Just do it – O grande sucesso da Nike



Principal líder de vendas e uma das principais marcas conhecidas não só no mundo esportivo, mas entre todas as outras, a Nike sempre prima pela excelência em seus produtos esportivos, como tênis para corrida, chuteiras especiais, entre outros. A empresa nasceu em 1972, e com o passar das décadas, foi se aprimorando e adequando as tendências do mercado, como da sociedade em geral, fixando-se como uma marca que continua jovem e inovadora. 

Em seus filmes promocionais, como numa filosofia constante, o apreço pela disputa, pelo alcance da vitória é sempre buscado. Seu logotipo, que não carrega mais o nome da empresa há anos, dispensa explicações. Além do design inspirador e já famosíssimo no mercado, a empresa também explora todo num conjunto de linhas de roupas diferenciadas, como por exemplo, um dos últimos lançamentos que celebram o orgulho gay em comunidades norte-americanas, além de linhas especiais tanto para atletas, quanto para celebridades em geral.

O slogan “Just do it” passa ideia de simplicidade e segurança. Mas não é tão fácil assim inovar e se manter no topo por tanto tempo. No entanto, é o que a Nike sempre almeja e faz. E há décadas. A Nike é um mito que patrocina mitos. Simples e direto, como deve ser.

Bill Bowerman, um dos fundadores da marca, era obcecado por tentar aprimorar a cada dia a performance dos seus atletas, que é claro, utilizavam seus tênis Nike. E o seu sócio, Phil Knight, preocupava-se com o mercado, e assim, estudava mais e mais a cada dia no seu curso de Administração e, depois, a sua pós em Gerenciamento de Pequenos Negócios. O grande diferencial desse processo foi a sacada de Knight, que observou a fio o mercado japonês, que se destacava dentro do mercado de tênis. A sua busca pela perfeição era tanta, que Knight foi passar uma temporada em Kobe, onde tirou importantes lições para o desenvolvimento da marca.

Como já deu para perceber, nenhum dos dois se contentava com pouco e essa venda de tênis não bastava, eles queriam ir além. Juntaram, então, o conhecimento de mercado de Phil Knight e a expertise de produtos de Bill Bowerman para fabricarem seus próprios calçados. Com isso, faltava um nome. Foi quando, num belo dia, Jeff Jonhson, o primeiro funcionário da Blue Ribbon Sports (antiga Nike), teve um lindo e sugestivo sonho com a deusa grega da vitória chamada... Nike! Os demais sócios adoraram o nome e então, em 1972, nascia à grandiosa empresa de artigos de vestuário e calçados Nike.

Inspiradora a história, não é mesmo? Você também pode fazer parte dela, basta colocar um tênis nos pés e correr. Just do it!


Autor:


Artigos Relacionados


Nike Lança Novo App Para Corredores De Rua

Qual O Tipo De Tênis Ideal Para Cada Exercício?

Adidas Bate Faturamento Nas Vendas

Marcas De Ténis

Um Calçado Para Chamar De Seu, Receitas E Lucros

Porque A Chuteira Nike Mercurial Capor Superfly Ii Fg Safari é Inovadora?

A Nova Linha De Chuteiras Nike Para A Euro 2012