Envelhecimento X Exercícios Físicos: Uma Relação Necessária



O grande avanço da tecnologia tem facilitado muita a vida das pessoas, de forma que cada vez mais estamos realizando menos esforço físico em nossas tarefas diárias. Eis que o sedentarismo surge como "inimigo" da boa saúde. A mudança no estilo de vida vem se sustentando quando se remete que o baixo nível de atividade física tem uma grande relação com as doenças degenerativas, sendo então um grande fator para que as pessoas incorporem em suas atividades diárias, também o exercício físico.

A preocupação com relação à saúde e o bem-estar da população tem se acentuado nos últimos anos. Dentre os principais aspectos desta preocupação, está relacionada à necessidade que este público tem em praticar exercícios físicos regulares, para que possam ser reduzidas as conseqüências indesejáveis que a falta desta nos proporciona.

Conforme o ACSM (2000), ao realizarmos exercícios físicos regulares, os benefícios obtidos para a saúde incluem a diminuição do risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes na idade adulta e osteoporose.

Nessa perspectiva podemos dizer que o envelhecimento decorre de uma série de transformações fisiológicas dos indivíduos, diminuindo aos poucos as suas capacidades funcionais, por isso é muito importante a manutenção de suas capacidades físicas para que o idoso possa ser independente e realizar as suas atividades da vida diária de forma que não lhe cause um esforço além do normal.

Definição dos Termos:
Citamos a seguir alguns conceitos que são pertinentes à esta revisão.

Atividade Física:
"É definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que em gasto energético maior do que os níveis de repouso". (Caspersen apud Guedes&Guedes,1995)

Exercício Físico:
"O exercício físico é toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivos a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física". (Caspersen apud Guedes&Guedes, 1995).


Saúde:
"Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças." (OMS).

Qualidade de Vida:
"Sentimento positivo geral e entusiasmo pela vida, sem fadiga das atividades rotineiras. Ela está intimamente ligada ao padrão de vida". (Barbanti, 1994)

Flexibilidade:
"Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesão." (DANTAS, p.57, 1999).

Para Simão, p.133, 2004
... a prática de atividade física age como uma forma de prevenção e reabilitação da saúde do idoso, fortalecendo os elementos da aptidão física, que estão diretamente associados à independência e à autonomia do idoso, mantendo- o por mais tempo na execução das atividades da vida diária, tantos as físicas como as instrumentais.

Ainda para Simão, 2004, a relação na diminuição de massa muscular e o avanço da idade estão relacionadas entre si, e fazendo- nos pensar que a importância da função muscular de um idoso está totalmente relacionada com a autonomia e bem estar deste, estando intimamente ligadas à execução das atividades diárias do indivíduo.

Sobre a prescrição dos exercícios físicos para os idosos, sabemos que devemos respeitar alguns princípios, como o biológico, durantes as práticas, respeitando as limitações e as características de cada indivíduo, assim como Dantas, 1999 apud Elia, 1991 diz:

A prescrição de exercícios para os idosos deve ser projetada em função da idade de cada indivíduo, do nível de preparo e da condição de saúde. Os objetivos da atividade física devem voltar- se para o aumento da resistência cardiorrespiratória, da composição corporal, da flexibilidade, da força muscular e da resistência.

O ACSM (2000) diz que a intesidade dos exercícios deve ser o suficiente para haver uma sobrecarga no sistema cardiovascular, pulmonar e músculoesquelético não sendo uma sobrecarga excessiva.

"A flexibilidade é outro aspecto importante na qualidade de vida do idoso pois, no processo natural do envelhecimento, ela é perdida gradualmente e essa perda está associada às dificuldades nas execuções das AVDS."(SIMÂO, p.138, 2004).

O trabalho de flexibilidade está intimamente relacionada com o movimento do idoso, pois provoca alterações na amplitude de movimento da articulação e os valores de mobilidade.

