Igreja ou Shopping Center?



Igreja ou Shopping Center?

Esta é a realidade de muitas igrejas hoje!

Estamos vivendo numa época em que a missão da Igreja parece não ser compreendida ainda na sua totalidade! Jesus ordenou para, “irmos, ensinar, batizar todas as nações em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo." (Fazer discípulos).  Mas temos feito diferente! Fazemos eventos, programações esteticamente bonitas, calendários recheados de encontros no templo, reuniões e etc. E, além disso, temos muitos apreciadores (os que vão aos cultos assistir), E têm mais, esses reclamam de tudo, exigem uma boa música, belas mensagens e etc. Essas pessoas não estão erradas em querer ouvir uma boa música e uma boa mensagem. Mas, o problema é que muitos só aparecem no domingo à noite e dificilmente se dão pela causa do evangelho. Ou seja, não se doam para o serviço cristão.

Qual a missão da Igreja? Só lembrando que a igreja somos nós, eu e você. E não o templo, o templo é e deve ser o espaço de comunhão onde expressamos a nossa adoração ao Pai numa dimensão litúrgica, e de igual modo é o (CT) “campo de treinamento”, pois é no templo onde somos instruídos e devidamente treinados para exercermos o discipulado com eficiência. Os discípulos passaram pelo (CT). E o seminário foi aos pés de Jesus, o nosso mestre por excelência.

Precisamos sair dos nossos templos, e irmos ao encontro dos desesperançados, oprimidos, excluídos da sociedade, os drogados, as crianças que sofrem, os ricos e intelectuais que vivem uma vida aparentemente tranqüila, mas estão vazios de Deus. Qual a missão da igreja?                                                    Para nós Pastores esse é um grande desafio de sermos exemplos e ampliarmos a visão do nosso povo. Vamos sair dos nossos lindos, aconchegantes e agradáveis templos, para fazermos a diferença.

Qual é a missão da igreja? É praticar uma fé contemplativa? Entendo fé como ação!!! E não como uma coisa estagnada. Jesus ordenou para fazermos discípulos e não apenas membros de Igrejas. A realidade de muitas Igrejas tem sido assim, parecendo um espaço de Shopping, onde as pessoas entram para consumir ou contemplar os produtos oferecidos nas vitrines. Muitos vão ao culto ouvem mensagem, ouvem músicas e recarregam as suas energias e voltam para casa, trabalho, colégio, faculdade, academia e outros espaços. Mas não conseguem impactar os que estão envolta delas. O que está faltando?

Precisamos sair da nossa Zona de conforto para caminharmos em direção ao outro. Pois no caminho sempre tem alguém precisando de ajuda. O reino de Deus precisa de homens e mulheres com atitudes semelhantes a do bom samaritano (Lc 10:25-37).

Um dos grandes problemas nosso, é, nos prendermos com as questões dogmáticas que na maioria das vezes não proporciona benefício social e salvação para o nosso próximo. Fechamo-nos em nós mesmo, esta é uma visão ensimesmada.

Meditemos: (MT. 28: 19,20).

As nossas igrejas têm funcionado como um celular de última geração, top de linha. Executa diversas funções, mas quando fica sem crédito não tem muita utilidade. Muitos de nossos templos são bem sofisticados, nossas liturgias são muito bem elaboradas, com boa tecnica e esteticamente bem apresentadas. Mas cadê o elemento influenciador? O δυναμις [dunamis]o “poder” para contagiar as pessoas? Oswaldo Smith em seu livro paixão pelas almas diz: “O resultado de não colhermos poucos frutos é porque não estamos fazendo a obra de Deus no poder do Espírito, e sim na força humana. Porque gastamos muita energia para planejarmos e apresentarmos, e oramos poucos.”

Despertemo-nos! Precisamos olhar para o estilo de vida dos nossos primeiros cristãos primitivos, como eles contagiavam as pessoas do seu tempo. Temos notado que a igreja tem perdido o poder de provocar sede e proporcionar o sabor do evangelho nas pessoas, conforme Jesus afirmou para os discípulos (“Vós sois o sal da terra”). Que o Senhor nos ajude a sairmos do nosso comodismo.

Texto produzido por, Pr. José Hugo de Jesus

Pr. Da Igreja Batista do Centenário em Paulo Afonso – BA

E-mail  [email protected]

Download do artigo
Autor: José Hugo De Jesus


Artigos Relacionados


A Missão

Encantadora

Crime De Amor...

Disfarce

Abandono

Voce Faz Parte De Minha História

Sedutora