Desafio: marketing nas redes sociais



Marketing pode ser visto como um dos grandes desafios da indústria de bens de consumo. Como convencer alguém a comprar o seu produto entre milhares de produtos semelhantes? Como se diferenciar da concorrência?

Gostaria de compatilhar minha experiência no mercado internacional de jogos para celular de uma empresa chinesa na qual eu trabalho e também discutir sobre peculiaridades dessa indústria, sobre marketing e criatividade.

A indústria de jogos para celular vem crescendo rápidamente. Primeiro porque a maioria das pessoas possuem um celular e o segundo fato que culmina no sucesso dessa indústria, é que se pode comprar jogos, que antes só se podia jogar em consoles, por preços muito inferiores. Apps de jogos custam em média $1,29 e jogadores podem jogar no caminho para o trabalho, no trânsito e nas filas de espera de bancos, farmácias, supermercados, metrô, etc.

Meu desafio agora é entrar no mercado de jogos brasileiro com os jogos chineses traduzidos para o português. O sucesso dos jogos em outros países que falam inglês, motivou a empresa a expandir o mercado, mas como cada mercado tem sua peculiaridade, novos desafios apareceram.

Para aumentar a fama dos jogos, os meios convencionais serão ultilizados: propaganda em celulares serão acionadas e também será feito o upload do jogo em algumas plataformas. Entretanto esses meios são comuns nessa indústria, agora vem a parte criativa: Como fazer algo que outras empresas não fazem? Como fazer propagandas efetivas nas redes sociais? Como aumentar as redes sociais? Não basta apenas falar sobre os jogos, é preciso algo que atraia o jogador a ler e a "curtir" a página e seguir os posts e também a compartilhá-los para que também seus amigos o curtam e que viralmente o jogo torne-se um sucesso.

Para isso precisa-se primeiro de um bom jogo, pois uma boa propaganda faz com que o jogador faça o download, mas que ele jogue e recomende aos seus amigos só depende do jogo. Jogos como Angry birds tiveram muito pouco marketing,  porque a simplicidade e diversão que o jogo proporciona o tornou um dos jogos mais famosos do mundo. Depois precisa-se de um bom material, algo que incite os jogadores a entrarem na página do jogo e compartilharem o material. Mas o que é um excelente material? Ele deve tratar do jogo ou de assuntos relacionados? Como criar essas matérias? E finalmente precisa-se de um empurrãozinho inicial para criar uma rede de amigos para compartilhar a página que viralmente será vista pelos amigos deles, que também podem compartilhar a página e assim por diante.

Eu estou experimentando publicar promoções no facebook e orkut, matérias sobre o jogo e essa semana falar sobre assuntos relacionados que são interessantes, entretando até que ponto interessam-se jogadores por esses tópicos? Ainda não cheguei a uma conclusão e ainda não obtive sucesso a ponto de aderir a uma corrente e poder concluir esse artigo da forma que gostaria, no entanto deixo em aberto aos leitores o desafio que é o marketing nas redes sociais e os convido a discussões. Olhem um dos jogos e aproveitando a deixa, também o curtam:

                                                                                                                        

http://itunes.apple.com/BR/app/id538246015?mt=8

http://www.facebook.com/ahfoguete#!/ahfoguete

http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=122334604

 

Me escrevam com idéias, sugestões e críticas, espero em breve publicar um texto falando como ter sucesso nas redes socias.

[email protected]

 

 


Autor: Ana Carolina Biazotti


Artigos Relacionados


Jogos De Plataformas Online

Jogos De Sinuca Online

Jogos De Habilidade Online

História Dos Divertidos Jogos Virtuais

Qual é A Sua Turma, Qual Vem A Ser O Teu Jogo?

Jogos Eletrônicos E A Captura De Movimento

Jogos De Cartas Online Grátis Em Ludopoli