Estágio supervisionado no curso de ciências biológicas: uma abordagem crítica e construtiva.



O Estágio Curricular Supervisionado no curso de licenciaturaem Ciências Biológicasé uma contribuição imprescindível na formação de novos educadores principalmente através da relação teoria e prática. Nesse contexto, o processo de estágio é um dos aportes decisivos na avaliação do destino profissional dos acadêmicos. Esta pesquisa veio contribuir na possível reestruturação em aspectos importantes do processo de estágio supervisionado do Curso de Licenciaturaem Ciências Biológicasda UNEMAT- Campus de Nova Xavantina-MT. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do quinto e oitavo semestre - 2011/1 do referido Curso. A metodologia consistiu na aplicação de questionários com questões abertas e fechadas. Na análise de dados permitiu-nos concluir que os acadêmicos ao iniciaram o processo de estágio têm uma perspectiva de compreender na prática o papel do ser professor. Percebem também que os alunos da rede pública estão desmotivados pelos estudos e a indisciplina é um desafio a ser superado. Os acadêmicos concluintes do estágio IV apresentam os ganhos obtidos no processo de estágios e dentre outros, a prática profissional. A maioria dos acadêmicos concluintes da licenciaturaem Ciências Biológicaspretendem dar continuidades aos estudos ao nível de mestrado, atuar em áreas afins do curso de Biologia e até mesmo cursarem outros cursos visando a auto realização profissional em termos financeiros. Os professores regentes das turmas de estágios afirmam de forma geral que as práticas pedagógicas realizadas pelos estagiários têm contribuído no ensino-aprendizagem.  Por outro lado, destacam o perfil dos licenciados que são de professores de nível universitário/pesquisadores. E ainda, desempenham uma prática pedagógica necessária de revisão relacionada ao ensino-aprendizagem específico para a Educação Básica. A pesquisa deve ser parte integrante na formação inicial, em especial nos processos de estágios supervisionados para que contribuam para o exercício de pensar a prática pedagógica inovadora e necessária aos atuais e futuros professores.

Palavras chaves: Contribuição do estágio supervisionado, Perfil do estagiário, Pesquisa

Download do artigo
Autor: Tarcísio Renan Pereira Sousa Resende


Artigos Relacionados


Relatório De Estágio Supervisionado I

Relatório De Estágio Supervisionado De Ciências

Relatório Final De Estágio Supervisionado De Ensino I (educação Infantil)

A Importância Do Estágio Extracurricular Para A Formação Dos Acadêmicos De Enfermagem: Relato De Experiência

Jogos Cooperativos E Escola

Projeto De EstÁgio: Jogos LÚdicos Construindo A Aprendizagem

Brucelose Bovina E Parto Distócico