Glossário - Qualidade



GLOSSÁRIO

  • Ação corretiva: ação tomada para implementar as causas de não-conformidades existentes ou situações indesejáveis de maneira a evitar reocorrência das mesmas.
  • Auditoria da qualidade: é uma avaliação imparcial da harmonia de uma atividade com relação a um conjunto de procedimento ou critério: padrões, regulamentos, regimentos contratuais e diretrizes.
  • Auditoria externa: é a auditoria de segunda ou terceira parte, como dito anteriormente quem realiza a auditoria não faz parte dos quadros da organização auditada.
  • Auditoria interna da qualidade: é a auditoria realizada pela própria organização auditada, ou seja, a organização examina seus sistemas e procedimentos para ver se estão sendo atendidos e sua adequação às normas aplicáveis, elas, são uma forma relativamente barata de a direção da organização verificar a eficiência e eficácia de seu sistema e as melhorias que necessitam ser implementadas.
  • Cadeia de valor: é a utilização da cadeia de qualidade para agregar valor a cada cliente interno no decorrer do processo de produção de modo a beneficiar o cliente externo.
  • Controle estatístico da qualidade: é a utilização de técnicas de controle para detectar possíveis afastamentos ou desvios em ralação ao padrão estabelecido. 
  • Empowerment: é um conceito de gestão associado ao trabalho de Rosabeth Moss Kanter, professora em Harvard e ex-editora da Harvard Business review. Segundo a autora, as empresas que dão mais poder e autonomia aos seus trabalhadores são as que estão melhor posicionadas para competir a longo prazo. O meio empresarial parece começar a levar a sério esta recomendação. O caso clássico da aplicação radical do empowerment é o da empresa brasileira Semco, liderada por Ricardo Semler, o autor do livro Maverick e de um polêmico artigo publicado na Harvard business review intitulado "Managing without managers".
  • Missão da empresa: a razão de ser de uma organização, as necessidades sociais a que ele atende o seu foco fundamental de negocio (nbr isso 14004). Ajuda a explicar e orientar o esforço de todos na empresa. Define qual é o negocio. Um exemplo é uma empresa que fabrica produtos de beleza. sua missão não será vender cremes e sim vender beleza as pessoas.
  • Lead time: é o tempo para que um serviço seja totalmente executado, dede sua solicitação até sua entrega.
  • Lista de verificação: formulário com questões relacionadas a uma atividade, para avaliar se todos os aspectos importantes para análise dos resultados e/ou continuidade para etapa (s) posterior (es), forem considerados.
  • MASP (Metodologia de Análise de Solução de Problemas): conjunto de técnicas utilizadas nos processos de gerenciamento de problemas, tomada de decisões, e melhoria contínua, onde para cada situação, aplica-se uma metodologia que é mais apropriada para identificação da (s) causa (s) e/ou solução.
  • Melhoria Contínua: processo de planejamento, execução, avaliação dos resultados e ações para melhorar continuamente produtos ou sistemas, utilizando normalmente indicador.
  • Não-conformidade: não atendimento de um requisito especificado.
  • Não-conformidade: processo que não está conforme aos requisitos do Sistema da Qualidade.
  • Política da Qualidade: intenções e diretrizes globais de uma organização relativa à qualidade formalmente expressas pela alta gerencia.
  • Procedimento: processos documentados que são usados quando o trabalho afeta mais que uma função ou departamento da organização. Procedimentos são considerados como documentação de nível 2 (dois) do Sistema da Qualidade.
  • Processos: é um conjunto de atividades relacionadas entre si, que juntos, transformam um conjunto de entradas e saídas.
  • Qualidade: é aquilo que está relacionado com o usuário, que satisfaça as necessidades dos clientes, ou seja, o produto deve estar de acordo com suas expectativas, e em conformidade às especificações.
  • Sistema da Qualidade: estrutura organizacional, procedimentos, processos e recursos necessários para implementar a gestão da qualidade.
  • Valores: são idéias fundamentais em torno das quais, a organização foi construída. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a unidade e a coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência
  • Visão da empresa: descreve a posição que a organização deseja alcançar no futuro.

Autor: Phelippe Moura Da Silva


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