Salomão foi salvo?



SALOMÃO FOI SALVO?

Em meu artigo NICODEMOS FOI SALVO?, publicado na webartigos.com, eu provo biblicamente, e de forma incontestável, que esse insigne personagem foi salvo, contrariando aos religiosos da horda da incredulidade, que anelam vê-lo padecendo no inferno.

Venho agora discorrer sobre outro destacado personagem bíblico: O rei Salomão, filho de Davi. Os amantes da salvação amissível querem porque querem vê-lo atormentado na geena...

Já sabemos, de sobejo, que os hereges constroem suas heresias estribados em um ou dois textos, isolados dos seus contextos, sem a devida aplicação da salutar hermenêutica. Destarte, a heresia que aplicam ao rei Salomão está alicerçada, principalmente, em 1Cr.28:9: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com coração perfeito e espírito voluntário; porque o Senhor esquadrinha todos os corações, e penetra todos os desígnios e pensamentos. Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, REJEITAR-TE-Á PARA SEMPRE.” Ora, os hereges veem no termo “rejeitar-te-á para sempre”, a condenação de Salomão ao fogo eterno...

E um dos mentores da heresia pró-amissibilidade do salvo é Carl B. Gibbs, que, em seu livro A DOUTRINA DA SALVAÇÃO, 2ª edição, 1991, 207 páginas, adotado e adaptado para curso teológico pela Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus – EETAD, em Campinas/SP, engendra e fomenta heresias de destruição à saciedade.

Seria a rejeição de Deus motivo de condenação ao inferno, consoante querem os hereges? Se Deus rejeita uma pessoa, ela está irremediavelmente perdida?

À Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta Palavra, nunca lhes raiará a alva.” (Is.8:20)

Nas Páginas Sagradas encontramos vários textos com registros de verbos correlatos com o substantivo feminino REJEIÇÃO. Com efeito, Asafe, salmista e servo de Deus, pergunta ao Senhor: “Ó Deus, por que NOS REJEITASTE PARA SEMPRE?” (Sl.74:1). Hemã, o ezraíta, outro salmista e servo de Deus, também indaga: “Senhor, por que ME REJEITAS? Por que escondes de mim a tua face?” (id.88:14). Pergunto: Por acaso algum herege, que se compraz em condenar as pessoas, já sentenciou Asafe e Hemã ao inferno, por causa da rejeição de Deus?

Davi também foi rejeitado por Deus! E eu torno a perguntar: Por acaso algum herege, que se compraz em condenar as pessoas, já sentenciou Davi ao inferno, por causa da rejeição de Deus? Disse o Senhor a Davi: “Achei Davi, meu servo; com o santo óleo o ungi.” (id.89:20), pelo que lhe replicou Davi: “Mas tu o repudiaste e REJEITASTE, tu estás indignado contra o teu ungido.” (id.v.38). Depois ele pergunta ao Senhor: “Porventura não NOS REJEITASTE, ó Deus? Não sais, ó Deus, com os nossos exércitos.” (id.108:11)

As Escrituras Sagradas informam-nos ainda sobre o pensamento de Deus em rejeitar ao seu povo (Nm.14:12; Os.9:17), fato que se consumou, visto que Israel foi mesmo rejeitado, conforme demonstram 2Rs.17:20; Sl.78:67; Is.2:6; 27:8; Jr.2:37; 7:28,29; 33:24; Os.4:6); porém, essa rejeição foi efêmera, porquanto a COMPAIXÃO de Deus é maior que sua rejeição, e Ele o fez voltar ao estado anterior à rejeição: “Fortalecerei a casa de Judá, e salvarei a casa de José; fá-los-ei voltar, porque ME COMPADEÇO deles; E SERÃO COMO SE EU NÃO OS TIVERA REJEITADO; porque eu sou o Senhor seu Deus, e os ouvirei.” (Zc.10:6)

