Resenha: Problemas e problematizações - Demétrio Delizoicov
Problemas e problematizações
Por: Edcleide da Silva Pereira e Janei Barbosa Alves
DELIZOICOV, D. Problemas e problematizações. In: Maurício Pietrocola. Ensino de Física: Conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2ª Ed. Ilhéus: Ed. da UESC.
Delizoicov introduz Problemas e problematizações explicando a importância que a resolução de problemas tem para a aprendizagem, afirmando que parte das aulas é destinada a ela. E o conhecimento acontece, uma vez que, o aprendiz se dedique a solução dos mesmos. Isto fez com que os alunos não se interessem pela compreensão da Física, estudando apenas para passar na disciplina.
A pesquisa em Física é bastante recente, mas apesar disso, “não raro encontramos físicos renomados que há mais tempo distinguiram-se pela dedicação especial dada à disseminação do conhecimento produzido pela Física para um público de não-especialistas” (p.127). Percebe-se que existe uma preocupação de alguns teóricos em compreender as dificuldades que os leigos encontram na assimilação dos conteúdos.
O autor ainda faz menção à importante contribuição de Gaston Bachelard, o qual afirma que o conhecimento acontece a partir da busca de soluções para os problemas apresentados, porque esta busca desperta curiosidade e consequentemente a aprendizagem. Para ele, não só a solução de problemas que deveria ser preocupação para os educadores, mas a formação do pensamento científico, através de um trabalho pedagogicamente analisado e pensado de acordo as necessidades do público alvo, pois, o educando chega à escola com uma bagagem de conhecimentos preconcebidos que precisam ser trabalhados e assim, ao tentar entender a Física encontra muitos obstáculos, que não podem ser negados, segundo Bachelard (1977, p. 50 apud Delizoicov),
Sempre me surpreendeu o fato de que os professores de ciências, mais que os outros, não compreendam que não se possa compreender. Poucos são aqueles que aprofundam a psicologia do erro... (BACHELARD 1977, p. 50, apud Delizoicov).
É nesse percurso que o mesmo passa do “conhecimento vulgar” para o conhecimento científico (BACHELARD, 1977). E o educador em seu trabalho diário também encontra muitas dificuldades que o mesmo precisa reconhecê-las, tratá-las para que alcance seus objetivos.
O problematizar é importante, uma vez que tenha significado para o aluno, tornando o ensino interessante e faça sentido a busca pela solução, desta forma, gerando o conhecimento exigido na aquisição do saber, não apenas voltado para a preparação aos exames vestibulares. Deve ser um ensino aberto e dinâmico (BACHELARD, 1977).
A impressão geral deste capítulo é que Delizoicov analisa a importância de um ensino de Física voltado para a conscientização das dificuldades que os alunos encontram ao chegar á escola e estes precisam ser trabalhados de forma que aproximem o conhecimento dos educandos. É importante que o educador tome consciência dos problemas de aprendizagem enfrentados pelos alunos no ensino de Física abordado no contexto escolar e o mesmo precisa ter relação com a formação científico-cultural das pessoas.