Risco econômico



26 de Julho de 2012

Sergio Shmayev* 

Atualmente, estamos vivendo um momento de grande turbulência internacional - os maiores expoentes dessa crise são os países europeus, mas ainda podemos afirmar que como reflexo da crise ocorrida nos Estados Unidos em 2008, houve contaminação do mundo todo – e ainda sofremos as consequências dela. Sobre esses reflexos, na atualidade, podemos citar como exemplo a atual crise espanhola. 

Quando um país entra em profunda dificuldade financeira, esta dificuldade inicialmente afeta todos os indivíduos e instituições daquele país, mas, não raramente, há o contagio que se espalha para países que se relacionam com a nação em crise, ou seja, que possuem investimentos diretos ou indiretos, relações comerciais de exportação e importação e todos os tipos de trocas ficam afetados, seja de mercadorias ou serviços.

 O risco econômico é aquele que envolve questões macroeconômicas. Ele afeta todos os agentes econômicos de uma nação ao mesmo tempo, independente do setor e da estratégia de atuação destes agentes, sejam pessoas, empresas e/ou instituições. Assim como o risco estratégico, também está vinculado às condições econômicas do entorno, tais como política econômica dos Governos, eventos políticos, tratados internacionais, crises econômicas globais ou locais, etc.

 Também é chamado de risco de conjuntura, este tipo de risco é baseado em um conceito mais profundo e está relacionado ao impacto das variações de ordem econômica (inflação, taxa de juros, etc.) sobre as operações de uma corporação como um todo. Desse modo, o risco econômico está frequentemente ligado aos efeitos indiretos do impacto das oscilações do sistema econômico sobre pessoas e instituições.

Nesse sentido, é fundamental que o indivíduo comum acompanhe as mudanças e movimentações na economia nacional e internacional - isto pode ajudar até mesmo o pequeno investidor a direcionar onde e como investir, quais gastos antecipar ou cancelar e, de maneira geral, como se antecipar às mudanças.

Sergio Shmayev é engenheiro, físico e professor em instituições como BSG DuoPrata Treinamentos, BM&FBovespa e outras nos cursos de Matemática, HP12c, Derivativos, Finanças, Vendas, Riscos e Preparatórios para as Certificações PQO BM&FBovespa, Anbima CPA20, CPA10 e CEA e CFP® - Certified Financial Planner.

®Todos os direitos reservados

 


Autor:


Artigos Relacionados


A Crise Na Terra Dos Deuses

A União Européia E A Atual Crise Financeira Da Grécia

China: A Segunda Maior Potência Do Mundo

Como As Olimpíadas Influenciam A Economia Na China

Capitalismo Ou O Que?

"investimentos No Brasil"

Como Comprar Na Europa Em Tempos De Crise