Educação ambiental



UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED

CURSO DE PEDAGOGIA


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CRATO-CE 2012

                             EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.

Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha

 

CRATO-CE/2012 


1.INTRODUÇÃO

 

 

         O projeto de pesquisa a  seguir  tem como  objetivo  resolver  a problemática   que está na interação   entre cidade  e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes  onde  figura o ambiente natural   ;o da  construção que prepara  o ambiente e elimina  a fauna e a  flora

Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.

        Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização  abrange  o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico   das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem  mais a natureza.

         A temática deste trabalho  foi escolhida para que  possamos compreender que devido a adaptação   intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela  ocupação do homem.

        Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva  ecológica  do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

        O referencial teórico será fundamentado pela  a revista educação Ambiental onde  ela fala  da importância  da  vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando  dessa forma a relação estabelecida  entre ser  humano  e a relação  econômica,cultural e social.

        Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo  entre  ambiente e sociedade,de tal modo que se tem  desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.

“A educação  ambiental tornou-se  lei em 27 de abril  de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A  educação  Ambiental é um  componente essencial e permanente da educação nacional,devendo  estar           presente   de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo  educativo,em caráter formal  e não formal”. 

         A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através  de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica  e divertida  passe uma mensagem significativa  e reflexiva sem  interferir  no meio  inserido.

         Percebendo como as relações sociais podem  ser significativas  para a educação  ambiental pela qual  a comunidade educativa  têm  a tomada de consciência  de sua   realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas  relações e suas causas profundas.

2.OBJETIVOS  GERAIS

          Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que  vincula o educando  com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido  a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais   como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita  transformação. 

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.

 

  • Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.

 

  • Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.

 

  • Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05

 

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO

 

 

        Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

       O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da  natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.

       A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais  com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.

 

“A medida  que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza

                      Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.

                        e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos     em          função        da

                        Tecnologia  disponível.”

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

         Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.

         É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.

 

“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização

                       Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da

                   Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.

                       Processo de concentração populacional nas cidades.

 

   (Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,

                                                   1997.v.9,p.19-  20.texto adaptado)

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

5-METODOLOGIA

  

 

    A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças

De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio  pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.

    Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis  co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.

  Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e  procurar   mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07

 

 

6-CRONOGRAMA

 

 

 

2012.2

2013.1

2013.2

2014.1

 

Levantamento Bibliográfico

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

Construção dos Referências teóricos

 

x

 

x

 

 

 

 

Coleta de Dados

 

 

 

 

 

x

 

 

Análise dos Resultados

 

 

 

 

 

x

 

Redação Final

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

Preparação da Defesa

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

Defesa da Dissertação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

 

 

      Botelho Caio Lóssio

          Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio

Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.

Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.

        

       BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.

Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha

 

 

 

 

 

                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE/2012

 

SUMÁRIO

 

1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03

 

2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04

 

3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04

 

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05

 

5-METODOLOGIA________________________________________________ 06

 

6-CRONOGRAMA_________________________________________________07

 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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1.INTRODUÇÃO

 

 

         O projeto de pesquisa a  seguir  tem como  objetivo  resolver  a problemática   que está na interação   entre cidade  e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes  onde  figura o ambiente natural   ;o da  construção que prepara  o ambiente e elimina  a fauna e a  flora

Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.

        Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização  abrange  o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico   das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem  mais a natureza.

         A temática deste trabalho  foi escolhida para que  possamos compreender que devido a adaptação   intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela  ocupação do homem.

        Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva  ecológica  do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

        O referencial teórico será fundamentado pela  a revista educação Ambiental onde  ela fala  da importância  da  vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando  dessa forma a relação estabelecida  entre ser  humano  e a relação  econômica,cultural e social.

        Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo  entre  ambiente e sociedade,de tal modo que se tem  desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.

“A educação  ambiental tornou-se  lei em 27 de abril  de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A  educação  Ambiental é um  componente essencial e permanente da educação nacional,devendo  estar           presente   de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo  educativo,em caráter formal  e não formal”. 

         A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através  de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica  e divertida  passe uma mensagem significativa  e reflexiva sem  interferir  no meio  inserido.

         Percebendo como as relações sociais podem  ser significativas  para a educação  ambiental pela qual  a comunidade educativa  têm  a tomada de consciência  de sua   realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas  relações e suas causas profundas.

 

 

 

 

 

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2.OBJETIVOS  GERAIS

 

 

          Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que  vincula o educando  com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido  a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais   como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita  transformação.

 

                                                                                                                                                                                                       

 

 

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

  • Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.

 

  • Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.

 

  • Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.

 

  • Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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4-REFERÊNCIAL TEÓRICO

 

 

        Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

       O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da  natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.

       A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais  com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.

 

“A medida  que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza

                      Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.

