O que é o Patrimônio Histórico?



Você sabe o que faz algo ser Patrimônio Histórico?  Deve ser um bem móvel que tenha grande importância para a sociedade e pode ser de vários tipos. Essa cultura de preservar e restaurar tais bens nasceu na época do pós-guerra, na França.

No Brasil, tudo começou durante o governo Getúlio Vargas, quando foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico, comandado por Rodrigo Mello Franco de Andrade. Mais tarde, o SPHAN transformou-se no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O IPHAN tombou mais de 16 mil edifícios, , 50 centros urbanos e cinco mil sítios arqueológicos. Entre obras de arte, livros, fotografias e outros, seu acervo conta com mais de um milhão de objetos preservados.

São parte da lista do IPHAN o Museu de Belas Artes, a Cinemateca Brasileira, o Museu Imperial, o Museu da República, o Museu Histórico Nacional, o Paço Imperial, o Museu da Inconfidência, o Sítio Roberto Burle Marx, entre outros.

A UNESCO é a encarregada de classificar o Patrimônio Mundial e sempre que há uma reunião novos lugares entram para a lista. No ano passado a lista acumulava 936 locais, em 153 países.

Os lugares de destaque em solo brasileiro são: a Cidade Histórica de Ouro Preto, o Centro Histórico de Salvador, o Centro Histórico de Olinda, o Parque Nacional do Iguaçu e as Reservas de Mata Atlântica. A cidade do Rio de Janeiro passou a integrar a lista há pouco tempo.

Alguns dos lugares mais conhecidos da lista, na Europa, são o Palácio de Versailles, na França; a Acrópole de Atenas, na Grécia; Veneza, na Itália e as obras de Gaudí, na Espanha.

Ficou com vontade de conhecer esses lugares? Confira as melhores ofertas em viagens no Cupom Now!


Autor: Cupom Now


Artigos Relacionados


Soy Loco Por Ti, Miami

Descubra Águas De Santa Bárbara

Restauração De Patrimônio Histórico Em Porto Seguro

Conheça Os Maiores Museus Do Mundo Sem Sair De Casa

Roma, O Melhor Da Moda E Gastronomia!

Conheça O Peru, Um País Repleto De Histórias E Mistérios!

GuimarÃes