Projeto Psicopedagógico: Assembléia Cidadã



PROJETO PSICOPEDAGÓGICO: ASSEMBLÉIA CIDADÃ.

Desenvolvimento do Projeto: Magda Maria Dantas Calíope Sobreira, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA- Universidade Estadual Vale do Acaraú) 

Proposta originalmente concebida em janeiro de 2001 

O projeto psicopedagógico Assembléia Cidadã, tem por objetivo principal, um levantamento concreto das atividades sociais desenvolvidas em prol da população, pela Câmara dos Deputados do Estado Ceará.

         É fato notório que a Assembléia Legislativa é conhecida e reconhecida como “A Casa do Povo”. Portanto, se constitui numa instituição pública aberta a qualquer cidadão brasileiro, especialmente o cidadão cearense, por tratar-se da Assembléia Legislativa estabelecida nesse estado.

         Partindo dos princípios que regem as normas da constituição brasileira e do estado do ceará, queremos propor o desenvolvimento de um trabalho de cunho sócio-educacional e político, que referende todos os direitos adquiridos pelo cidadão perante essa casa.

         O projeto se propõe a estabelecer uma sala cidadã dentro das dependências da Assembléia Legislativa do Ceará. Nesta, serão levantados dados e informações sobre todos aqueles cidadãos que procuram algum tipo de ajuda ou orientação de seus seletos membros efetivos, na pessoa dos deputados estaduais, seus assessores e demais contingente de funcionários que compõe a sua rotina de trabalho.

         O papel do profissional especialista em psicopedagogia institucional, no contexto dessa instituição, é o de mediador no âmbito das relações e vínculos estabelecidos entre os membros da instituição e a população que vem à sua procura, com o intuito de resolver ou amenizar problemas de ordem econômica, política e sócio-cultural. 

         Incorporando o papel de articulador das relações estabelecidas entre os dois lados que contrabalançam os interesses políticos e sociais da instituição, o psicopedagogo procura detectar as distorções, os entraves e dificuldades que se colocam entre esses dois pontos extremos. Equilibrando as diferenças e compatibilizando os interesses envolvidos nesse processo relacional.

         A função da psicopedagogia no desenvolvimento desse projeto é a de avaliadora das relações de aprendizagem construídas entres essas duas forças que se encontram em pólos opostos, mas que, juntas, realizam a dinâmica das relações sociais.

         Nesse interjogo relacional, a figura do político, o papel que incorpora no contexto da dinâmica político-econômica e sócio-cultural, como instrumento a serviço da defesa dos interesses do cidadão e, por conseguinte, da manutenção e preservação do seu direito máximo adquirido, o direito à cidadania, deve ser desmistificado, tornando-se perfeitamente compreensível e acessível ao conhecimento de qualquer cidadão. 

         O trabalho psicopedagógico se instaura a partir do momento em que as forças de ponta se unem em torno de um mesmo objetivo: a defesa da cidadania. Para tanto é preciso que se façam cristalinas as reais intenções dos membros da instituição, dentro do processo e encaminhamento das questões sociais. É preciso que se exponham as feridas para que se possa intervir com o “cuidado”, um cuidado holístico que vise a integração do homem à sociedade, de forma ampla e absoluta.

         Entre muitas perguntas a serem respondidas e questionamentos a serem levantados acerca do papel da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, é: “O que o povo espera dessa instituição e o que, concretamente, dela recebem?

Proposta de trabalho

1.Implantação da Sala Cidadã :      

A sala cidadã se constituirá num instrumento de defesa da cidadania, atuando como mediadora nas relações sociais estabelecidas entre o cidadão do povo e a Assembléia Legislativa: 

a)     Atuação psicopedagógica: 

Ficará a cargo do especialista em psicopedagogia clínica e institucional, destacado para o desenvolvimento do projeto, a articulação dos recursos, humanos e materiais, necessários à sua implementação. Os focos de atenção dos trabalhos serão voltados para dois setores principais: o atendimento ou atenção primária ao cidadão e o papel do parlamentar dentro processo social.

No atendimento ou atenção primária ao cidadão, serão focalizadas as questões mais diretamente ligadas à prática assistencial, prestada ao povo, pela instituição. Levando em consideração a natureza e a extensão de sua abrangência na vida sócio-econômica, política e cultural do cidadão.

Na questão da desmistificação da figura do parlamentar dentro processo das relações sociais com os cidadãos do povo, o que se pretende é o esclarecimento à população sobre as responsabilidades advindas da função e do papel incorporado pelo parlamentar, que hora se intitula seu representante legítimo na instituição denominada de “casa do povo”.

 

b)     A intervenção psicopedagógica:

 

No reconhecimento da história de vida dos cidadãos que procuram essa instituição pública, o psicopedagogo busca dimensionar o impacto das aprendizagens desenvolvidas, por ocasião do estabelecimento de uma relação vincular entre o homem (e a mulher) do povo e a instituição. O propósito maior é a valorização desse, independente da sua condição, seja de ordem econômica, social, política, religiosa, cultural e educacional.

 

 

Desenvolvimento de estratégias e ações integradas :

 

1. Levantamento do histórico do cidadão que procura a Assembléia Legislativa :

 

a)   De onde vem? A que região pertence?

b)   Qual é o seu nível de escolaridade?

c)   Qual a sua classe social?

d)   Quais são as suas condições de vida atual?  (sócio-econômica e cultural)

e)   Qual o nível de conhecimentos e informações que possui sobre política e cidadania?

f)    Que informações possui a respeito da instituição Assembleia Legislativa?

g)  O que o trouxe à Instituição? O que espera encontrar ou receber?

h)  Que caminhos percorreu até chegar à instituição (que pessoas, órgãos ou empresas o ajudaram ou orientaram na busca à instituição)?

 

2. A realidade do atendimento dispensado ao cidadão

 

a)   Que setor da Instituição é responsável pelo atendimento ao cidadão do povo?

b)   Há um local e equipe de trabalho, específicos, para recepcionar o cidadão?

c)   Que tipo de ajuda ou serviços a instituição oferece ao cidadão do povo?

d)   Como funciona o atendimento ao cidadão, pela figura do parlamentar:

  • Quem intermedia a relação povo X Deputados, na Assembleia Legislativa (Assessores? Assistentes? Profissionais preparados para realizar um atendimento humanizado ao cidadão?)
  • Qual a disponibilidade de horários dispensados a esse atendimento?
  • Como é o ambiente físico destinado aos encontros entre o parlamentar e o cidadão? Que condições de conforto lhe são oferecidas?
  • No trato com o cidadão, como o parlamentar o recepciona? Qual a atenção que lhe é destinada?
  • O que permeia a relação entre o parlamentar e o cidadão do povo?

 

 

3. Implementação de mudanças

 

a)       Reestruturação do atendimento ao cidadão


Autor: Magda Dantas Calíope Sobreira


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