Educação ambiental
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CRATO-CE 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.
Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha
CRATO-CE/2012
1.INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa a seguir tem como objetivo resolver a problemática que está na interação entre cidade e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes onde figura o ambiente natural ;o da construção que prepara o ambiente e elimina a fauna e a flora
Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.
Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização abrange o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem mais a natureza.
A temática deste trabalho foi escolhida para que possamos compreender que devido a adaptação intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela ocupação do homem.
Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva ecológica do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a revista educação Ambiental onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo entre ambiente e sociedade,de tal modo que se tem desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.
“A educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional,devendo estar presente de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo educativo,em caráter formal e não formal”.
A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Percebendo como as relações sociais podem ser significativas para a educação ambiental pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
2.OBJETIVOS GERAIS
Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que vincula o educando com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.
- Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.
- Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.
- Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.
05
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO
Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.
“A medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza
Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.
e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da
Tecnologia disponível.”
(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.
É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.
“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização
Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da
Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.
Processo de concentração populacional nas cidades.
(Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,
1997.v.9,p.19- 20.texto adaptado)
06
5-METODOLOGIA
A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças
De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.
Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e procurar mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
07
6-CRONOGRAMA
2012.2
2013.1
2013.2
2014.1
Levantamento Bibliográfico
x
Construção dos Referências teóricos
x
x
Coleta de Dados
x
Análise dos Resultados
x
Redação Final
x
Preparação da Defesa
x
Defesa da Dissertação
x
08
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Botelho Caio Lóssio
Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio
Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.
Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CRATO-CE 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.
Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha
CRATO-CE/2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03
2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04
3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05
5-METODOLOGIA________________________________________________ 06
6-CRONOGRAMA_________________________________________________07
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08
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1.INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa a seguir tem como objetivo resolver a problemática que está na interação entre cidade e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes onde figura o ambiente natural ;o da construção que prepara o ambiente e elimina a fauna e a flora
Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.
Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização abrange o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem mais a natureza.
A temática deste trabalho foi escolhida para que possamos compreender que devido a adaptação intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela ocupação do homem.
Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva ecológica do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a revista educação Ambiental onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo entre ambiente e sociedade,de tal modo que se tem desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.
“A educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional,devendo estar presente de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo educativo,em caráter formal e não formal”.
A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Percebendo como as relações sociais podem ser significativas para a educação ambiental pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
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2.OBJETIVOS GERAIS
Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que vincula o educando com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.
- Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.
- Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.
- Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.
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4-REFERÊNCIAL TEÓRICO
Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.
“A medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza
Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.
e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da
Tecnologia disponível.”
(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.
É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.
“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização
Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da
Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.
Processo de concentração populacional nas cidades.
(Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,
1997.v.9,p.19- 20.texto adaptado)
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5-METODOLOGIA
A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças
De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.
Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e procurar mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
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6-CRONOGRAMA
2012.2
2013.1
2013.2
2014.1
Levantamento Bibliográfico
x
Construção dos Referências teóricos
x
x
Coleta de Dados
x
Análise dos Resultados
x
Redação Final
x
Preparação da Defesa
x
Defesa da Dissertação
x
08
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Botelho Caio Lóssio
Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio
Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.
Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CRATO-CE 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.
Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha
CRATO-CE/2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03
2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04
3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05
5-METODOLOGIA________________________________________________ 06
6-CRONOGRAMA_________________________________________________07
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08
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1.INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa a seguir tem como objetivo resolver a problemática que está na interação entre cidade e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes onde figura o ambiente natural ;o da construção que prepara o ambiente e elimina a fauna e a flora
Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.
Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização abrange o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem mais a natureza.
A temática deste trabalho foi escolhida para que possamos compreender que devido a adaptação intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela ocupação do homem.
Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva ecológica do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a revista educação Ambiental onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo entre ambiente e sociedade,de tal modo que se tem desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.
“A educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional,devendo estar presente de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo educativo,em caráter formal e não formal”.
A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Percebendo como as relações sociais podem ser significativas para a educação ambiental pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
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2.OBJETIVOS GERAIS
Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que vincula o educando com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.
- Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.
- Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.
- Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.
05
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO
Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.
“A medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza
Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.
e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da
Tecnologia disponível.”