A Compaixão de Deus foi igualmente aplicada à cidade de Jerusalém, visto que o Senhor disse que a rejeitaria: “E disse o Senhor: Também a Judá hei de remover de diante da minha face, como removi a Israel, E REJEITAREI ESTA CIDADE DE JERUSALÉM que elegi, como também a casa da qual eu disse: Estará ali meu Nome.” (2Rs.23:27), e assim sucedeu, pois Ele, de fato, a rejeitou (Jr.6:23,26,30); mas não para sempre, pois os salmistas, filhos de Corá, logo exaltam a beleza e a glória de Sião: “De bela e alta situação, alegria de toda terra é o monte Sião aos lados do norte, a cidade do grande Rei.” (Sl.48:2); e Jesus Cristo, o Grande Rei, corrobora as palavras ditas pelos filhos de Corá: “Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; NEM POR JERUSALÉM, PORQUE É A CIDADE DO GRANDE REI.” (Mt.5:34,35)

Como podemos ver, o Senhor Deus rejeita a quem, quando e onde Ele quiser; assim, Ele tanto rejeitou o mau rei Saul: “Samuel porém disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a Palavra do Senhor, e o Senhor TE REJEITOU A TI, para que não sejas rei sobre Israel.” (1Sm.15:26), quanto rejeitou a Eliabe, um dos filhos de Jessé, que nem sequer vislumbrava ser rei: “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, PORQUE EU O REJEITEI; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (id.16:6,7); e certamente rejeita os não poucos “pastores” hodiernos, supostamente consagrados ao ministério da Palavra, que, embora rejeitados, estrilam para permanecerem no cargo, por conveniência, porque, quais mercenários insaciáveis, se comprazem em viver a expensas de igrejas incautas; e nesse estrilo permanecem até o fim de seus dias, engordando cada vez mais suas já tão gordas contas bancárias, e aguardam, desassossegados, o iminente Juízo de Deus para eles reservado (Jo.10:12,13; At.15:24; Rm.16:18; 2Co.2:17; 11:13-15; Gl.1:7; 2:4; Fl.3:18,19; 1Tm.6:5; Tt.1:10; 2Pd.2:1-3,14; Jd.12; Ap.22:15).

O Dicionário diz que REJEITAR é LANÇAR FORA. Vejam o que diz o Senhor Jesus Cristo: “Todo o que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim DE MANEIRA NENHUMA O LANÇAREI FORA.” (Jo.6:37). Portanto, senhores condenadores de Salomão, sabem quando Deus rejeitará um bendito filho seu, no sentido de lançá-lo fora da Vida Eterna? Somente quando os senhores, inimigos da Salvação Eterna, puderem medir os céus, e sondar os fundamentos da terra; somente quando o pacto do Senhor com o dia e com a noite não permanecer, isto é, quando não houver mais dia nem noite... Vejam: “Assim diz o Senhor: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a linhagem de Israel, por tudo quanto eles têm feito, diz o Senhor. (…) Assim diz o Senhor: Se o meu pacto com o dia e com a noite não permanecer, e se eu não tiver determinado as ordenanças dos céus e da terra, também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, de modo que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; pois eu os farei voltar do seu cativeiro, E APIEDAR-ME-EI DELES.” (Jr.31:37; 33:25,26). É absolutamente impossível ocultar! A piedade de Deus é mesmo maior que a sua rejeição!

Ah, já ia me esquecendo! Os pés de Salomão se resvalaram na idolatria... E a Palavra de Deus diz sobre os idólatras: “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, OS IDÓLATRAS, e todo o que ama e pratica a mentira.” (Ap.22:15). Sim, Salomão foi levado por suas ímpias mulheres à idolatria, quando ele já apresentava aos súditos as suas cãs (1Rs.11:1,4), contudo ele não permaneceu nesse pecado, visto que ele mesmo ensina-nos: “Porque sete vezes cai o justo, e se levanta.” (Pv.24:16); e, logo depois (depois dessa sua pusilanimidade à idolatria), bem no crepúsculo de sua vida, ele escreveu um dos mais belos livros das Escrituras Sagradas, onde registra as seguintes palavras: “Eu, o pregador, FUI REI sobre Israel em Jerusalém. (…) Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar; e isso Deus faz para que os homens temam diante dEle. (…) Melhor é o mancebo pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar. (…) Melhor é o bom nome do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento. (…) Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção dos tolos. (…) Pois não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. (…) Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, porque temem diante dEle; ao ímpio, porém, não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus. (…) Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles. (…) Além de sábio, o pregador também ensinou ao povo o conhecimento, meditando, e estudando, e pondo em ordem muitos provérbios. (…) ESTE É O FIM DO DISCURSO; tudo já foi ouvido: TEME A DEUS, E GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS; porque isto é todo o dever do homem.” (Ec.1:12; 3:14; 4:13; 7:1,5,20; 8:12,13; 11:10; 12:1,9,13). Ora, usando toda a psicologia cristã, porventura concluir-se-á que estas palavras são de um perdido, de um condenado eternamente?

