Financiamento automóvel: um mundo de alternativas



Está a pensar em adquirir um carro mas o orçamento que tem à sua disposição não é suficiente? Nesse caso, o melhor seria dar uma vista de olhos nas opções de financiamento de carros que existem atualmente, seguramente que entre as diferentes alternativas encontrará uma que satisfaça plenamente as suas necessidades.

Os bancos, um financiamento tradicional

Um banco é uma das possibilidades de financiamento tradicional para comprar um carro. Em regra geral, o banco pode oferecer-lhe boas possibilidades, sobretudo se já tem algum serviço contratado com ele, como uma domiciliação de ordenado.

No entanto, deve saber que antes de lhe concederem o empréstimo, estas entidades costumam exigir certos documentos como os últimos recibos de ordenado, o contrato de trabalho e/ou a declaração de rendimentos.

As entidades financeiras das marcas

Outra opção para financiar a compra do carro com que sempre sonhou é procurar por uma das entidades financeiras dos concessionários. Estas entidades funcionam de uma maneira bastante similar à dos bancos, só que em certas ocasiões é possível encontrar condições muito mais vantajosas e que se adaptam melhor às necessidades do comprador.

Por exemplo, nos últimos anos, entrou na moda uma nova forma de financiamento de carros: o Leasing. Na prática, a entidade financeira só paga uma parte do preço total do carro, brindando-lhe mensalidades muito baixas, Para além disso, assim que o pagamento destas mensalidades é finalizado, pode-se substituir o carro por outro modelo, ficar com o carro ou simplesmente devolvê-lo.

Os interesses: O que deveria saber

Independentemente da entidade que escolha, existem alguns aspectos básicos que deve-se estar bem claros. O primeiro é o Tipo de Juro Nominal, que se refere à percentagem de juros que vão cobrar-lhe pelo empréstimo. Este juro está diretamente relacionado com as percentagens estabelecidas pelo Banco Central Europeu. Obviamente, quantos mais baixos, mais convenientes serão.

Outra coisa a verificar é a comissão de abertura. É como quem diz o que deverá pagar para formalizar o empréstimo. Ou se irá ser aplicada uma comissão de cancelamento, no caso de se decidir pelo refinanciamento com outro banco.

Evidentemente, antes de decidir qual a entidade que o ajudará no financiamento de carros, deverá avaliar atentamente diferentes alternativas e selecionar a que melhor se adequa às suas necessidades reais. 


Autor: José Couto


Artigos Relacionados


Como Escolher O Carro Ideal?

Para Que Serve E Como Funciona Um Simulador De Financiamento

A Garantia Dos Carros Em Segunda Mão: Particulares Versus Concessionários

Cuidados Antes De Fazer Um Financiamento De Carro Usado

Como Eleger Um Carro Familiar? Cinco Factores A Ter Em Conta

Informe-se Sobre Os Bancos Do País Antes De Fazer Qualquer Operação

Monovolume: Um Modelo, Mil Razões Para Comprá-lo