Gestação na adolescência



A gestação é um ato fisiológico muito delicado, o corpo sofre modificações excepcionais, tudo se transforma; o corpo e até mesmo o emocional. Por isso deve-se manter não somente uma alimentação saudável como também um emocional equilibrado. De todas as transformações que ocorrem na gestação ela por si só pode se complicar, ainda mais quando a gestação ocorre na adolescência.

O número de gestações na adolescência tem aumentado nos últimos anos no mundo todo. Essa situação suscitou interesse em pesquisas que abordam os diversos aspectos desse problema, como os aspectos clínicos, nutricionais e psicológicos.

Em nosso meio, um estudo feito com 100.000 recém-nascidos brasileiros em 1985 mostrou que 14,5% tinham mães com idade inferior a 19 anos e mais de 90% delas tinham baixa condição socioeconômica. Os riscos associados à gravidez, na adolescência, tais como prematuridade, baixo peso ao nascer, anemia, distúrbio hipertensivo especifico da gestação e complicações do parto foram durante muitos anos atribuídos à imaturidade biológica da adolescente. Atualmente, acredita-se que fatores ambientais desfavoráveis como anemia, deficiências nutricionais, desnutrição, tabagismo, escolaridade, instabilidade emocional, marital e familiar são os fatores determinantes das principais complicações da gestação na adolescência. Entretanto, as adolescentes com menos de 15 anos e idade ginecológica menor que 2 anos apresentam prognostico desfavorável independentemente dos fatores de risco associados, devido ao seu próprio crescimento e à sua imaturidade biológica. Nessas meninas, apesar de o crescimento linear já estar desacelerado, ainda está ocorrendo importante crescimento dos ossos não longos, principalmente o osso pélvico. Esse grupo necessita de cuidados especiais, incluindo apoio psicossocial, atenção medica e nutricional.

A gestação quando ocorre na adolescência, deve-se ter uma maior atenção, pois é nessa fase que o organismo está se modificando, a necessidade energética e nutricional é maior, por isso a demanda de nutrientes deve ser maior, já que o organismo necessita em triplo de nutrientes tanto para a adolescente que ainda está crescendo como para o bebe que esta se desenvolvendo. Gestação na adolescência é perigoso por isso nunca deixe de ir ao obstetra e principalmente ao nutricionista.


Autor: Letícia


Artigos Relacionados


Gravidez Precoce E PromoÇÃo Da SaÚde

Diabetes Mellitus Na Gestação E A Responsabilidade Do Enfermeiro Obstetra Como Membro Da Equipe Multiprofissional.

Gravidez Na Adolescência E Fatores De Risco Entre Filhos De Mulheres Nas Faixas Etárias De 10 A 14 Anos E 15 A 19 Anos Em Juiz De Fora, Mg

Acupuntura E Moxabustão Para O Bebê Sentado (pélvico)

Processo De Diabetes Na Gestação

Gravidez Na Adolescência: Motivos E Percepções De Adolescentes

Fatores Que Influenciam A Ocorrência De Partos De Alto Risco Em Adolescentes Atendidas Em Um Hospital Público De Feira De Santana-ba