Divulgue a sua marca ao inves do seu produto



Se você é um empreendedor, pode ou não compreender a importância do branding pessoal. Se você é proprietário de uma pequena empresa ou um representante independente, a marca é mais importante do que você pensa. Quando eu era um pequeno empresário, eu não pensava sobre branding. Eu pensava que esse negócio de marca era apenas para grandes corporações. Bem, hoje, a internet permite que qualquer um possa se divulgar como uma marca, tal qual fazem as grandes corporações.


Todos os anos, bilhões de dólares são gastos em publicidade para que o público seja capaz de  reconhecer uma determinada marca na hora de comprar um produto. Agora que a internet está aí, todos nós detemos esta mesma capacidade de nos divulgarmos como marcas pessoais, assim como qualquer empresa. A única diferença é que podemos fazê-lo gratuitamente.


Todos nós já ouvimos os termos 'branding' e 'campanha de marca' usados na arena do marketing na Internet, mas o que exatamente significa isso? Isso significa que com o poder da Internet e dos sites de mídia social, podemos competir com os grandes caras lá fora sem gastar nenhum dinheiro.

Branding pessoal é uma maneira de fazer você se destacar da multidão. O objetivo é sempre se destacar, estar acima e ser reconhecido. O objetivo do branding pessoal é divulgar você como marca, e não o seu produto. Assim, nasce a marca "Você". Ela permite que você crie e lance outros produtos sem ter que iniciar a sua campanha de marca a cada nova vez. Cada novo produto será simplesmente um outro produto da marca "Você". Esta é uma das principais vantagens de se estabelecer-se como um guru, uma celebridade em seu campo.

 
Há várias coisas que você pode fazer que vão ajudar a estabelecer você como uma marca reconhecida. Uma coisa interessante é ter um logotipo. Pense na Coca Cola ou na Nike. Você reconheceria as logos destas marcas imediatamente em qualquer lugar. Se você é um designer gráfico, pode, é claro, desenhar seu próprio logotipo. Se você for como a maioria de nós, terá que encontrar um designer gráfico para fazer um para você. Pense nisso como uma despesa de uma única vez, que terá valor para sempre. Use este logotipo em todas as suas comunicações.

Outra maneira de se divulgar como uma marca é usar sua própria imagem como parte da sua estratégia de marketing. Isso vai ajudar a estabelecer "você" como o "guru". Use com freqüência um slogan que remeta à sua atividade.  Um slogan deve ser curto e direto ao ponto. Um slogan pode ajudar a posicionar a sua marca, e deve ser usado tão frequentemente quanto possível.


Como proprietários de pequenos negócios, nós apenas não dispomos desses belos orçamentos de vários milhões para publicidade que os grandes têm, mas podemos usar algumas das mesmas estratégias de marca que fizeram os grandes caras. Se ver e se divulgar como uma marca, ao invés de seus produtos, vai ajudar a lhe estabelecer como uma autoridade em seu campo e, assim, aumentar os seus rendimentos.


Autor: Aldo Wandersman


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