O desafio de ler e escrever



O desafio de ler e escrever

Ler e escrever já se tornou título de muitos autores consagrados e temas de discussão no mundo da Educação. Mas continua na prática sendo um grande desafio para os educadores. Essa função de ler e escrever deve ir além da decodificação do código escrito. Deve ser instrumento para ser usado como ferramenta para conhecer o mundo, fazendo o repensar seus sentidos e significados.  A escola é a maior responsável para que isso ocorra e para tanto é necessário pensar na formação de seus educadores. Esses devem ser leitores e escritores capazes de ler e interpretar com propriedade e de se atualizar em capacitações e em serviço para que seus conhecimentos sejam compartilhados e enriquecidos a todo momento.  A função social da leitura e da escrita vai além dos muros da escola, portanto é muito importante que o professor assuma o papel de leitor e escritor dentro da sala de aula e assim consequentemente desperte o prazer da leitura e da escrita nos alunos, sem a preocupação de questioná-los sobre o que ouvem, mas pelo simples prazer de escrever e ouvir fazendo-os refletir sobre tudo isso.

Délia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível, o necessário, diz:” O desafio [...] é formar seres humanos críticos capazes de ler entrelinhas e de assumir uma posição própria frente à mantida, explícita ou implicitamente, pelos autores dos textos com os quais interagem em vez de persistir em formar indivíduos dependentes da letra do texto e da autoridade dos outros.” (p.27).

A escola, repito, tem a principal função de favorecer essa aprendizagem, formando pessoas capazes de interagir com os diversos tipos de textos que há na sociedade, tornando-os críticos e preparados para a cidadania. Não se pode cobrar leitura e escrita se não lhe é oferecido condição para isso. Saber ler e escrever são, sem dúvida, condições básicas para o enriquecimento do conhecimento. Uma grande importância para o aprendizado dos alunos é o trabalho com projetos de leitura. Através de projetos os alunos participam , decidem , ouvem, discutem , interagem, escrevem e leem.  Enfim, fazem parte do processo, fazendo com que a leitura e a escrita tenham sentido e significado, fazendo um uso real dessas propriedades com as funções que elas ocupam na sociedade. Um trabalho com resultados positivos deve levar em conta a questão afetiva individual, para que não seja esquecido, em momento algum, que estamos lidando com pessoas, que cada  pessoa tem seu próprio tempo e, nesse sentido, nós educadores devemos respeitá-lo para que  o objetivo maior seja plenamente alcançado.


Autor: Gisele Scalise De Camargo Verdinasse


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