Dosímetro e luxímetro digital: medições de ruído e quantidade de luz



A radiação que se recebe no dia a dia é uma das principais causas de câncer no mundo. Muitas pessoas estão expostas diariamente à radiação, seja a solar, seja a de lâmpadas comuns. A longa exposição a esse tipo de radiação pode induzir a um câncer, principalmente o de pele, e isso se dá principalmente em pessoas mais idosas, visto que sua exposição foi ao longo de anos. Um luxímetro digital se faz assim útil por permitir uma medição da quantidade de luz a que se está exposto. O ruído em excesso também é prejudicial à saúde, e faz-se necessário um dosímetro para controle.

Uma forma de cuidar da saúde é ter à disposição um dosímetro, aparelho responsável por medir a dose de ruído a que se está sujeito. O aparelho auditivo humano é bastante sensível, sendo, portanto preciso cautela ao ser exposto a longos períodos em ambientes de ruídos intensos.

Tais aparelhos se faziam bastante comuns em empresas e locais de construções civis. No entanto, industrialmente, tem sido possível com o passar do tempo uma maior acessibilidade destes dispositivos, tanto em termos de faixa de preços, que se faz cada dia mais extensa, quanto pela praticidade do mesmo. É possível encontrar uma diversidade destes em tamanhos diferentes e também em pesos variados.

O dosímetro opera com um circuito interno que ao receber do meio externo determinado frequência, vibra em ressonância, sendo o aparelho capaz de medir a influência externa pelo sistema interno que possui. O funcionamento de um luxímetro é semelhante pelo fato de também conter um circuito, que opera colocando em prática um fenômeno físico conhecido pelo nome de efeito fotoelétrico, amplamente estudado pelo físico Albert Einstein, o qual lhe rendeu um prêmio Nobel.

No luxímetro, a luz que penetra no sensor arranca elétrons do mesmo, possibilitando que o circuito seja percorrido por uma corrente elétrica. Como o dispositivo possui certa resistência, ao ser percorrido por corrente elétrica, poder-se-á medir seu valor de tensão, que varia conforme a corrente, e essa, conforme a luz incidente.

A importância de obtenção destes aparelhos se justifica pela liberdade de controle que o indivíduo adquire sobre sua própria saúde, controlando o meio em que vive de modo a preservar sua própria saúde.

Download do artigo
Autor: Sonia Sanches


Artigos Relacionados


Luxímetro E Termômetro De Globo: Medições De Exposição De Quantidade De Luz E Temperatura

Os Dispositivos Responsáveis Pela Medição Do Barulho: Decibelímetro E Dosímetro De Ruído

Uso E Funcionamento De Um Luxímetro

A Importância Do Decibelímetro E Do Dosímetro De Ruído Nos Dias Atuais

Decibelímetro: A Medição Do Ruído

O Luxímetro E O Bafômetro Digital Já São Considerados De Uso Doméstico

Atenuação De Protetores Auditivos: O “método Longo” é Confiável?