de influência, pesquisas apontam um percentual de mais de 80% das compras em lojas de autosserviço como realizadas por impulso. E o consumidor só compra por impulso porque foi submetido a um estímulo forte que o derroca a compra.
A Farmácia Dutra detém um grande portfólio de produtos expostos em autosserviço e para um maior estimulo, faz ofertas para uma melhora nas vendas por impulso, o cliente visualiza, percebe o produto, é estimulado por um preço promocional e faz a compra por impulso.
- Atmosfera de compra; Está relacionada ao ambiente em um modo geral, a comunicação visual, iluminação, cores, aromas, a percepção como um todo, por parte do cliente.
O layout da Farmácia Dutra, mostra uma organização dos produtos de autosserviço antes dos balcões de atendimento, para facilitar a percepção dos produtos em exposição, com uma boa iluminação, cores diferentes para chamar a atenção do cliente, promoções com uma comunicação clara e objetiva.

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