O surgimento da cultura alienígena



O surgimento da cultura alienígena. 

O meu “bem local”, quando se pretende universal, é ninho de nazismos, fascismos e afins, ou seja, autoritarismo. Nenhuma possibilidade de discussão questionamento ou afirmação em contrario. Unanimidade alcançada à custa de coerção ideológica, ou aprofundado estado de inatividade (niilísmo), são ambientes propícios para o surgimento das chamadas culturas de massa ou Indústria Cultural, uma forma de coisificação do indivíduo submetido a um querer alienígena a si, sob o qual ele, sem perceber, se porta como um hospedeiro de culturas que não foram o resultado daquele processo de busca particular de identidade, mas, que, de uma só vez, já vieram prontas para o consumo, embaladas à vácuo em sua mente nula, com manual do proprietário bilíngui e tudo. Respondendo pra você quem é você, quando você mesmo não quer saber.              

A divergência entre as formas do existente, no outro e em mim, permitiam uma experiência dialética da vida, seguida de produção de conhecimento. Sem o outro não aprendemos nada de novo.

 O fim da razão cultural.

 A massificação da vida acabou com a produção de modos. Uma vez que nos são impostos, a própria percepção de mundo fica comprometida. Por que percebemos o mundo como nos dão para perceber? Com as regras já bem definidas (sem possibilidade de contradição), torna-se impossível a produção de percepções novas. Assim fica claro que o nascimento da industrialização dos meios de comunicação foi ao mesmo tempo, a morte da cultura como produção e a consagração da mimetização do processo cultural industrial alienígena.

 


Autor: Rafael Da Silva Tinoco


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

Desilusão

Ciúme Possessivo

A Destinação Da Sabedoria

Poderia Ser Diferente (poema)

Um Dia Sem Você

Inexplicável