Delineamentos sobre a teoria de aumento do conhecimento



A ciência, como um artifício criado pelo homem para estudar a realidade, ela se desenvolve de uma maneira rápida, rendo em vista as transformações sociais. Surge então, o problema do aumento de conhecimento, analisado por um dos grandes expoentes da filosofia da ciência, Karl Popper (1902-1994). O conhecimento aumenta-se em seus ramos de atividade, mas como ele se desenvolve? Nesta questão entram-se os métodos de ciência, desde o renascimento até os dias atuais, em que propõe soluções, como a questão da verdade, a falsificação e a verificação de teorias, o problema da indução, entre outros. O que se percebe desde o renascimento é visões errôneas sobre a ciência e sua relação com a filosofia, que ocasiona a má compreesão sobre o problema da verdade, leva ao surgimento de ideologias e teorias pseudo-cientificas que nada tem haver com a realidade de fatos. Neste artigo, visa afirmar sobre a impossibilidade de alcançe da verdade, pois muitos cientistas erram em não entender sobre esta analogia. 

A teoria de aumento do conhecimento cientifico

O crescimento do saber, em filosofia cientifica, é um problema em que analisa a estrutura, a formação e o surgimento de teorias cientificas. Para Popper( 1977,pg.140-141), em sua analise sobre o problema do aumento do, conhecimento cientifico se consiste na forma de tentativa e erro:

“já em 1937, quando eu procurava entender a famosa “tríade dialética” (tese-antitese-sintese), interpretando-a como uma forma do método de tentativa e eliminação do erro, sugere que toda discussão cientifica partisse de um problema (p1), ao qual se oferecesse uma espécie de solução provisória, uma teoria-tentativa (tt), passando-se depois a criticar a solução, com vistas á eliminação do erro (ee), e tal como no caso da dialética, esse processo se renovaria a si mesmo, dando surgimento a novos problemas (p2)”.

         E prossegue em seu raciocínio, (Popper, 1977. Pg. 141).

         “posteriormente conclui o exposto no seguinte esquema:

         P1-TT-EE-P2,

esquema que frequentemente usei em conferencias.

Eu gostaria de resumir esse esquema, dizendo que a ciência começa com problemas e termina com problemas”.

Analisando esta forma de pensar, observamos que ela descreve com clareza a respeito da verdade, que por isso ele é inalcançável. O conhecimento cientifico e o seu método nunca chegaram a descrever realmente a realidade. Geralmente as teorias cientificas que são consideradas verdadeiras, porem elas nada mais são conjecturas, pois elas não descrevem a realidade geral dos fatos. Toda teoria, é sempre provisória, ou seja, não se prova uma teoria, apenas ela é confirmada ou refutada nos padrões do método. 

Analise sobre o surgimento das teorias e dos problemas

A questão do surgimento dos problemas e teorias foi analisada por Popper (1977, pg141), em que salienta:

         “O que surge primeiro, o problema ou a teoria, não tem resposta fácil. Na verdade, pude verificar que se trata de questão inesperadamente promissora e difícil”.

Observamos que é impossível resolver esta questão, devido ao surgimento de novos fatos que surgem na realidade. Devido à impossibilidade da ciência, de descrever todos os fatos do universo, concluímos que a verdade em ciência é impossível de ser alcançada devido às descobertas que surgem ao longo do tempo. Porem seria um grave erro, negar a ciência, pois ela nos livra do senso comum.

Os problemas surgem, quando as teorias não conseguem suportar, as novas evidencias, através da comprovação experimental. Os problemas são questionamentos lógicos importantes para o aumento do saber e para a ciência. A cada vez mais que surgem problemas, e através deles surgem às teorias, e que logo depois voltam em problemas, observamos que a ciência, ao longo do tempo, acaba por invés de prolongar, acaba por encurta-lo. O homem tem condições de entender o que está a sua volta? Será que a ciência e seu método podem descrever toda a realidade um dia?

O homem, com o seu artifício, nada apenas ele pode tentar aproximar da verdade, mas muitas verdades que ele cria, são geralmente falsas, ao longo de seu desenvolvimento. 

As teorias são um arcabouço para resolver os problemas, mas os problemas são questionamentos lógicos que aparecem da estrutura lógica dos problemas.

As teorias foram criadas para tentarem descrever a realidade de fetos, tais como a estrutura do cosmo, por exemplo. Os problemas aparecem, quando novos fatos não são explicados pelas teorias, e que acabam por derruba-las. O processo de transformação da ciência é ilimitado, pois ao longo de seu desenvolvimento, novos problemas e teorias surgem para tentar esclarecer ao homem, as seguintes questões que tanto o interessam. 

Considerações finais

A questão da verdade no problema de aumento de saber é importante, pois ela leva reflexões sobre o conhecimento produzido, que geralmente muitas de suas ideias são errôneas, a cada vez que surgem problemas e novas teorias para descrever melhor os fenômenos. Sobre a impossibilidade da mente humana de entender e chegar à verdade é obvia. Pois cada vez que o conhecimento humano se aprimora, com problemas e teorias que possam descrever os fatos e fenômenos, nos leva ao encurtamento desse caminho, devido ao surgimento de novas questões nesta batalha que nunca terá fim. 

Referencias

Popper, Karl Raimund. Autobiografia intelectual (por) Karl Popper, tradução de Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira Da Mota. São Paulo, Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo. 1977.

Popper, Karl Raimund. A lógica da pesquisa cientifica; tradução de Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira Da Mota. São Paulo, Cultrix, Ed. da Universidade de São Paulo. 1975


Autor: Marcelo Maximo Matias Chiari


Artigos Relacionados


Critérios De Cientificidade & ética: Os Múltiplos Caminhos Da Verdade

Uma Analise Da Filosofia Científica No Século Xix E Seus Impactos Para A Ciência

Feyerabend E O Método Científico

A Lógica Da Descoberta Científica

A Estrutura Das Revoluções Cientificas.

O Que é Científico?

O Trinômio: Verdade ? Evidência ? Certeza