De acordo com muitos gerontologistas, um ingrediente fundamental para o envelhecimento saudável é a atividade física regular. De todos os grupos etários, as pessoas idosas são as mais beneficiadas pela atividade. O risco de muitas doenças e problemas de saúde comuns na velhice (ex: doenças cardiovasculares, câncer, hipertensão, osteoporose, fraturas ósseas e diabetes) diminuem com a atividade física regular (NIEMAN, 1999 apud http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=627 pesquisado em 13/09/2007 as 20:51h).

Benefícios dos exercícios físicos para o envelhecimento saudável, conforme Nahas, p.166:16
• A diminuição da capacidade funcional – e a conseqüente redução na qualidade de vida – que acompanha o processo de envelhecimento, pode ser atribuída a três fatores:
• Envelhecimento natural;
• Doenças;
• Fenômeno do desuso (inatividade).
• A diminuição da capacidade funcional decorrente, em grande parte, do desuso ou hipocinesia, podendo ser compensada pela prática regular de exercícios ou pela adoção de um estilo de vida mais ativo
• Estudos recentes confirmam que a manutenção de atividades – físicas e mentais, retardam os efeitos deletérios do envelhecimento, preservando a autonomia do idoso.
• A atividade física e aptidão física têm sido associadas ao bem-estar, à saúde e a qualidade de vida as pessoas em todas as faixas etárias, principalmente na meia-idade e na velhice, quando os riscos potenciais da inatividade se materializam, levando a perdas precoces de vidas e de muitos anos de vida útil.
• Os benefícios da atividade física a partir da meia idade podem ser analisados na perspectiva individual ou da sociedade como um todo .
• Individualmente, os benefícios incluem aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais.
• Os benefícios referidos como imediatos são alterações que acontecem durante e logo após a realização das atividades.
• Já as diversas modificações estruturais e funcionais que acontecem em função da prática regular de atividades físicas são consideradas como benefícios a médio prazo (adaptações), observáveis em algumas semanas ou meses.

Benefícios Fisiológicos
Benefícios imediatos:
• Controle dos níveis de glicose;
• Estímulo para ativação de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina);
• Melhor qualidade do sono.
Benefícios a médio prazo:
• Maior eficiência e capacidade aeróbia (ou cardiorrespiratória), o que confere à pessoa mais disposição e menor risco de doenças, principalmente as cardiovasculares;
• As de maior importância para as pessoas acima de 60 anos são:
• Manutenção ou menor perda na massa muscular e níveis gerais de força e resistência, permitindo realizar atividades diárias com mais eficiência e menor risco de lesões;
• Melhoria ou manutenção de níveis adequados de flexibilidade, igualmente importante para as atividades domésticas e de lazer, permitindo movimentos com maior amplitude e menores riscos de lesões
• Manutenção ou menor perda nos níveis de equilíbrio, coordenação e velocidade de movimento. Estes são fatores muito importantes para a segurança e prevenção de acidentes, principalmente quedas, entre pessoas com idade avançada.

Benefícios Psicológicos
Benefícios imediatos:
• Relaxamento;
• Redução nos níveis de ansiedade e controle do stress;
• Melhor estado de espírito.
Benefícios a médio prazo:
• Percepção de bem-estar geral melhorada;
• Melhor saúde mental, principalmente menor risco de depressão;
• Melhoria cognitiva.

Benefícios Sociais
Benefícios imediatos
• Indivíduos idosos mais seguros de si;
• Melhor integração social e cultural.
Benefícios a médio prazo
• Maior integração na comunidade;
• Rede social (contactos) e cultura ampliada;
• Funções sociais preservadas e possivelmente ampliada.

Os exercícios físicos proporcionam aos idosos uma sensação de bem-estar, pois melhoram as suas capacidades físicas bem como a força e a resistência tornando mais fácil subir e descer escadas e carregar coisas. Melhorando o equilíbrio evitará que o idoso tenha futuras quedas.


