Dicas para decorar ambientes pequenos



Ambientes pequenos são um grande desafio para decoração. A principal característica deles é a limitação na hora de se escolher objetos maiores, como o mobiliário por exemplo. Mas, como para tudo existe um jeito, separamos algumas dicas que podem facilitar você na hora de fazer escolhas.

Opções certas podem fazer da decoração uma verdadeira obra de arte. E fazer do ambiente uma super produção de arquitetura.

Vamos usar como exemplo um quarto de bebê. Recém nascidos necessitam de móveis específicos como o berço, trocador, poltrona de amamentação. Por isso, você precisa separar o devido lugar de cada um  na hora de montar seu projeto.

Não importa se for quarto de bebê menino ou menina a primeira dica é através de elementos simples transformar um ambiente apertado em um lugar aconchegante. As cores têm grande influencia neste aspecto. Cores escuras tendem a deixar o ambiente esteticamente mais apertado. O ideal é escolher tons mais claros e abusar das cores vibrantes nos acessórios. Uma parede branca por exemplo, neutraliza o ambiente e dessa forma qualquer combinação de cores podem ser usadas para dar vivacidade ao espaço.

A disposição dos móveis dentro do quartinho também é um fator importante. Quando mal posicionados eles se tornam um transtorno para a rotina diária. O ideal para espaços pequenos é deixar uma área livre para circulação. Uma boa ideia é posicionar os móveis junto à parede, dessa forma o centro do ambiente ficará livre.

E já que não se pode explorar os itens na quantidade, explora o design. Mobiliário com linhas curvas dão movimento para o ambiente. Além disso, eliminar as quinas é fator de segurança para a criança.

A iluminação também é fundamental. Um quarto escuro fecha o visual. A dica é aproveitar a luz natural através da janela, inibindo-a apenas com um tecido leve. Assim, você terá sempre um ambiente claro e arejado.

Para peças maiores como o armário é fundamental optar pela praticidade. Prateleiras e gavetas são muito bem vindas para crianças. Elas mantém tudo organizado, por isso explore bem cada uma delas. Para ambientes onde o espaço é escasso a escolha por armários com portas de correr é fundamental.


Autor: Hugo Martins


Artigos Relacionados


Um Quarto De Bebê Que Acompanha O Crescimento

O Papel De Parede Na Era Infantil

Decoração De Interiores No Estilo Retro

Poltrona De Amamentação Para O Conforto Do Bebê

Sugestões Para Decorar De Forma Simples Um Quarto Infantil Para Menina

Adesivo De Parede - Não Deixe Sua Parede Vazia

Usando O Cinza Na Decoração De Casa