Gestão democrática nas escolas públicas: um breve estudo sobre o estado do amapá.



Carla Roberta Aragão da Silva[1]
Maria José Gouvea de Sousa[2]
Roseanne de Fátima Paiva Bernal[3] 

RESUMO 

O objetivo deste artigo é tecer um breve estudo sobre a implementação da gestão democrática escolar e apresentar os resultados obtidos durante um estudo realizado na SEED/CODNOPE-Amapá, sobre o processo de adoção da gestão democrática no âmbito escolar. Esta temática é uma das mais discutidas na educação no Brasil principalmente a partir de 1980 e 1990 e quais as principais características da escola que adota a gestão democrática e que transformações a escola precisa passar para que a gestão democrática escolar para que esta forma de administração seja uma realidade nas escolas. Finalizamos este trabalho com um levantamento feito na Secretaria de Estado da Educação do Amapá a respeito de como anda o processo de implementação da gestão democrática nas escolas da rede estadual, como também, identificar quais os principais entraves para a efetivação da administração democrática nas escolas estatais. Dentre os principais resultados encontrados temos a não construção do Projeto Político pedagógico (PPP), a não formação dos Conselhos Educacionais e uma administração patrimonialista na indicação dos gestores escolares.
Palavras-chave: Gestão Democrática, Escola Pública, Amapá.

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