Ao dizer Salomão: “Eu sei que tudo quanto Deus faz DURARÁ ETERNAMENTE; nada se lhe pode acrescentar, e nada se lhe pode tirar.”, ele afirma crer que a Salvação é obra tão somente de Deus; portanto, crê intimamente na sua Eternidade; assim, ele professa a certeza absoluta de sua Salvação Eterna. Aleluia!

Os hereges, em sua interminável construção de doutrinas de perdição, colocam mais um tijolo na malfadada pirâmide de heresias, dizendo que o nome de Salomão não consta do capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, cognominado de capítulo ou galeria dos Heróis da Fé, e que por isso ele não foi salvo. Seguindo este raciocínio deveras caquético, quer dizer então que só está salvo quem tiver o seu nome registrado nesse capítulo? E os demais (muitos, mas muitos) servos de Deus, cujos nomes estão ausentes de Hebreus 11? Estão todos perdidos? Ora, muitos nomes de santos do passado não foram citados porque, como o próprio autor explica: “Pois me faltará o tempo” (v.32), mas foram mencionados os seus feitos de fé. No v.33 o autor diz: “Os quais POR MEIO DA FÉ VENCERAM REINOS, PRATICARAM A JUSTIÇA, ALCANÇARAM PROMESSAS, fecharam a boca dos leões.”

Eu realcei POR MEIO DA FÉ VENCERAM REINOS, PRATICARAM A JUSTIÇA e ALCANÇARAM PROMESSAS. Salomão venceu reinos? Sim! E mais relevante do que vencer é dominar, e Salomão dominou reinos: “E DOMINAVA SALOMÃO sobre todos os reinos, (…) Pois DOMINAVA ELE sobre toda a região e sobre todos os reis...” (1Rs.4:21,24). Salomão praticou a Justiça? Sim! O julgamento da causa das duas mulheres prostitutas, e a confissão da rainha de Sabá comprovam nossa assertiva: “E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a Sabedoria de Deus para FAZER JUSTIÇA.” (id.3:28). “Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, a casa que edificara, (…) e disse ao rei: (…) Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel! Portanto o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, PARA EXECUTARES JUÍZO E JUSTIÇA.” (id.10:4,6,9). Salomão alcançou promessas? Sim! Ele pediu a Deus, que lhe aparecera em Gibeão, um coração entendido, para que pudesse julgar tão numeroso povo, que fora colocado sob sua responsabilidade, e o Senhor Deus lhe promete: “Eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará.” (id.3:12); promessa que Salomão logo alcançou: “Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, COMO LHE TINHA PROMETIDO.” (id.5:12)

Então, senhores opositores da Salvação Inamissível, Salomão está ou não inserido no capítulo 11 da Carta aos Hebreus?

Os hereges, condenadores do piedoso rei ao fogo eterno, se esbarram num grande óbice: A falta de fé para enxergarem suas virtudes. A cegueira espiritual estorva-lhes enxergá-las. Salomão possuía inocultáveis virtudes e atos de fé! Que o Senhor Deus permita, outrossim, caírem as escamas dos olhos desses hereges, para que eles possam enxergar as seguintes bênçãos, que marcaram a vida do rei israelita: O Senhor amou a Salomão (2Sm.12:24); Salomão, igualmente, amava ao Senhor e andava nos estatutos de Davi, seu pai (1Rs.3:3); o Senhor lhe apareceu em sonhos (id.v.5; 9:2); ele era servo de Deus (id.3:7-9); o Senhor lhe prometeu um coração sábio (id.v.12), e fê-lo alcançar a promessa (id.5:12); havia nele a Sabedoria de Deus (id.3:28); ele foi rei sobre todo o Israel (id.4:1); ele dominava sobre todos os reinos (id.vv.21,24); o Senhor lhe deu descanso de todos os lados (id.5:4), aliás, não por acaso o seu nome é Salomão (de Shalom, que significa Paz); ele edificou a Casa do Senhor (id.6:2,14,38; 8:20,44,48; 1Cr.17:12; 2Cr.3:1; At.7:47); o Senhor se agradou da Casa que Salomão fizera ao seu Nome, pois uma nuvem (a Glória do Senhor) encheu a Casa (id.8:10,11); ele orou a Deus (id.vv.22-53), e nessa oração ele reconhece que Deus guarda o pacto e a benevolência (id.v.23), e o Senhor ouviu a sua oração (id.9:3); ele desejou que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus (id.8:60); ele ofereceu sacrifícios ao Senhor (id.vv.62-64); por causa dele a rainha de Sabá bendisse ao Senhor Deus, dizendo que Ele se agradou de Salomão (id.10:9); ele foi colocado no trono de Israel e estabelecido rei pelo Senhor Deus (id.v.9); e, finalmente, quando ele morreu, não foi sepultado em Samária, junto aos reis de Israel, mas, assim como Davi, seu pai, ele foi sepultado na cidade de Davi, onde eram sepultados os retos reis de Judá (id.11:43).

