O ensino religioso no processo de formação do aluno: contribuições e lacunas.
INTRODUÇÃO
A religião é uma das manifestações mais antigas dos seres humanos que desde os tempos mais remotos já manifestavam suas crenças em seres superiores, que a princípio eram os próprios fenômenos da natureza tais como o vento, o relâmpago, a lua, o sol, as estrelas.
Atualmente, vive-se o dilema sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas e privadas em meio à diversidade religiosa, à liberdade de expressão e a desvinculação expressa da administração pública de quaisquer religiões ou cultos concomitantemente ao respeito que se deve ter para com eles.
O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a importância do ensino religioso na formação do aluno. Para tanto, são apresentados os seguintes objetivos específicos: a) conhecer a história do ensino religioso no Brasil após a Proclamação da República; b) conhecer a legislação básica sobre o ensino religioso nas escolas; c) apresentar a polêmica sobre a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas.
A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual serão usados materiais bibliográficos voltados ao tema, cujos autores tenham realizado pesquisas, estudos ou possuir teorias desenvolvidas. “Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade. Técnicas são procedimentos científicos utilizados por uma ciência determinada no quadro das pesquisas próprias desta ciência”. (CERVO; BERVIAN, 2002. p. 46)