(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.
É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.
“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização
Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da
Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.
Processo de concentração populacional nas cidades.
(Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,
1997.v.9,p.19- 20.texto adaptado)
06
5-METODOLOGIA
A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças
De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.
Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e procurar mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
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6-CRONOGRAMA
2012.2
2013.1
2013.2
2014.1
Levantamento Bibliográfico
x
Construção dos Referências teóricos
x
x
Coleta de Dados
x
Análise dos Resultados
x
Redação Final
x
Preparação da Defesa
x
Defesa da Dissertação
x
08
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Botelho Caio Lóssio
Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio
Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.
Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CRATO-CE 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.
Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha
CRATO-CE/2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03
2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04
3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05
5-METODOLOGIA________________________________________________ 06
6-CRONOGRAMA_________________________________________________07
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08
03
1.INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa a seguir tem como objetivo resolver a problemática que está na interação entre cidade e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes onde figura o ambiente natural ;o da construção que prepara o ambiente e elimina a fauna e a flora
Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.
Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização abrange o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem mais a natureza.
A temática deste trabalho foi escolhida para que possamos compreender que devido a adaptação intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela ocupação do homem.
Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva ecológica do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a revista educação Ambiental onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo entre ambiente e sociedade,de tal modo que se tem desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.
“A educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional,devendo estar presente de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo educativo,em caráter formal e não formal”.
A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Percebendo como as relações sociais podem ser significativas para a educação ambiental pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
04
2.OBJETIVOS GERAIS
Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que vincula o educando com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.
- Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.
- Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.
- Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.
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4-REFERÊNCIAL TEÓRICO
Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.
“A medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza
Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.
e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da
Tecnologia disponível.”
(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.
É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.
“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização
Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da
Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.
Processo de concentração populacional nas cidades.
(Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,
1997.v.9,p.19- 20.texto adaptado)
06
5-METODOLOGIA
A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças
De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.
Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e procurar mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
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6-CRONOGRAMA
2012.2
2013.1
2013.2
2014.1
Levantamento Bibliográfico
x
Construção dos Referências teóricos
x
x
Coleta de Dados
x
Análise dos Resultados
x
Redação Final
x
Preparação da Defesa
x
Defesa da Dissertação
x
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7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Botelho Caio Lóssio
Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio
Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.
Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CRATO-CE 2012
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Projeto de Pesquisa apresentado à universidade Regional do cariri URCA. Como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de pesquisa educacional IV.
Orientador (a): Francisco Roberto Brito Cunha
CRATO-CE/2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO__________________________________________________03
2.OBJETIVO GERAL ______________________________________________04
3.OBJETIVO ESPECÍFICO__________________________________________04
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO_________________________________________05
5-METODOLOGIA________________________________________________ 06
6-CRONOGRAMA_________________________________________________07
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_________________________________ 08
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1.INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa a seguir tem como objetivo resolver a problemática que está na interação entre cidade e o meio ambiente,que precisa ser analisado por três fases,antes onde figura o ambiente natural ;o da construção que prepara o ambiente e elimina a fauna e a flora
Impermeabiliza o solo, muda o curso de rios, enfim, modifica o meio adaptando-o a necessidade atual.
Diante da exposição dos problemas encontrados, esse projeto pretende colaborar com os órgãos competentes e as escolas, discutindo a problemática encontrada. Essa problematização abrange o meio ambiente,pretendendo desenvolver o senso crítico das crianças,jovens e adolescentes fazendo com que valorizem mais a natureza.
A temática deste trabalho foi escolhida para que possamos compreender que devido a adaptação intra-urbana que engloba as relações interpessoais ,novas culturas,trânsito,insegurança,novas paisagens,poluição urbana causada pelo o fluxo de matérias-primas para o processamento e consumo,liberando no meio ambiente subprodutos industrializados,evidenciando as causas e efeitos promovidos pela ocupação do homem.
Escolhi esse assunto porque é de extrema importância para o nosso município, devido ser em nossa região a maior reserva ecológica do ceará,a chapada do Araripe,este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a revista educação Ambiental onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
Devido às mudanças climáticas e aos acontecimentos que afetaram o cotidiano,há um crescimento importante no dialogo entre ambiente e sociedade,de tal modo que se tem desenvolvido uma discussão para propor alternativas ambientais.
