Identidade e Valorização do Engenho Camaragibe no Século XVI



INTRODUÇÃO

Pretende-se com este texto discutir e apontar alguns elementos do patrimônio da construção histórica de Camaragibe: Identidade e Valorização do Engenho Camaragibe no século XVI. O tema foi escolhido devido à necessidade de amplo conhecimento, por parte das instituições mais representativa aera do Patrimônio Histórico do nosso estado. Como objetivo geral, mostrar a importância do patrimônio como expressão de cultura e de identidade. O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional, por isso, acredito que o patrimônio aguça o sentimento de pertencimento. Este trabalho justifica-se por proporcionar aos leitores e moradores, adolescentes e a todos em geral que visitarem a cidade de Camaragibe e tiverem interesse em conhecer um pouco de sua história.

A problemática que foi encontrada é a deteriorização do restante da área onde funcionava o engenho que fazia a moagem da cana de açúcar e as máquinas que ali se encontram. Como também o descaso dos herdeiros do casarão em conservar um patrimônio que um dia lhes proporcionou uma fonte de renda incomparável.
Neste sentido com a sua ocupação rarefeita em parte se deve à localização em uma área de proteção de mananciais, muito embora, se observe atualmente uma forte pressão imobiliária, que se constitui em ameaça ao território de maior potencial ambiental e turismo para o município. A população que ocupa essa área na sua maioria apresenta melhores condições socioeconômicas que na área central.

Download do artigo
Autor: Anderson Robert De Aragão Hygino


Artigos Relacionados


A Eficácia Do Direito Na Preservação Do Patrimônio Histórico

Patrimônio Na Administração Pública

Cultura Surda E Sua Identidade

A Literatura Como Recurso Interdisciplinar: Uma Analogia Entre O “ciclo Da Cana De Açúcar No Brasil” E O Livro Menino De Engenho De José Lins Do Rego

Patrimônio Cultural: Algumas Edificações Culturais De João Câmara - Rn

A Fonte

Topônimos Como Expressão De Identidade Política