Quando devemos mudar as pastilhas de travão?



As pastilhas de travão são um componente fundamental no sistema de travagem dos carros e delas depende, em grande medida, a nossa segurança na estrada. Na verdade, as pastilhas de travão são tão importantes que foram incluídas nas peças que se submetem à inspeção técnica obrigatória, que todos os veículos devem realizar periodicamente.

Em essência, as pastilhas de travão são umas placas de metal retangulares ou semiesféricas cuja função é exercer fricção sobre os discos de travão. Dependendo da pressão realizada, reduzem a velocidade dos pneus ou imobilizam-nos por completo. Como se pode pressupor, a fricção entre a superfície da pastilha e o disco de travão acaba por provocar desgaste, daí ser necessário fazer a sua revisão com uma certa frequência e proceder à sua substituição se for caso disso.

Os diferentes tipos de pastilhas de travão e a sua duração  

Atualmente existem diferentes tipos de pastilhas, umas mais duradouras que outras. As pastilhas metálicas ou semi-metálicas são compostas por materiais como ferro e costumam ser muito resistentes ao longo do tempo, mas libertam uma grande quantidade de calor durante a travagem, o que pode danificar outras peças do automóvel. Por outro lado, as pastilhas orgânicas e as de cerâmica oferecem uma maior aderência ao travar e libertam menos calor, porém, são trocadas com mais frequência

Regra geral, as pastilhas metálicas ou semi-metálicas costumam ter uma vida útil que se estende aos 15.000 quilómetros, enquanto as pastilhas orgânicas ou de cerâmica costumam durar 10.000 quilómetros. Não obstante, estes não são mais do que valores indicativos já que a duração das pastilhas de travão vai depender realmente da forma como se conduz. Por exemplo, se travar de forma brusca ou se for necessário percorrer estradas muito sinuosas e a descer, este componente será submetido a um maior desgaste.

Os sinais de advertência  

Existem alguns sinais que vão ajudar a saber quando é necessário mudar as pastilhas de travão. Um sinal inequívoco de que algo funciona mal é o aumento da distância de travagem. Neste caso, se escutar um barulho invulgar ao travar, quase sempre com um tom metálico, pode ser que o revestimento das pastilhas esteja desgastado e, como tal, deverão ser mudadas imediatamente.  

Não obstante, a maioria dos carros modernos possui um sistema de alerta que o avisará de forma automática antes de colocar a sua segurança em perigo. Normalmente acende-se um sinal luminoso para indicar que o estado das pastilhas e que chegou a hora de mudá-las.  

 


Autor: José Couto


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