Contabilidade gerencial



CONTABILIDADE GERENCIAL

 

OLIVEIRA, Marina Bergamo Gonçalves de. et. al. A importância da Contabilidade Gerencial na Tomada de Decisão nas Empresas; Revista Eletrônica CRCRS, Campo Grande - MS, , nº 11, página1 a 6 , Setembro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 23 maio. 2010.

 

Tatiane Ismael

Mauro Lorençatto (orientador)

Faculdades Integradas Machado de Assis – Ciências Contábeis – 2°semestre.

 

As autoras deste artigo são acadêmicas do curso de Ciências Contábeis da UNIDERP – MS: Marina Bergamo Gonçalves de Oliveira,  Samira Mahmede de Oliveira, Simone Mahmede de Oliveira, com orientação de Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo, Contadora – CRCMS 8.469, especialistaem Contabilidade Gerenciale Financeira.

A obra A importância da Contabilidade Gerencial na Tomada de Decisão nas Empresas ressalta a importância da Contabilidade Gerencial em uma empresa para melhor planejar e controlar as atividades empresariais, com dados e funções básicas para o sucesso da Contabilidade Gerencial. O assunto abordado é de extrema importância para os usuários, ou seja, empresas, gerentes, administradores para operações diárias e futuras e desenvolvimento de estratégias.

De acordo com as autoras a tarefa dos contadores de fornecer informações tem três fases:

a)        Registro: permite que partes externas e internas avaliem o desempenho e a posição organizacional;

b)        Direção e atenção: ajuda a lidar com importantes aspectos das operações com a devida rapidez para que possam tomar medidas eficazes com um planejamento sensível.

c)        Solução de problemas: envolve a quantificação concisa dos méritos relativos de possíveis alternativas de ação, muitas vezes com recomendações para o melhor procedimento.

A contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos de uma empresa. A informação gerencial é uma fonte de decisão e controle que produzem informações que ajudam as empresas a tomar melhor decisão e aperfeiçoar os processos. Todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil é feito sob medida para que a administração os utilize na tomada de decisões.

De acordo com as autores a Contabilidade Financeira objetiva relatar os resultados das operações da empresa de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade. Baseia-se em resultados passados, contribuindo assim a contabilidade gerencial, que trabalha com o planejamento de operações futuras na busca de otimização de resultados.

Na Contabilidade Gerencial as principais ferramentas utilizadas são: fluxo de caixa, técnica de analise de investimento, analise das demonstrações contábeis planejamento tributário, gestão de estoques, controle de contas a pagar e controle de contas a receber e controle dos bens do ativo imobilizado.

Ao analisar o artigo, percebe-se contabilidade gerencial é muito importante para o sucesso de uma empresa, principalmente para os gestores melhorarem o planejamento, organização e controle de todos os movimentos da empresa. Fornece dados importantes para o desenvolvimento da organização.

As informações contábeis contem informações que atendem a necessidade dos gestores na tomada de decisão e planejamento, proporciona um controle mais preciso das informações passadas e futuras, sem susto no final do período.

A função da contabilidade é de atender as necessidades de informações, planejamento, controle, para que o gestor possa determinar de forma certa e precisa onde cada dado será utilizado e como colocá-lo em pratica da melhor maneira.

Dentro da empresa, pequenas funções contábeis como fluxo de caixa, técnica de analise, demonstrações contábeis, controle de estoques, controle de contas a pagar e receber, controle de estoque, trazem resultados significantes nas operações empresariais e no processo de solução de problemas. Esse controle ajuda unir dados para melhor coordenar as decisões e avaliar o desempenho da organização.

 

O papel do contador no processo de solução de problemas é de extrema importância, pois é ele o responsável pelas informações e dados validos, exatos e pertinentes que interessam ao controle da empresa.

A mais importante função gerencial é o fornecimento de informações para o processo de tomada de decisão. As informações gerenciais participam do controle operacional, controle estratégico e administrativo, custeio de clientes e produtos. As informações gerenciais são diferentes para cada nível operacional: para o operador, ajuda a melhorar e controlar as operações; para o gerente auxilia nos planos e decisões; já para o executivo ajuda no resumo das transações e eventos com cada operados; para os executivos seniores monitora indicadores não financeiros sobre cliente e mercado, produtos e serviços, qualidade e tempo de processamento.

A contabilidade gerencial vai alem de cálculos simples, é uma importante ferramenta de gestão. Os gestores devem tirar todo proveito das informações contábeis para se destacarem da concorrência.

Sem um controle contábil a empresa não tem  sucesso e nem controle de suas contas.

É um artigo bem elaborado, com palavras de fácil entendimento e que permite um aprendizado preciso. Estou de total acordo com o estudo das autoras e acredito que a Contabilidade Gerencial é de muita importância e de total necessidade para o sucesso de uma empresa.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Contabilidade Aplicada: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Industrial

Contabilidade Gerencial E A Sua Contribuição Para á Sustentabilidade Empresarial

Contabilidade Gerencial Aplicada As Micro E Pequenas Empresas No MunicÍpio De Wanderley - Bahia

Monografia - A Tecnologia E O Sistema De Informação Aplicados Na Gestão Contábil

Análise De Balanço - Por Que Utilizar Esta Ferramenta?

Relatório Final De Estágio - Uma Abordagem Sobre Os Controles Dos Lançamentos Contabeis

As Diferenças Entre As Normas Contábeis E Fiscais Decorrentes Da Introdução Das Normas Internacionais De Contabilidade (normas Do Comitê De Pronunciamentos Contábeis – Cpc) Aplicáveis Ao Ativo Imobilizado, Intangível E Investimentos