                        e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos     em          função        da

                        Tecnologia  disponível.”

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

         Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.

         É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.

 

“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização

                       Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da

                   Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.

                       Processo de concentração populacional nas cidades.

 

   (Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,

                                                   1997.v.9,p.19-  20.texto adaptado)

 

 

 

 

 

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5-METODOLOGIA

  

 

    A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças

De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio  pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.

    Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis  co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.

  Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e  procurar   mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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6-CRONOGRAMA

 

 

 

2012.2

2013.1

2013.2

2014.1

 

Levantamento Bibliográfico

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

Construção dos Referências teóricos

 

x

 

x

 

 

 

 

Coleta de Dados

 

 

 

 

 

x

 

 

Análise dos Resultados

 

 

 

 

 

x

 

Redação Final

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

Preparação da Defesa

 

 

 

 

 

 

 

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Defesa da Dissertação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

 

 

      Botelho Caio Lóssio

          Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio

Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.

Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.

        

       BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.

Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha

 

 

 

 

 

                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE/2012

 

SUMÁRIO

 

1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03

 

2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04

 

3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04

 

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05

 

5-METODOLOGIA________________________________________________ 06

 

6-CRONOGRAMA_________________________________________________07

 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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1.INTRODUÇÃO

 

 

         O projeto de pesquisa a  seguir  tem como  objetivo  resolver  a problemática   que está na interação   entre cidade  e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes  onde  figura o ambiente natural   ;o da  construção que prepara  o ambiente e elimina  a fauna e a  flora

Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.

        Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização  abrange  o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico   das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem  mais a natureza.

         A temática deste trabalho  foi escolhida para que  possamos compreender que devido a adaptação   intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela  ocupação do homem.

        Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva  ecológica  do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

        O referencial teórico será fundamentado pela  a revista educação Ambiental onde  ela fala  da importância  da  vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando  dessa forma a relação estabelecida  entre ser  humano  e a relação  econômica,cultural e social.

        Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo  entre  ambiente e sociedade,de tal modo que se tem  desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.

“A educação  ambiental tornou-se  lei em 27 de abril  de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A  educação  Ambiental é um  componente essencial e permanente da educação nacional,devendo  estar           presente   de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo  educativo,em caráter formal  e não formal”. 

         A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através  de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica  e divertida  passe uma mensagem significativa  e reflexiva sem  interferir  no meio  inserido.

         Percebendo como as relações sociais podem  ser significativas  para a educação  ambiental pela qual  a comunidade educativa  têm  a tomada de consciência  de sua   realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas  relações e suas causas profundas.

 

 

 

 

 

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2.OBJETIVOS  GERAIS

 

 

          Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que  vincula o educando  com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido  a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais   como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita  transformação.

 

                                                                                                                                                                                                       

 

 

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

  • Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.

 

  • Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.

 

  • Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.

 

  • Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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4-REFERÊNCIAL TEÓRICO

 

 

        Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

       O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da  natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.

       A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais  com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.

 

“A medida  que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza

                      Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.

                        e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos     em          função        da

                        Tecnologia  disponível.”

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

         Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.

         É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.

 

“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização

                       Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da

                   Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.

                       Processo de concentração populacional nas cidades.

 

   (Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,

                                                   1997.v.9,p.19-  20.texto adaptado)

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

5-METODOLOGIA

  

 

    A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças

De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio  pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.

    Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis  co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.

  Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e  procurar   mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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6-CRONOGRAMA

 

 

 

2012.2

2013.1

2013.2

2014.1

 

Levantamento Bibliográfico

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

Construção dos Referências teóricos

 

x

 

x

 

 

 

 

Coleta de Dados

 

 

 

 

 

x

 

 

Análise dos Resultados

 

 

 

 

 

x

 

Redação Final

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

Preparação da Defesa

 

 

 

 

 

 

 

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Defesa da Dissertação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

 

 

      Botelho Caio Lóssio

          Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio

Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.

Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.

        

       BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.

Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha

 

 

 

 

 

                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE/2012

 

SUMÁRIO

 

1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03

 

2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04

 

3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04

 

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05

 

5-METODOLOGIA________________________________________________ 06

 

6-CRONOGRAMA_________________________________________________07

 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03

1.INTRODUÇÃO

 

 

         O projeto de pesquisa a  seguir  tem como  objetivo  resolver  a problemática   que está na interação   entre cidade  e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes  onde  figura o ambiente natural   ;o da  construção que prepara  o ambiente e elimina  a fauna e a  flora

Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.

        Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização  abrange  o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico   das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem  mais a natureza.

         A temática deste trabalho  foi escolhida para que  possamos compreender que devido a adaptação   intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela  ocupação do homem.

        Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva  ecológica  do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

        O referencial teórico será fundamentado pela  a revista educação Ambiental onde  ela fala  da importância  da  vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando  dessa forma a relação estabelecida  entre ser  humano  e a relação  econômica,cultural e social.

        Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo  entre  ambiente e sociedade,de tal modo que se tem  desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.

“A educação  ambiental tornou-se  lei em 27 de abril  de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A  educação  Ambiental é um  componente essencial e permanente da educação nacional,devendo  estar           presente   de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo  educativo,em caráter formal  e não formal”. 

         A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através  de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica  e divertida  passe uma mensagem significativa  e reflexiva sem  interferir  no meio  inserido.

         Percebendo como as relações sociais podem  ser significativas  para a educação  ambiental pela qual  a comunidade educativa  têm  a tomada de consciência  de sua   realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas  relações e suas causas profundas.

 

 

 

 

 

04

 

2.OBJETIVOS  GERAIS

 

 

          Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que  vincula o educando  com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido  a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais   como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita  transformação.

 

                                                                                                                                                                                                       

 

 

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

  • Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.

 

  • Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.

 

  • Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.

 

  • Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05

 

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO

 

 

        Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

       O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da  natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.

       A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais  com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.

 

“A medida  que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza

                      Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.

                        e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos     em          função        da

                        Tecnologia  disponível.”

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

         Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.

         É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.

 

“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização

                       Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da

                   Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.

                       Processo de concentração populacional nas cidades.

 

   (Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,

                                                   1997.v.9,p.19-  20.texto adaptado)

 

 

 

 

 

06

 

 

 

 

5-METODOLOGIA

  

 

    A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças

De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio  pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.

    Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis  co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.

  Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e  procurar   mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

07

 

 

6-CRONOGRAMA

 

 

 

2012.2

2013.1

2013.2

2014.1

 

Levantamento Bibliográfico

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

Construção dos Referências teóricos

 

x

 

x

 

 

 

 

Coleta de Dados

 

 

 

 

 

x

 

 

Análise dos Resultados

 

 

 

 

 

x

 

Redação Final

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

Preparação da Defesa

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

Defesa da Dissertação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

 

 

      Botelho Caio Lóssio

          Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio

Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.

Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.

        

       BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED

CURSO DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE 2012

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                             EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.

Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha

 

 

 

 

 

                                           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRATO-CE/2012

 

SUMÁRIO

 

1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03

 

2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04

 

3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04

 

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05

 

5-METODOLOGIA________________________________________________ 06

 

6-CRONOGRAMA_________________________________________________07

 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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1.INTRODUÇÃO

 

 

         O projeto de pesquisa a  seguir  tem como  objetivo  resolver  a problemática   que está na interação   entre cidade  e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes  onde  figura o ambiente natural   ;o da  construção que prepara  o ambiente e elimina  a fauna e a  flora

Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.

        Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização  abrange  o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico   das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem  mais a natureza.

         A temática deste trabalho  foi escolhida para que  possamos compreender que devido a adaptação   intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela  ocupação do homem.

        Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva  ecológica  do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

        O referencial teórico será fundamentado pela  a revista educação Ambiental onde  ela fala  da importância  da  vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando  dessa forma a relação estabelecida  entre ser  humano  e a relação  econômica,cultural e social.

        Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo  entre  ambiente e sociedade,de tal modo que se tem  desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.

“A educação  ambiental tornou-se  lei em 27 de abril  de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A  educação  Ambiental é um  componente essencial e permanente da educação nacional,devendo  estar           presente   de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo  educativo,em caráter formal  e não formal”. 

         A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através  de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica  e divertida  passe uma mensagem significativa  e reflexiva sem  interferir  no meio  inserido.

         Percebendo como as relações sociais podem  ser significativas  para a educação  ambiental pela qual  a comunidade educativa  têm  a tomada de consciência  de sua   realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas  relações e suas causas profundas.

 

 

 

 

 

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2.OBJETIVOS  GERAIS

 

 

          Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que  vincula o educando  com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido  a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais   como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita  transformação.

 

                                                                                                                                                                                                       

 

 

3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

 

 

  • Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.

 

  • Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.

 

  • Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.

 

  • Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.

4-REFERÊNCIAL TEÓRICO 

        Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.

       O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da  natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.

       A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais  com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.

 

“A medida  que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza

                      Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.

                        e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos     em          função        da

                        Tecnologia  disponível.”

(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)

 

         Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.

         É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.

 

“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização

                       Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da

                   Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.

                       Processo de concentração populacional nas cidades.

 

   (Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,

                                                   1997.v.9,p.19-  20.texto adaptado)

 

 

 

5-METODOLOGIA 

 

    A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças

De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio  pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.

    Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis  co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.

  Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e  procurar   mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente. 

7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 

      Botelho Caio Lóssio

          Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio

Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.

Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.        

       BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)


Autor: Ana Raquel De Oliveira Silva


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