Resenha: Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na escola pública - Marta Maria Pernambuco



    OUSADIA NO DIÁLOGO: Interdisciplinaridade na escola pública

Por: Edcleide da silva Pereira e Janei Alves Barbosa

 

PERNAMBUCO, M. Maria C. A. Quando a troca se estabelece: a relação dialógica In: Nídia Nacib Pontuschka (Org.). OUSADIA NO DIÁLOGO: Interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Ed. Loyola, 1993.

 

            Pernambuco neste trabalho retrata sobre a importância do diálogo na sala de aula e como este facilita o trabalho do professor, pois o mesmo mostra o interesse dos alunos por determinados assuntos\temas.

O diálogo é um fator essencial na interação e no movimento do grupo, permitindo o respeito ao pensamento do outro, estabelecendo comunicação. Isto é incisivo para haver a construção do conhecimento.

A prática da dialogicidade permite que o professor valorize o conhecimento do aluno, fazendo o mesmo se sentir sujeito de seu mundo e capaz de agir sobre ele. Uma vez que, a discussão em sala de aula possibilita a troca de diferentes informações e a produção de novos conhecimentos. Essas informações trazidas pelos alunos devem ser analisadas e selecionadas pelos educadores para serem aplicadas na aula.

O educador não pode se deter apenas ao conhecimento que o livro didático traz, pois se mostram estático, necessitando de inovação. Pois, conhecer o universo em que vive é subsídio para entendê-lo.

Este texto mostra como uma professora explora um conteúdo de Ciências, ficando nítido perceber a importância do diálogo na produção do conhecimento e através destas discussões, novas informações\dúvidas foram surgindo, gerando novos temas, que devem ser dinamizados pelos professores.

O problema da má aplicação dos conteúdos nas aulas é devido a falta de preparação dos professores, necessita-se não só de cursos de formação, mas, de incentivo para que os professores possam ter o desejo de cada vez mais obter conhecimento e acompanhe as mudanças que vem ocorrendo atualmente. É tão importante retornar à sala de aula de novo, porque lá novas interações são feitas através dos grupos de estudos e da reflexão, tornando a ação criativa e dinâmica.

A preparação de uma aula pelo professor é um momento importante, pois é preciso selecionar o que ensinar, para que ensinar e como ensinar, uma vez que tudo precisa fazer parte do universo dos alunos, para que tenha sentido e desperte interesse pelos educandos. Esta preparação deve estar fundamentada nos três momentos pedagógicos defendidos por Freire.

 No primeiro momento é hora de estabelecer o diálogo, estudar a realidade de acordo as concepções que os educando traz consigo. Neste ensejo o professor precisa ouvir o aluno e a troca entre ambos acontecer. A partir do que foi discutido, novas questões vão surgindo e consequentemente novos conhecimentos são adquiridos.

A segunda fase deste processo é quando o educador organiza o conhecimento, propõe atividades que introduzam novos saberes e amenizem as possíveis dificuldades encontradas pelos alunos. É neste percurso que o professor busca métodos que contribuem para uma aprendizagem significativa.

No terceiro momento é a síntese do que foi trabalhado, isto é, o fechamento das questões abordadas e a constatação se houve ou não aprendizado.

A autora no capítulo quatro deste livro discute sobre as significações e realidade: conhecimento (a construção coletiva do programa), trazendo um relato sobre a importância do trabalho em grupo realizado pela equipe gestora e professores, onde discute os temas a serem abordados nas aulas, a partir de uma pesquisa realizada no bairro onde os alunos moram. Analisando os problemas sociais, de infraestrutura e a cultura existente naquele lugar, daí trançando as metas a serem alcançadas na superação das dificuldades de aprendizagem que acomete os alunos em geral.

O programa de ensino é elaborado de maneira interdisciplinar pelos professores porque cada tema e conteúdo são analisados por área abrangendo o conhecimento de forma ampla. É uma articulação dos interesses dos alunos e professores sobre determinado assunto, é pensar o que realmente tem sentido para o alunado, transformando em um tema gerador para todas as áreas de conhecimento. Quando o interesse do aluno é levando em conta, ele estuda com mais prazer, pois fala do que esta no seu cotidiano, neste caso o bairro.

Este trabalho com tema gerador aborda cinco etapas no aprofundamento do conhecimento. Primeiro faz-se se o levantamento preliminar da realidade local, fazendo a coleta de material, formando um dossiê, que servirá como suporte de análise.  Em seguida os educadores analisam este material coletado, separando o que de fato é significativo e essencial para o público envolvido.

A terceira etapa constitui em selecionar situações de vivências, colhendo informações que geram novos temas que de fato sejam importantes na busca do conhecimento. Após estas investigações a equipe se reúne para analisar o material a partir de diversos olhares e organizar o programa de acordo faixa etária e o interesse particular de cada turma.

A quinta e última etapa é a aplicação deste conhecimento, onde os professores organizam as atividades, os métodos de aplicação do conteúdo e explica para os alunos a lógica do que está sendo preparado.

É nítido que todo esse processo exige muito esforço e trabalho, disponibilidade da equipe escolar para ir além do senso comum a um conhecimento científico. Diminuindo o uso indevido do livro didático que se tornou o único material de apoio do professor. Para isso, é preciso haver mudanças na postura dos educadores em relação ao ensino e a forma de aquisição da aprendizagem.

Estes textos trouxeram uma visão ampla da diferença de um planejamento pautado a partir de temas geradores e do conhecimento que esse trabalho produz no aluno e no educador.

Todos os professores deveriam fazer um estudo aprofundado na questão dos temas geradores para conhecer os benefícios que o mesmo traz na aquisição do conhecimento. 

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Autor: Edcleide Da Silva Pereira


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