O autoritarismo social: uma realidade



                                               O autoritarismo social: uma realidade

Em nosso país, desde em que a nova e atual constituição, que foi promulgada em 1988, ela prega o ideal democrático para a nossa sociedade. Porém, o que se percebe é que nosso país não é totalmente democrático ocasionado pelo fenômeno do autoritarismo social. A sociedade em que a gente vive, ela é autoritária, pois ela divide os seus membros em classes, uma detém o poder sobre os meios de comunicação, também o acesso à educação, saúde e detém uma grande porcentagem econômica em todo o Estado. A outra parte devido ao autoritarismo fica sem os direitos adequados para a sua sobrevivência em sociedade.

 

A saúde em quase todas às vezes, reina o descaso na sua estrutura, faltam médicos bem qualificados. Surge também a questão das ambulâncias e hospitais que não funcionam, devido à omissão de nossas autoridades, em que algumas vezes influenciados pela classe dominante, para beneficiá-la em licitações milionárias. O bom acesso à saúde pertence à classe rica, e o mau acesso pertence à classe inferior. Isto é um sinal claro do autoritarismo inserido em nossa sociedade.

Outro fator que leva o fenômeno do autoritarismo social, é a influencia do capital em grandes esferas de nossa cultura, e isto leva a uma série de fatores, como o preconceito, a ideologia e a alienação, este reina em nossa sociedade.

Citaremos aqui o caso da música

Atualmente em nossa sociedade de consumo, em sua forma estruturada, a música que é uma forma de manifestação cultural, ela está contaminada pelo autoritarismo. A música desenvolvida por alguns artistas, ela leva a alienação, que o seu significado é o desconhecimento das normas sociais, políticas etc. Também esta música não leva o ouvinte a uma reflexão sobre a realidade em que está inserida. Isto leva ao fenômeno da regressão da audição, em que o capital influência a música, e que ele dita aquilo que deve ser tocado nos meios de comunicação em massa. Este fenômeno foi previsto no século XX. Analisamos a música atual, como um fator do autoritarismo, em que leva a alienar as pessoas, e também leva as pessoas a serem preconceituosas com os críticos, em que observam este problema social, e os ataca porem eles são tratados em nossa sociedade que já é autoritária como neuróticos.

O preconceito em nossa sociedade é visível. Qualquer manifestação legal, para favorecer a liberdade de expressão, é tratada com arrogância, intolerância e preconceito já citado. Em nossa sociedade infelizmente, vigoram terríveis formas de preconceito. Em nosso país não é raro citar, casos em que o poder judiciário, investiga estas formas errôneas de convivência social.

Concluimos que em nosso país não há democracia devido a estes fatores infelizmente. Esperamos que surjam ideias para reverter este problema social.


Autor: Marcelo Maximo Matias Chiari


Artigos Relacionados


Máscaras Da Ignorância

CidadÃo

Educação X Social

Sergipanidade: Orgulho Dos Sergipanos

A Escola Como Instância Mediadora Da Pedagogia

Cultura X Ideologia

O Preconceito Na Sociedade