Valdete Boni e Silvia Quaresma no artigo “Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevista em ciências sociais”



Valdete Boni e Silvia Quaresma no artigo “Aprendendo a entrevistar: Como fazer entrevista em Ciências Sociais”, faz várias analises sobre os aspectos objetivo e subjetivo do tema, abordando os diversos tipos de entrevista, mostrando as vantagens e desvantagens de se saber escolher o melhor método e a forma mais utilizada na pesquisa sociológica.

O capitulo seguinte mostra que alguns antropólogos fizeram diversos estudos e desenvolveram técnicas de pesquisas sobre as sociedades tradicionais. São eles: Lewis Henry Morgan, Franz Boas e Bronislaw Malinowski.

Vale ressaltar que foi a escola de Chicago no departamento de antropologia e sociologia, em busca de se desenvolver pesquisa para solucionar problemas sociais existente na cidade que ela se tornou o principal centro de estudo e pesquisa sociológica da época. Foi responsável também por juntar a pesquisas quantitativas que já eram realizadas, aspectos qualitativos que favoreceram o desenvolvimento do estudo de sociologia e outras áreas.

As autoras relacionam Selltiz (1987) e Bunge (1972), onde o primeiro acha que o objetivo da pesquisa é descobrir respostas para algumas questões com a aplicação de métodos científicos, já o outro vê a pesquisa como a compreensão e a acumulação de fatos.

É relatado também que a proposta e um tema a ser pesquisado surgem de interrogações sobre um problema ou ate de uma curiosidade, e que nem sempre é fácil determinar o que pesquisar, pois qualquer que seja o tema o pesquisador terá que ter uma metodologia adequada.

Assim é entendido que uma investigação cientifica deve começar por uma pesquisa bibliográfica, em seguida, parte-se para a observação dos fatos, e finalmente o contato com pessoas que devem fornecer dados e possíveis informações por meio de questionários, entrevistas ou conversas informais.

Na pesquisa bibliográfica deve-se obter toda e qualquer informação, abrangendo publicações avulsas, livros jornais, revistas, periódicos, etc.

Usando o pensamento de Haguette (1997:86) as autoras afirmam que a entrevista pode ser entendida como uma relação entre duas pessoas, onde uma delas busca colher informações da outra. É também um método capaz de favorecer obtenção de dados subjetivos, relacionados a valores, atitudes e opiniões pessoais. Para tanto uma entrevista deve ser planejada de forma que seja escolhido o objetivo a serem alcançados, as perguntas que serão dirigidas, o publico alvo, e ainda a disponibilidade dos entrevistados.

No trabalho das autoras esta relacionado também as formas de entrevistas mais utilizadas nas ciências sociais, são elas: a entrevista projetiva, entrevista com grupos focais, historia de vida


Autor: Valdenilze Santos De Oliveira Alves


Artigos Relacionados


A Pesquisa Social E Seus Parâmetros Metodológicos, Epistemológicos E éticos.

Fundamentos Da Metodologia Da Pesquisa: Um Breve HistÓrico

Resumo Do Livro: Pesquisa Social. Teoria, MÉtodo E Criatividade

Procedimentos Metodológicos

Fichamento Texto De Gatti, Bernardete Angelina

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg

Desenvolvimento Do Patrimônio Histórico E Cultural De Tiradentes - Mg