Modalidades dos exercícios físicos mais recomendados aos idosos

Conforme ACSM (2000), a modalidade a ser praticada não deve impor esforço ortopédico significativo e as atividades devem ser acessíveis aos idosos e agradáveis aos mesmos.

Exercícios aeróbios de baixa intensidade para iniciantes são os mais indicados, como por exemplo: à caminhada, a natação, hidroginástica, a dança. Junto a estes podemos citar o trabalho de fortalecimento como a ginástica localizada e a musculação. É importante não esquecer da manutenção da flexibilidade.

Os exercícios realizados no ambiente aquático como a natação, a hidroterapia e a hidroginástica, por serem realizados em meio líquido, diminuem a sobrecarga nas articulações e fortalece a musculatura. Outro fator importante é a socialização, no caso da hidroginástica.

Em relação à musculação, uma das modalidades mais indicadas a esta faixa etária, deve- se ser praticada sob a supervisão de um profissional da área da Educação Física, respeitando sempre a individualidade biológica do indivíduo.

Cuidados e restrições em exercícios físicos para idosos:

- Consulta médica prévia;
- Duração e freqüência das atividades;
- Manter sempre uma boa postura durante e após a realização dos exercícios físicos;
- Fazer alongamentos para tos os grupos musculares;
- Ter cuidado com o excesso de exercícios (fadiga muscular);
- Respeitar a sua individualidade e seus limites.

Considerações Finais

Sabemos o quanto é importante para o indivíduo que irá realizar as práticas de exercícios físicos ser respeitado a sua individualidade frente às práticas corporais. O primeiro passo é após uma consulta com o médico este deverá submeter-se à uma anamnese, avaliação física e antropométrica feita por um profissional da área que irá prescrever a atividade obedecendo os princípios biológicos do idoso, tendo sempre o cuidado com este público.

Após toda essa revisão bibliográfica está claro que a prática regular de exercícios físicos favorecem em muito um envelhecimento saudável. O idoso por possuir uma bagagem histórica- social – cultural deve ser respeitado e valorizado. As orientações ao mesmo devem ser de forma mais clara possível enfatizando que todos seres humanos temos dificuldades e somos capazes de aprender na constante interação entre professor/ aluno .

Os exercícios físicos constituem uma medida eficaz na diminuição dos efeitos fisiológicos que ocorrem no processo de envelhecimento. Um idoso que se encontra sem condicionamento, com muitas limitações em suas capacidades físicas, encontra dificuldades na realização de seus afazeres domésticos diários, bem como se vestir e até mesmo lavar a louça.

As atividades indicadas aos idosos devem ser prazerosas aos mesmos para que assim permaneçam nas práticas dos exercícios físicos continuamente. Mas para além do prazer não podemos esquecer da segurança e a motivação para que haja uma melhor eficácia.


Referências Bibliográficas:

- SIMÃO, Roberto. Treinamento de força na saúde e qualidade de vida. São Paulo: Phorte, 2004.

- http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=627 acessado em 13/09/22207 as 20:51h.

- DANTAS, Estélio H. M. Flexibilidade: alongamento e Flexionamento. 4. ed. – Rio de Janeiro: Shape, 1999.

- ACSM. Programa de Condicionamento Físico da ACSM. 2ª ed. Editora Manole, 2000.

- SHEPHARD, Roy J. Envelhecimento, atividade física e saúde. São Paulo: Phorte, 2003.
- NAHAS, Markus V.. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 3ª ed. Londrina: Midiograf, 2003.


Autor: deise mensch


Artigos Relacionados


Alongamento E Exercícios: Qual A Relação?

Musculação Para Hipertensos

Tenha Uma Gestação Mais Que Sadável! Saiba Como

NÍveis De Atividade E AptidÃo FÍsica Relacionados À SaÚde Em IndivÍduos Da Terceira Idade Da Cidade De Laranjeiras/se

Controlar A Diabetes? Saiba Mais

FaÇa Do Azeite Seu Companheiro DiÁrio

Educação Física E Qualidade De Vida