O Senhor Jesus Cristo, ao falar sobre Salomão, omite-lhe censuras; menciona somente a sua glória (Mt.6:29; Lc.12:27). Por que os hereges fazem exatamente o contrário?

Eu tenho certeza que Salomão foi salvo. Sabem por quê? Porque existe uma coisa inefavelmente maravilhosa chamada O AMOR DE DEUS.

Ah, o Amor de Deus! Esse tão Infinito e Inexplicável Amor!

Que coisa mais perfeita e maravilhosa é a Palavra de Deus! Está escrito que o Senhor amou a Salomão (2Sm.12:24), e que Salomão igualmente amou ao Senhor (1Rs.3:3); também está escrito que “O AMOR JAMAIS ACABA” (1Co.13:8). Ora, algum herege teria o desplante de dizer que esta afirmação bíblica é mentira? Quer dizer então que o Amor de Deus acaba? Ele não é infinito? O Amor de Deus a Salomão foi efêmero, tipo rastilho de fogo-de-palha? Será que foi só para Salomão que o Amor de Deus acabou, e vice-versa? Misericórdia, meu Deus! Logo, se partiu do salmista Asafe a pergunta: “Ó Deus, por que NOS REJEITASTE PARA SEMPRE?” (Sl.74:1), partiu da rainha de Sabá, plenamente inspirada pelo Espírito Santo, a notável confissão: “Porquanto o Senhor AMOU ISRAEL PARA SEMPRE.” (1Rs.10:9). O Senhor amou Israel... PARA SEMPRE! E Salomão era israelita... E estas palavras da rainha foram dirigidas a ele... Portanto, O SENHOR AMOU SALOMÃO PARA SEMPRE!

Não é debalde que o Senhor Jesus Cristo diz que ela, a rainha de Sabá, exercerá papel preponderante no Juízo Final, quando se levantará com os incrédulos, e os condenará (Mt.12:42 e Lc.11:31). “E eis aqui quem é MAIOR que Salomão.”, completa o Senhor. Maior em todas as coisas, sobretudo no amor. Ora, se o amor de Salomão, isto é, se o amor do homem, que é pequeno, jamais acaba, quanto mais o Imensurável Amor do Senhor Jesus Cristo, que é eterno e infinitamente MAIOR!

Minha oração e considerações finais: Ao Deus Eterno; Deus de Amor Eterno; Deus que é Amor; Deus Salvador cuja Salvação é feita no, com e pelo seu Inefável Amor, portanto, Eterna; ao Deus de Salomão, que o amou para sempre, e que o salvou, e que o levou, bendito, para o Paraíso; a este Deus meu e Salvador meu eu dedico e consagro este artigo, na insopitável esperança de gozar, juntamente com Salomão e com todos os santos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro, a Bem-aventurança Eterna. Em Nome do Senhor Jesus Cristo, o meu Deus Bendito Eternamente. Amém (Rm.9:5).

Lázaro Justo Jacinto


Autor: Lázaro Justo Jacinto


Artigos Relacionados


Nós Temos A Mente De Cristo.

Não Temais

Mudança Radical

A Palavra De Deus é Segurança E Repouso Humano.

Cocaína Na Cintura

Incentivos

Miséria E Fartura