Precipitação Mensal, Em Coromandel - MG, No Período De 1978-2001



Resumo

Os atributos climáticos têm recebido especial atenção em estudos de áreas das ciências aplicadas, pois influenciam de forma direta e indireta o comportamento da vida na terra. Dentre as diversas variáveis climáticas encontra-se a precipitação pluviométrica que é uma das principais variáveis utilizadas em projetos urbanos, agrícolas e ambientais e devida sua importância, este atributo climático é objeto de diversos estudos científicos que visam caracterizar o seu comportamento.

O objetivo deste trabalho foi contribuir com o estudo sobre o comportamento da precipitação pluviométrica mensal na cidade de Coromandel-MG.

Foram utilizados dados de precipitação mensal referente ao período de janeiro de 1978 a dezembro de 2001.

Introdução

Uma das grandes preocupações da comunidade científica, na última década, diz respeito às alterações climáticas e suas conseqüências para a humanidade. A chuva é um dos elementos climáticos mais diretamente relacionados à produção agrícola, devido ao seu caráter aleatório, aumentando, em conseqüência, os riscos na programação das atividades do setor agrícola (MELO JUNIOR et al, 2006).

A precipitação pluviométrica tem grande importância na caracterização do clima de uma região, interferindo nas alternâncias de rendimento das culturas e na construção civil (VIEIRA et al., 1994; SILVA et al., 2003).

Segundo Botelho e Morais (1999), o conhecimento do comportamento das precipitações pode fornecer subsídio para determinar períodos críticos predominantes na região, tendo-se condições de fornecer informações que visem a reduzir as conseqüências causadas pelas flutuações de chuva e secas.

Este trabalho visou contribuir com o estudo sobre o comportamento da precipitação pluviométrica mensal na cidade de Coromandel-MG.

Material e Métodos

Para a realização deste trabalho foram utilizados dados de precipitação do período de janeiro de 1978 a dezembro de 2001 do posto pluviométrico da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), localizado no município de Coromandel (Lat. 18º33'34"S; Long 46º48'01"W; alt. 1100 m.).

Segundo a classificação dos macroclimas do Brasil elaborada por Köppen, o município de Coromandel está localizado em uma região de clima mesotérmico, de variedade Aw, com inverno seco e temperatura do mês mais quente maior que 22ºC, que abrange partes das regiões centro-oeste, e sudeste do país.

Este tipo de clima é caracterizado por apresentar duas estações bem definidas: verão chuvoso que se estende de outubro a abril/maio e uma estação seca, com duração média de quatro a cinco meses, compreendida entre os meses maio/junho a setembro. De acordo com os dados da Tabela 1, percebe-se que 88% das chuvas está concentrada no período de outubro a março e apresenta uma baixa concentração pluviométrica nos três meses predominantes da estação seca: junho, julho e agosto.

A precipitação média anual em Coromandel, para o período analisado (1978 a 2001), foi de 1.638,2 mm. Os meses mais chuvosos são os de dezembro e janeiro, com 330,4 e 319,7mm respectivamente. Os mais secos e de menores totais pluviométricos são junho e julho, com 10,9 e 8,5 mm respectivamente. Em 1983 e 1992 ocorreram as maiores precipitações anuais, com totais acumulados de 2.337,8 e 2.360,5 mm, respectivamente. As menores ocorreram nos anos 1984 e 1990 com total acumulado de 1.165,8 e 1.092,7 mm respectivamente.

Para melhor compreensão do comportamento da precipitação pluviométrica mensal elaboraram-se as tabelas de 2 a 13, obedecendo o intervalo de classe de 50 mm, agrupando-se as classes superiores a 200 mm. Esses intervalos foram fixados arbitrariamente.

Faça o download completo do artigo para continuar lendo.


Autor: Jairo Pinheiro


Artigos Relacionados


Salinidade Em áreas Irrigadas: Origem Do Problema, Conseqüências E Possíveis Soluções

Aspectos Da Irrigação Em Citros

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica

TÉcnicas De Preditiva Na GeraÇÃo De Energia

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

A Função Da Escola E Da Educação

Você Já Parou Para Pensar Sobre O Aquecimento Global?