“A educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999.A lei n°9.795,lei da educação Ambiental,em seu artigo 2° afirma: “A educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional,devendo estar presente de forma articulada,em todos os níveis e modalidades do processo educativo,em caráter formal e não formal”.
A metodologia utilizada será a pesquisa qualitativa, utilizando diferentes recursos. Para a execução desta pesquisa; é importante mostrar e conscientizar adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Percebendo como as relações sociais podem ser significativas para a educação ambiental pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global,do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza,dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas.
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2.OBJETIVOS GERAIS
Analisar as dificuldades nas escolas no tocante a execução do projeto para desenvolver,mediante uma prática que vincula o educando com comunidade,valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade,tanto em seus aspectos naturais como sociais,desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Avaliar a carência de conhecimento no que diz respeito a implantação do projeto destinado à educação ambiental.
- Discutir a importância da disciplina Educação Ambiental no ambiente educacional.
- Contribuir com melhorias da aprendizagem dos alunos no que se refere à educação ambiental.
- Conscientizar professores e alunos sobre a importância de atuarem de forma ativa no mundo em que vivem.
4-REFERÊNCIAL TEÓRICO
Este projeto visa contribuir e orientar crianças a não jogarem lixo nos rios,no chão,nas ruas,ou seja,cuidar do meio ambiente.
O referencial teórico será fundamentado pela a “Revista Educação Ambiental” onde ela fala da importância da vida e da natureza tanto quanto a vida humana explicando dessa forma a relação estabelecida entre ser humano e a relação econômica,cultural e social.
A partir de 1980 as instituições governamentais começaram a se estruturarem para se institucionaliza uma gestão ambiental. A educação ambiental por meio do então conselho federal de educação ambiental, criou cultura, estabeleceu relações com a natureza,mas é preciso refletir sobre como diversas relações ambientais com a implantação da política nacional ambiental pelas as secretarias estaduais e municipais de educação.
“A medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza
Para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões.
e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da
Tecnologia disponível.”
(BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
Os parâmetros curriculares nos temas meio ambiente e saúde surgem mudanças comportamentais nas práticas de evidências escolares entre educadores e educandos.
É importante que o educador discuta com sua turma sobre a exploração dos recursos naturais; a industrialização e a urbanização crescentes das cidades; a consequente degradação do meio ambiente; a necessidade emergente de o ser humano se conscientizar de que é o principal agressor da natureza e responsável pelo o desequilíbrio de sistemas de vida animal e vegetal, apesar de também ser parte integrante dessa natureza.
“Nos últimos séculos,um modelo de civilização se impôs,trazendo a industrialização
Com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da
Agricultura, que inclui o uso intenso de agrotóxicos, e da urbanização, com um.
Processo de concentração populacional nas cidades.
(Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde,
1997.v.9,p.19- 20.texto adaptado)
5-METODOLOGIA
A metodologia utilizada apresenta uma pesquisa de campo que será realizada com crianças
De várias faixas etárias, com o desenvolvimento de textos educativos na escola e um passeio pela a reserva ecológica do sítio fundão conscientizando adolescentes,jovens e crianças através de atividades artísticas como o teatro para que de uma forma dinâmica e divertida passe uma mensagem significativa e reflexiva sem interferir no meio inserido.
Visitar algumas escolas do município para juntos com o núcleo gestor planejar e criar um método para a implantação dessa disciplina de educação e meio ambiente. A cada escola visitada registrar com fotos e anotações e enviar aos órgãos responsáveis co o intuito de viabilizar a solução dos problemas na educação.
Organizar palestras e apresentações com fantoches e teatro nas escolas e procurar mostrar a nossa realidade e tentar conscientizá-los sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente.
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
Botelho Caio Lóssio
Educação Ambiental: em defesa do semiárido por um ceará sustentátevel /Caio
Lóssio Botelho.Francisco Joaquim Marins Holanda,João Albuquerque Figueiredo.
Fortaleza:RDS/EDIÇÃO SEDUC.2008.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente e Saúde)
Autor: Ana Raquel De Oliveira Silva
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