Currículo, Cultura e Sociedade
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO-DED
CURSO DE PEDAGOGIA
RESUMO DO TEXTO
“ CURRÍCULO,CULTURA E SOCIEDADE”
ALUNA: ANA RAQUEL DE OLIVEIRA SILVA
CRATO-CE/2012
CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE.
RESUMO CAP.01
De processo de transformação tendo uma visão mais crítica guiados por questões epistemológicas,políticas e sociais.Isso significa que ele é colocado na moldura mais ampla de suas determinações sociais,de sua história,de sua produção contextual.acordo com o texto o currículo é um artefato social e cultural, antigamente era considerado apenas uma área técnica voltada para questões relacionadas a procedimentos técnicos e metodológicos.Nos dias de hoje o currículo passou por um
O currículo está implicado em relações de poder, ou seja, o currículo transmite visões sociais particulares e interessadas, produzindo assim, identidades individuais, sociais e particulares.
É necessário fazer uma análise crítica e sociológica do currículo, como na Inglaterra que pela a primeira vez se elegeu o currículo como foco central da sociologia da educação. Mas somente no século XIX nos Estados Unidos, que um significativo número de educadores começou a tratar mais sistematicamente de problemas e questões curriculares, dando inicio a uma série de estudos e iniciativas que, em curto espaço de tempo, configuraram o surgimento de um novo campo. Desta forma fez com que a escola precisassem de um currículo,ou seja, perceberam a necessidade de planejar cientificamente as atividades pedagógicas.
Logo após, a guerra civil uma nova concepção de sociedade baseadas em novas práticas e valores derivados do mundo industrial começaram a serem difundidas,ou seja, começou a surgir uma nova ideologia.O sucesso de vida passou a ser exigido através de méritos escolares e com a chegada da industrialização veio junto vários imigrantes o país preocupado com a presença deles e seus diferentes costumes,com medo de ameaçar a cultura e os valores de classe média fez se necessário e urgente promover um programa nacional.Nesse momento,a preocupação com a educação vocacional fez-se notar,evidenciando o propósito de ajustar a escola às novas necessidades da economia.Viu-se como indispensável,em síntese,organizar o currículo e conferi-lhe características de ordem,racionalidade e eficiência.Daí os esforços de tantos educadores e teóricos e o surgimento de um novo campo de estudos.(Moreira,1992b)
Portanto, que se pode aprender dessa breve excursão pela história da teoria crítica e da sociologia do currículo é que o conhecimento corporificado como currículo educacional não pode ser mais analisado fora de sua constituição social e histórica.Não é mais possível alegar qualquer inocência a respeito do papel constitutivo do conhecimento organizado em forma curricular e transmitido nas instituições educacionais.A teoria curricular não pode mais,depois disso,se preocupar apenas com a organização do conhecimento escolar,nem pode encarar de modo ingênuo e não –problemático o conhecimento recebido.O currículo existente,isto é, o conhecimento organizado para ser transmitido nas instituições educacionais,passa a ser visto não apenas como implicado na produção de relações assimétricas de poder interior da escola e da sociedade,mas também como histórica e socialmente contingente
Autores:Antônio Flávio Barbosa Moreira e Tomaz Tadeu da Silva.CURRÍCULO,CULTURA E SOCIEDADE.10ªEDIÇÃO.
Autor: Ana Raquel De Oliveira Silva
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