Decibelímetro: a medição do ruído



Um decibelímetro é um aparelho que se utiliza para medir o ruído em um meio. Sua praticidade é tamanha que o comércio oferece diversos tipos, de variadas formas e funções. Aplicado em primeira instância em um meio de trabalho, um decibelímetro digital estende-se também para uso pessoal e doméstico.

As pessoas que moram próximas à construções sabem bem como é conviver com ruídos. As obras são incessantes e incomodam bastante. Mas além do incomodo, há também uma preocupação extra, embora primordial: a saúde dos envolvidos.

Todo o barulho de um meio pode ser prejudicial e algumas vezes até mesmo irreversível no que diz respeito à saúde auricular. Isso se deve ao fato de que os ouvidos são sensíveis a variações muito extremas de ondas sonoras. Fora de determinados limites de frequências, o som pode danificar o aparelho auditivo. Desse modo, o uso de um decibelímetro se faz eficaz.

Um decibelímetro tem acoplado um microfone interno que recebe o som e o qualifica mais comumente em unidades de decibéis (dB). O fenômeno através do qual se explica o funcionamento de um decibelímetro é conhecido pelo nome de ressonância.

O aparelho contém um oscilador interno que vibrará na frequência do som que lhe chega da leitura do microfone. Por ressonância, esse oscilador interno vibrará com a energia oriunda externamente e o aparelho estará apto a fazer a leitura.

A variedade destes aparelhos existentes no mercado consiste na diversificação de suas funções. A faixa de preços que se encontra é também ampla, mas condizendo com suas aplicações. De modo geral oferecem visor digital, uma escala na qual o aparelho opera e sua precisão. A escala varia de modelo pra modelo, mas é comum operar entre 30 dB e 130 dB. Isso devido ao fato de que nem toda intensidade sonora é audível aos ouvidos humanos. Algumas faixas são emitidas e mesmo percebidas somente por animais, como morcegos e cachorros.

A precisão do decibelímetro digital também é variante no que concerne à indústria. Mas é comum aparelhos que oferecem precisão de mais ou menos 1,5 dB. Uma acusação igual ou superior a 120 dB é prejudicial aos ouvidos. 

Download do artigo
Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


A Importância Do Decibelímetro E Do Dosímetro De Ruído Nos Dias Atuais

Aprendendo Ciência Com Dispositivos: O Bafômetro E O Decibelímetro Digital

Atenuação De Protetores Auditivos: O “método Longo” é Confiável?

Dosímetro E Luxímetro Digital: Medições De Ruído E Quantidade De Luz

O Uso Do Bafômetro

Dosímetro: Tipos E Funções

Como Medir O Ruído De Fundo?