Aparelhos dentários - ortodontia
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que estuda, trata e corrige dentes. Os problemas principais que podem ser corrigidos através da ortodontia são "dentes apinhados", diastemas ou espaços entre os dentes, retrognatismo ou "dentes de coelho", prognatismo, quando os dentes inferiores estão à frente dos superiores. Esta disciplina visa também corrigir e melhorar a estética da pessoa. O objectivo é que o sorriso se torne agradável e cativante. Desta forma o paciente recupera a auto estima e as probabilidades de sucesso pessoal e profissional são maiores.
Os aparelhos dentários podem ser fixos ou removíveis e existem vários tipos de aparelhos ; aparelhos convencionais, sistema Damon, aparelhos invíveis ou Invisalign.
Neste artigo vamos descrever o aparelho dentário mais utilizado, o aparelho dentário convencional.
É composto por elásticos, brakets e fios. É também um aparelho fixo. Não pode ser retirado pelo paciente.
É colado aos dentes com compósito ou substâncias adequadas. Os fios passam entre os brackets e ajudam a mover os dentes para o lugar correcto. Este mover de dentes é uma força suave feita pelo dentista nas consultas de controlo. O tempo do tratamento ortodôntico é geralmente de um ano a dois anos dependendo da mal formação a corrigir.
Autor: Vita
Artigos Relacionados
Implantes Dentários
Branqueamento Dentário
Dentes Alinhados Sem O Uso De Aparelhos Fixos
Confira As Diferenças Entre Odontologia E Ortodontia
Aparelhos Odontológicos De Silicone Previnem E Corrigem Dentes Tortos Em Crianças
Implantes Dentários Na Terceira Idade
O Dentista E A Importância Da Consulta De Rotina