Gestão do Sistema Midiático
GESTÃO DO SISTEMA MIDIÁTICO
POR: ALTINA COSTA MAGALHÃES
EM: 17/07/2012
Em qualquer projeção que se faça do futuro,o conhecimento tem presença confirmada, é consenso que o desenvolvimento de uma comunidade esta atrelado ao patamar qualitativo de educação que lhe é oferecida pelo poder público. Então nesse contexto de globalização conceituar a escola como um espaço de aquisição de informação e transformação dessa informação em conhecimento levando-se em conta as perspectivas educacionais, seus valores e práticas que perpassaram marcando o passado, caracterizando o presente e abrindo portas para o futuro é algo fundamental.
A educação tradicional começou a declinar já no movimento Renascentista, mas sobrevive até hoje e no seu cenário podem ser destacadas algumas "marcas" que persistem e persistirão no futuro da escola e da educação a exemplo do conceito de “aprender fazer, fazendo,”que consolidou-se na pedagogia tradicional e terá seu lugar garantido na educação do futuro.
Seja qual for a perspectiva que a educação contemporânea tomar, uma escola voltada para o futuro oferecerá aos seus educandos uma educação contestadora, capaz de superar os limites impostos pelo mercado capitalista e pelo estado, é uma escola que oferecerá uma educação voltada não somente para a transformação do indivíduo mas sobretudo para a transformação do contexto social em que o indivíduo está inserido.
A escola hoje deve objetivar preparar o aluno para viver melhor na sociedade do conhecimento, uma vez que com o avanço tecnológico o planeta transformou-se em uma imensa sala de aula disponível em qualquer hora e para indivíduos de qualquer idade. A escola formal que temos hoje é tão somente um espaço de convivência, para que se aprenda na prática a conviver em grupo, a compreender os outros, a participar em projetos comuns ou de cooperação, a administrar conflitos, a praticar a interdependência, a não- violência, a solidariedade.
Esses fatores exigem projetos interdisciplinares que possibilitem o desenvolvimento integral da pessoa no tocante à inteligência, sensibilidade, senso ético, estético, artístico, critico, criativo, responsabilidade "cidadã," noção de sustentabilidade, importância da afetividade, da espiritualidade. Uma escola baseada nesses moldes leva o indivíduo a refletir sobre a conjuntura do processo de globalização e suas conseqüências para quem está à margem do mesmo
Diante de tudo que já foi exposto e com base nos textos estudados, sobre os modelos de escola/educação mais compatíveis com os tempos atuais e com o porvir através de visões diferentes sobre "Gestão do Sistema Midiático" apresentar um modelo de gestão que contenha em seu bojo uma melhor adequação do tema não é uma tarefa das mais fáceis, devido a precariedade gritante em que se encontra a maioria das escolas públicas brasileiras com os mais complexos problemas desde infraestrutura inadequadas, falta de equipamentos tecnológicos passando até inclusive pelo despreparo de alguns professores.
Eentretanto após uma leitura mais detalhada é possível concluir que o modelo de gestão mais adequado para um sistema midiático é o da gestão participativa descentralizada, pois o mesmo propõe a criação de estruturas descentralizadas relevantes à sobrevivência da escola que se efetivará com a inserção das potencialidades midiáticas em seu cotidiano. uma vez que explorando essas ferramentas o ambiente escolar se abrirá para novas relações com as informações e conseqüentemente com o conhecimento que nada mais é que o saber vivenciado a partir da comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços, tornando o ensino-aprendizagem contextualizado de forma contemporânea através de seus textos, hipertextos links e nós.
Esses novos espaços de formação tem tudo para permitir maior democratização da informação , do conhecimento o que certamente levará a menos distorção e manipulação, menos controle e mais liberdade. Isso é uma questão de tempo, e de iniciativa da própria escola enquanto organismo vivo, recheada de pessoas com diferentes estágios de desenvolvimento onde ocorrem os ecossistemas comunicativos.
A escola tem sua dimensão própria enquanto espaço organizacional, lócus das práticas pedagógicas, nesse contexto a importância do gestor que promove uma gestão participativa, descentralizada no tocante às ações nesse ecossistema comunicacional através de capacitações para a utilização das tecnologias, não só pelo professor, mas por todos os profissionais da escola incluindo-se aí o próprio gestor, pois o uso das tecnologias tem que acontecer não só no setor pedagógico, mas também nos diferentes setores que fazem parte da escola .Os gestores têm que está inseridos no processo de inclusão tecnológica e não só esperar que essa inclusão se efetive através somente do professor. É importante que ele, o gestor viabilize diretrizes para gerir suas atividades implementando oportunidades adequadas, para esse novo espaço e novo tempo de aprendizagem.
REFERENCIAS
Gestão e Tecnologias Estratégicas. Disponível em http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/gestao/01conc_gestao.htm
MARANALDO, D. Estratégia para a competitividade. São Paulo: Produtivismo, 1989.
Autor: Altina Costa Magalhães
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