O uso do bafômetro



Desde 2008 houve uma modificação na lei de trânsito. Popularmente conhecida como lei seca, a nova lei visa a diminuir os acidentes no trânsito das grandes cidades, nos quais o álcool é vilão. Um aparelho que auxilia a determinação da quantidade de bebida ingerida pelo motorista é o bafômetro. Policiais que fazem blitz possuem kits com canudos descartáveis e um bafômetro digital.

O Bafômetro utiliza-se do ar que o motorista sopra através de um canudo. A quantidade de álcool contida no sopro do indivíduo está diretamente relacionada à do sangue, uma vez que os pulmões são os responsáveis pela troca de concentração dos gases oxigênio e carbônico, contidos no ar exalado. A confiabilidade de um bafômetro reside na velocidade com que o álcool é absorvido pelo organismo. O processo é tão rápido que a concentração de álcool no sangue e nos pulmões são a mesma, o que leva o álcool ao sopro.

Ao passar pelo canudo, o sopro será combinado quimicamente com uma solução dentro do bafômetro. Essa é a grande vantagem desse aparelho criado pelo médico Robert Borkenstein, que data de 1954. Quando o álcool ingerido combina-se com uma solução ácida presente, uma coloração é apresentada, sendo então possível determinar a quantidade de álcool presente no sangue.

O individuo que possui de 0,1 a 0,5 gramas/litro de etanol no sangue não aparenta estar alcoolizado. A alteração da realidade de alguma forma e o comprometimento de julgamentos aparece a partir da acusação superior a 0,5 gramas/litro no bafômetro, podendo variar de organismo a organismo.

Uma alternativa segura é manter um bafômetro pra uso pessoal, dentro do carro, próximo à caixinha de primeiros socorros para saber quando o álcool já perdeu seu efeito para que o motorista possa dirigir. O mercado oferece diversos tipos com preços acessíveis. É uma forma de se manter dentro da lei, mas mais precisamente, seguro.

Outro aparelho bastante usado durante as noites é o decibelímetro digital. Na animação da balada, pode-se não perceber, mas o barulho das músicas  pode ultrapassar o nível permitido pelos nossos ouvidos, e esse aparelho deveria ser indispensável nas casas noturnas, porém somente a minoria usa, essa mistura de som e a animação coletiva podem ser fatores que induzem à ingestão de bebidas álcoolicas. Um decibelímetro digital fornecerá uma medida de ruído na qual ainda seja saudavel permamencer no local. Além do mais, servirá de alerta pra se saber se a alteração de julgamento e a percepção da realidade são efeitos do local ou da bebida.  

A medida de adoção da lei seca, apesar de não ser recente é ainda polêmica. Os valores permitidos de concentração de álcool no sangue variam de país pra país. Mas pesquisas comprovaram uma diminuição de acidentes e mortes causadas pelo álcool. Propagandas que incentivam o consumo responsável e a carona ou mesmo a utilização dos serviços de táxi visam a uma chamada para uma maior conscientização do dever individual e coletivo. Melhor que não perder a festa, é voltar pra casa seguro.

Download do artigo
Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


O Luxímetro E O Bafômetro Digital Já São Considerados De Uso Doméstico

Detector De 4 Gases: O Meio Ambiente Em Controle

Breves Relatos Sobre O Artigo 306 Do Código De Trânsito Brasileiro

Variações De Medidas: Usos De Termômetro Laser E Etilômetro

Os Efeitos (defeitos) Da Lei Seca

Fazer Ou Não Fazer?

AdolescÊncia Em Uso De Álcool E Drogas